Apartamento Harmonia / a GR a u

Apartamento Harmonia / a GR a u - Fotografia de InterioresApartamento Harmonia / a GR a u - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, VidroApartamento Harmonia / a GR a u - Fotografia de Interiores, Prateleira, Porta, ArmárioApartamento Harmonia / a GR a u - Fotografia de Interiores, Banheiro, Pia, Bancada, Janela, ChuveiroApartamento Harmonia / a GR a u - Mais Imagens+ 13

  • Arquitetos: a GR a u
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  100
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Pedro Vannucchi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Casa Franceza, Deca, REKA, Tramontina
  • Equipe De Projeto: Gabriel R. Grinspum, Isabel Sperry, Fabiana Paiva.
  • Iluminação: Ricardo Heder
  • Obra: 2017-2018
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Bairro da Vila Madalena se transformou ao longo das ultimas décadas. Hoje é uma referencia para o entretenimento e os serviços arte e criatividade. O Apartamento, localizado edifício convencional em planta H, com um programa conservador, passou por uma reforma que atualiza seu uso aos novos fatos do Bairro.

Apartamento Harmonia / a GR a u - Imagem 17 de 18
Planta - Contrução

O programa foi preservado com uma nova forma, mais fluidez e flexibilidade foram inseridas na moradia com a remoção de paredes originais e a introdução de novas bancadas de concreto somadas a uma parede de vidro. A estrutura de concreto foi toda exposta e junto com o nome piso de cimento tornou-se o material predominante. Uma linha no piso marca de um lado as áreas de serviços e sociais e do outro, com piso original de taco de madeira, as áreas intimas e aconchegantes da casa.

Sobre esta base estática da habitação, introduziu-se o mobiliário de madeira com formicas coloridas de forma independente e dinâmica. Todos os gabinetes são sobre rodízios e soltos, as portas de correr são sobre trilhos metálicos aparentes e podem ocupar diferentes posições em função do uso que predomina nos momentos do dia. Podem-se expor os equipamentos e áreas de serviço, ou fecha-los e abrir o escritório para a área social. O espaço adquire composições de uso distintas e incentiva em ambas as situações a integração da família. O centro das ações é a mesa integrada a bancada central de concreto.

Apartamento Harmonia / a GR a u - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cozinha, Cadeira, Janela, Viga
© Pedro Vannucchi

Com a remoção das paredes e a integração das áreas de serviço aos ambientes sociais do apartamento, uma nova condição de luz e ventilação se criou com a integração das aberturas das duas faces que qualificam os ambientes.

Apartamento Harmonia / a GR a u - Fotografia de Interiores, Janela
Gif 01

A obra utilizou matérias de acabamento simples e adotaram-se estratégias de execução da marcenaria e das bancadas de concreto que minimizaram o tempo de serviço na obra, com este cuidado o custo global obtido foi baixo e o resultado no espaço impactante.

Apartamento Harmonia / a GR a u - Fotografia de Interiores, Banheiro, Pia, Bancada, Janela, Chuveiro
© Pedro Vannucchi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo, Estado de São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Harmonia / a GR a u" 16 Jan 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/955045/apartamento-harmonia-a-gr-a-u> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.