Apartamento Azul / ENTRE Arquitetos

Apartamento Azul / ENTRE Arquitetos  - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Bancada, PiaApartamento Azul / ENTRE Arquitetos  - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Prateleira, MesaApartamento Azul / ENTRE Arquitetos  - Fotografia de Interiores, Fachada, JanelaApartamento Azul / ENTRE Arquitetos  - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Mesa, JanelaApartamento Azul / ENTRE Arquitetos  - Mais Imagens+ 14

  • Arquitetos: ENTRE Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  50
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Botânica e tal, Carbono, Docol, Ibiza, Kapor, Portobello, Riello Mármore, Trimble, VASAP
  • Arquitetos Responsáveis: Daniele Capella, Vinícius Capella
  • Equipe De Projeto: Daniella Oliveira, Francine Ouriques, Paula Romagnolli
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Azul / ENTRE Arquitetos  - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Janela, Cadeira
© Gui Rebelo – Elephant Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Quando o designer gráfico Rogério Testa adquiriu um apartamento antigo de 50m² no centro de São Paulo, sua vontade girava em torno de um ponto simples, porém muito potente: simplificar. Saindo de um apartamento de 90m² na Oscar Freire, agora o designer buscava reduzir quantidade de elementos na sua vida ao mesmo tempo em que estivesse próximo das facilidades que o centro traz. Restaurantes, mercearias, serviços diversos a um passo de casa.

Apartamento Azul / ENTRE Arquitetos  - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Prateleira, Mesa
© Gui Rebelo – Elephant Studio
Apartamento Azul / ENTRE Arquitetos  - Imagem 16 de 19
Axonométrica
Apartamento Azul / ENTRE Arquitetos  - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Cadeira, Pia, Janela
© Gui Rebelo – Elephant Studio

Para que isso fosse possível, tinha um desafio de reformar esse antigo apartamento para que tornasse seu futuro lar. Foi nesse momento que conversou com o ENTRE Arquitetos e compartilhou seus sonhos e suas vontades para reformar seu apartamento para torná-lo em uma casa simples e prática, além de seu espaço de trabalho.O escritório de arquitetura partiu da premissa de desenvolver uma proposta que preza pela praticidade e multifuncionalidade, de forma com que os espaços sejam muito bem aproveitados. 

Apartamento Azul / ENTRE Arquitetos  - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Mesa, Janela
© Gui Rebelo – Elephant Studio
Apartamento Azul / ENTRE Arquitetos  - Imagem 15 de 19
Planta

Internamente uma grande estante azul desenhada pelo ENTRE flui entre as áreas da sala e cozinha, que se adapta conforme as necessidades de cada ambiente e compõe a identidade principal da casa. Nela estão expostos objetos pessoais do morador na parte da sala, assim como itens práticos de cozinha, como temperos e louças.  

Apartamento Azul / ENTRE Arquitetos  - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Bancada, Pia
© Gui Rebelo – Elephant Studio

No centro da sala foi prevista uma grande mesa em marcenaria que serve como espaço de trabalho do morador. Com um gesto simples, quase silencioso, esse móvel tem uma função importante na casa pois organiza os ambientes da sala de estar e do espaço de dormir.

Apartamento Azul / ENTRE Arquitetos  - Fotografia de Interiores, Mesa, Iluminação, Cadeira, Janela, Dormitório
© Gui Rebelo – Elephant Studio

A integração entre os diversos ambientes permitiu uma amplitude visual, o que garantiu uma sensação de ambientes amplos e bem arejados. A conexão da varanda ao espaço interno, para que permitisse maior luminosidade aos ambientes e relação visual com a cidade, proporciona espaços mais saudáveis, uma casa viva. Na varanda, com pouca profundidade mas que ocupa toda a extensão do apartamento, foi proposto um grande banco que serve de apoio tanto para os momentos de sol, quanto nas recepções com os amigos. Essa ativação de uso na varanda com um grande banco e muita vegetação cria um microambiente muito aconchegante e saudável ao morador.

Apartamento Azul / ENTRE Arquitetos  - Fotografia de Interiores, Banheiro, Pia, Bancada, Porta, Janela, Chuveiro
© Gui Rebelo – Elephant Studio

O resultado foi uma entrega que superou as expectativas de todos e se mostrou como espaços bem pensados permitem morar e trabalhar com qualidade em espaços menores, e apesar do apartamento estar inserido em um meio urbano denso, criou-se um refúgio!

Apartamento Azul / ENTRE Arquitetos  - Fotografia de Interiores, Fachada, Janela
© Gui Rebelo – Elephant Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:República, São Paulo - State of São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Azul / ENTRE Arquitetos " 18 Jan 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/955074/apartamento-azul-entre-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.