Apartamento Retroscena / La Macchina Studio

Apartamento Retroscena / La Macchina Studio - Fotografia de Interiores, Dormitório, CamaApartamento Retroscena / La Macchina Studio - Fotografia de Interiores, PortaApartamento Retroscena / La Macchina Studio - Fotografia de Interiores, ArcoApartamento Retroscena / La Macchina Studio - Fotografia de InterioresApartamento Retroscena / La Macchina Studio - Mais Imagens+ 27

  • Arquitetos: La Macchina Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  75
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Paolo Fusco
  • Equipe De Projeto: Gianni Puri, Enrica Siracusa
  • Cidade: Roma
  • País: Itália
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto do Apartamento Retroscena transforma um apartamento dos anos 1950 em um cenário surrealista onde a realidade coexiste com a ficção de forma quase teatral. Com a abordagem multidisciplinar dos arquitetos, o projeto consegue, somando arquitetura, teatro, música e ilustração, celebrar a esfera gráfica.  

Apartamento Retroscena / La Macchina Studio - Imagem 28 de 32
Ilustração

Levando em conta os pedidos dos clientes, um jovem casal, os arquitetos tinham, por um lado, o apoio dos artesãos locais, que recuperaram o piso de mosaico veneziano pré-existente, e por outro, a missão de repensar a distribuição interna para dar lugar a uma nova narrativa.

Apartamento Retroscena / La Macchina Studio - Fotografia de Interiores
© Paolo Fusco

Partindo da inserção de novos materiais em correspondência com os traços das antigas divisões formais, a sala de estar é definida por uma faixa em mármore preto e de Botticino. A área ao longo do corredor retoma o desenho original do piso com uma faixa rosada com pó de pozolana, enquanto o quarto é tingido com as nuances quentes do micro cimento vermelho. O resultado é uma combinação de desenhos em diferentes texturas e cores que criam um efeito de “colagem”, em contraste com o branco das paredes rebocadas.

O apartamento tem um percurso longitudinal, seguindo a parede principal que representa o limite entre o que é privativo e coletivo, criando uma paisagem pontuada por três elementos centrais. 

Apartamento Retroscena / La Macchina Studio - Fotografia de Interiores
© Paolo Fusco

Um guarda-roupa esconde um pequeno estúdio: o refúgio do leitor, um espaço íntimo e silencioso, isolado do resto da casa. Uma porta rente à parede azul-acinzentada dá acesso ao banheiro, um espaço revestido com mosaicos brancos com juntas contrastantes, recortado por uma passagem ogival que permite vislumbrar a parede posterior em esmalte cor de pavão e o lavatório. Por fim, uma porta em arco em madeira lacada azul conduz à área de dormir com linhas claras e um ambiente acolhedor. A porta, com perfil de madeira que se projeta 70 centímetros para a sala de jantar, é a peça central da sala de estar e esconde os móveis da cozinha.

Apartamento Retroscena / La Macchina Studio - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama
© Paolo Fusco

A sala de estar é o maior espaço do apartamento, com cortinas amarelas que correm junto de uma parede demolida, de modo que esses elementos desenham um limite sutil entre funcionalidades. 

Apartamento Retroscena / La Macchina Studio - Fotografia de Exterior
© Paolo Fusco

O Apartamento Retroscena oferece uma visão divertida do habitar. A escolha por cores ousadas junto de antigos truques de design dão personalidade ao interior, voltando os holofotes para os habitantes, protagonistas de uma peça teatral e arquitetônica cheia de surpresas. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Quartiere IX Appio Latino, Roma RM, Itália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Retroscena / La Macchina Studio" [Retroscena Apartment / La Macchina Studio] 15 Jan 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/954947/apartamento-retroscena-la-macchina-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.