Um Oásis no Coração de Poblenou / m-i-r-a architecture

Um Oásis no Coração de Poblenou / m-i-r-a architecture

© Del Rio Bani© Del Rio Bani© Del Rio Bani© Del Rio Bani+ 22

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  97
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
© Del Rio Bani
© Del Rio Bani

Descrição enviada pela equipe de projeto. O outrora distrito industrial de Poblenou em Barcelona foi rejuvenescido nos últimos anos. As chaminés pararam de funcionar e as fábricas continuam inativas: convertidas em bares modernos e empresas jovens. Poblenou manteve sua essência industrial e de manufatura, mas foi remodelado para se tornar algo novo e contemporâneo. O Edifício DOD capturou essa essência em seu mais recente projeto: um apartamento no último pavimento no coração deste bairro inovador. Trabalhando com os arquitetos de m-i-r-a, eles criaram um espaço que se conecta tanto com a cidade quanto com o céu e o mundo natural. O uso de materiais como concreto, aço e tijolo são uma referência ao passado industrial da região; os arquitetos combinam o artificial com o natural; elementos da natureza na casa, dão a sensação de um oásis de tranquilidade acima da agitada cidade.

© Del Rio Bani
© Del Rio Bani
© Del Rio Bani
© Del Rio Bani
Planta
Planta
© Del Rio Bani
© Del Rio Bani

Os visitantes são recebidos com tons neutros e calmos. O piso de concreto polido percorre toda a casa e se conecta com os grandes caixilhos das janelas, feitos de madeira clara, que criam uma transição harmoniosa para o exterior. O calor do espaço é percebido graças à luz solar, que entra pelas grandes janelas, misturando o interior com o exterior, o urbano com a natureza. Os arquitetos convidaram o céu a entrar neste loft no último andar, introduzindo claraboias em lugares significativos - onde há água, há céu. Sobre a pia da cozinha, no banheiro e no chuveiro, entra a luz. Ela se reflete na água e evoca cachoeiras, lagos e riachos com iluminação natural. Há um fluxo natural, sem sobreposição, entre os espaços da casa: um lugar conscientemente calmo que muda suavemente do exterior para o quarto, passa pela cozinha, se funde na sala e se transforma novamente no exterior. O terraço de madeira, no perímetro da moradia, pode ser acessado através de grandes portas da varanda em ambos os extremos do apartamento, o que dá a impressão de um círculo equilibrado, um espaço ao mesmo tempo aberto e abrigado. Os telhados circundantes estão escondidos, criando um retiro isolado da vida urbana densamente povoada.

© Del Rio Bani
© Del Rio Bani
Cortes
Cortes
© Del Rio Bani
© Del Rio Bani

Materiais naturais texturizados: algodão, vime e madeira complementam o acabamento do piso e das paredes, enquanto as formas abstratas das plantas do terraço as tornam uma característica de toda a propriedade. Visível da maioria das áreas, a vegetação atrai o observador para a natureza. As características construtivas originais foram mantidas e atualizadas, incorporando e preservando aspectos da arquitetura tradicional catalã, resultando em uma construção que é entendida como parte essencial de Barcelona e do seu patrimônio. O tradicional teto abobadado ondulado cria um marco atraente, enquanto o tijolo original foi deixado parcialmente exposto; isso adiciona textura, enquanto reafirma a conexão entre o apartamento e seu ambiente historicamente industrial.

© Del Rio Bani
© Del Rio Bani
© Del Rio Bani
© Del Rio Bani

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Barcelona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Um Oásis no Coração de Poblenou / m-i-r-a architecture" [Un oasis en el corazón del Poblenou / m-i-r-a architecture] 15 Jan 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/954985/um-oasis-no-coracao-de-poblenou-m-i-r-a-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.