Escritório Sítio Experimental / Alexandre Furcolin Paisagismo

Escritório Sítio Experimental / Alexandre Furcolin Paisagismo - Fotografia de Exterior
© Alexandre Furcolin Filho

Descrição enviada pela equipe de projeto. Na sede da empresa Alexandre Furcolin Paisagismo, localizada na área rural de Campinas-SP, em Joaquim Egídio, a equipe dedica-se a transformar espaços através do paisagismo, desenhando jardins produtivos e naturais. O projeto da sede faz parte do sonho de reconexão com a natureza, materializado na simplicidade de colher um alface na horta da empresa ou comer uma jabuticaba direto do pé, fazendo com que os projetos sejam resultantes dessa experiência.

Escritório Sítio Experimental / Alexandre Furcolin Paisagismo - Fotografia de Interiores, Viga, Aido
© Alexandre Macedo
Escritório Sítio Experimental / Alexandre Furcolin Paisagismo - Imagem 18 de 19
Plantas
Escritório Sítio Experimental / Alexandre Furcolin Paisagismo - Fotografia de Interiores, Viga, Fachada, Janela, Jardim, Aido
© Alexandre Macedo

O espaço reflete a atmosfera da diversidade, onde arquitetura, sustentabilidade, botânica e agronomia, se encontram e trabalham em busca de respostas eficientes. A produção de plantas, alimentos e projeto em um sítio experimental, onde a equipe vivencia o crescimento e as mutações sazonais de centenas de espécies e diversos ciclos de vida, se fazem presentes no projeto. Dessa forma, a arquitetura proporciona o estímulo para projetar; Viver, entender e sentir a natureza.

Escritório Sítio Experimental / Alexandre Furcolin Paisagismo - Fotografia de Interiores, Viga, Jardim
© Alexandre Macedo

O projeto reflete e tenta contemplar em si mesmo as escalas trabalhadas na empresa:  do planejamento de grande escala ao projeto detalhado de jardins privados. Extrapolar os limites das diferentes disciplinas para encontrar as melhores soluções de design faz parte da rotina do conjunto, fazendo com que a circulação da equipe entre a estufa, o escritório, os jardins, conceba o espaço como um grande laboratório.

Escritório Sítio Experimental / Alexandre Furcolin Paisagismo - Fotografia de Interiores, Escada, Viga, Corrimão
© Alexandre Macedo

O ecossistema da empresa, acompanha o processo desde o crescimento da muda na estufa, passa pelo design e chega a execução dos jardins. Baseando-se assim, na percepção de que a arquitetura da paisagem é uma resposta à necessidade humana de se reconectar. Conciliando o uso humano dos espaços com as qualidades naturais que a terra oferece, este ambiente estabelece uma visão poderosa para criar lugares únicos que nos façam viver, entender e sentir.

Escritório Sítio Experimental / Alexandre Furcolin Paisagismo - Fotografia de Interiores, Viga
© Alexandre Macedo
Escritório Sítio Experimental / Alexandre Furcolin Paisagismo - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira
© Alexandre Macedo

Este projeto fortalece a vertente da arquitetura brasileira que busca se expressar através das suas raízes. Promovendo um exemplo de espaço onde a simplicidade, a generosidade, e arte da paisagem no Brasil se encontram, e expõem outras possibilidades de ambientes corporativos sustentáveis.

Escritório Sítio Experimental / Alexandre Furcolin Paisagismo - Fotografia de Exterior, Jardim
© Alexandre Furcolin Filho

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Joaquim Egídio, Campinas - SP, 13108-038, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escritório Sítio Experimental / Alexandre Furcolin Paisagismo" 14 Jan 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/954963/escritorio-sitio-experimental-alexandre-furcolin-paisagismo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.