Hotel Odori / Nimara Architects

Hotel Odori / Nimara Architects - Fotografia de ExteriorHotel Odori / Nimara Architects - Fotografia de Interiores, BancadaHotel Odori / Nimara Architects - Fotografia de Interiores, Dormitório, Madeira, CamaHotel Odori / Nimara Architects - Fotografia de Interiores, EscadaHotel Odori / Nimara Architects - Mais Imagens+ 12

  • Arquitetos: Nimara Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  416
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Mario Wibowo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, Byoliving, GRAPHISOFT, Gamma Paint, Toto, Trimble Navigation
  • Arquiteto Responsável: Rabani Kusuma Putra
  • Equipe De Projeto: Gandrung, Aditya
  • Arquitetura De Interiores: Nimara Architects
  • Cliente: PT Capital Properti Indonesia
  • Construtora: Usman
  • Cidade: Kebayoran Lama
  • País: Indonésia
Mais informaçõesMenos informações
Hotel Odori / Nimara Architects - Fotografia de Exterior
© Mario Wibowo

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Hotel Odori, localizado em um terreno estreito com 6 x 18,8 metros, foi projetado tendo em vista a eficiência dos espaços e do programa, contendo 13 acomodações, um café, que também funciona como lobby e recepção, áreas para manutenção e ainda um terraço na cobertura visitável. 

Hotel Odori / Nimara Architects - Fotografia de Exterior, Fachada, Concreto
© Mario Wibowo

Devido à geometria do terreno, sua fachada principal tem vista para a rua e apresenta uma linguagem abstrata, buscando marcar uma posição dominante na vizinhança, a qual apresenta uma variedade de atividades como habitações, pousadas, restaurantes e comércio.   

Hotel Odori / Nimara Architects - Fotografia de Interiores, Bancada
© Mario Wibowo
Hotel Odori / Nimara Architects - Imagem 17 de 17
Plantas

Por conta da regulamentação para acomodações, hotéis deste tipo precisam ter aberturas que garantam privacidade e sejam acusticamente isoladas, o que dificulta a implementação de varandas nos quartos. A solução foi incorporar essa demanda na linguagem da fachada por meio de janelas que se projetam para fora do perímetro interno e remetem às varandas. Essas janelas se formam sobre lajes de concreto em balanço com 10cm de espessura, e não somente são um elemento atrativo na fachada, mas também funcionam como um nicho que pode ser usado para sentar e relaxar. 

Hotel Odori / Nimara Architects - Fotografia de Interiores, Dormitório, Madeira, Cama
© Mario Wibowo

Os acabamentos da fachada são variados, como um tipo de tinta que se assemelha ao aço corten e é resistente à corrosão, faixas de metal preto e rattan sintético que dá uma impressão natural. Com uma forma imponente e essa variedade nos acabamentos, o projeto se apresenta como uma escultura tectônica entre os edifícios antigos. Sua forma e cores sólidas fortalecem suas característica e o tornam moderno e único.

Hotel Odori / Nimara Architects - Fotografia de Interiores, Escada
© Mario Wibowo

O interior é dividido em duas zonas, das suítes e deluxe, as quais são conectadas por uma única escada. Cada zona fica localizada em uma extremidade do terreno, e são separadas também por uma diferença de meio nível. Entre elas há um átrio iluminado por uma abertura zenital que ajuda a distribuir iluminação natural pelo edifício, entre as áreas sociais, o café e o lobby, garantindo um menor uso de energia elétrica. 

Hotel Odori / Nimara Architects - Imagem 16 de 17
Cortes e Elevações

Planejado como sendo um espaço para os hóspedes aproveitarem uma área comum aberta, o terraço visitável se faz necessário a partir da falta de espaços verdes no piso térreo. Além disso, apresenta um jardim seco, que consiste em coral branco espalhado à sombra da árvore Terminalia Catappa.

Hotel Odori / Nimara Architects - Fotografia de Interiores, Escada
© Mario Wibowo

O projeto apresenta 4 unidades tipo suíte e 9 tipo deluxe. Os dois apresentam os mesmos conceitos internos, com uma diferença na área do dormitório. Ainda considerando essa diferença, os espaços internos são compactos pois levam em conta o padrão dos hóspedes, que normalmente são pessoas que viajam a trabalho. 

Hotel Odori / Nimara Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Mario Wibowo

As camas foram desenhadas com um desenho específico, inspirado em um Tatami. Os quartos também têm acabamentos em madeira, criando um ambiente poético, e ainda assim funcional. O quarto e o banheiro são separados por um painel de vidro, aumentando a sensação de amplitude, e catalisando o calor e conforto da textura da madeira. 

Hotel Odori / Nimara Architects - Fotografia de Interiores, Concreto
© Mario Wibowo

As escadas são brancas com corrimão metálico. A ideia dos acabamentos e materiais internos é que sejam mais limpos e claros, com o objetivo de eliminar a impressão de rigidez que o edifício tem externamente. 

Hotel Odori / Nimara Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Mario Wibowo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Pondok Pinang, Kebayoran Lama, South Jakarta City, Jakarta, Indonésia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Hotel Odori / Nimara Architects" [Odori Hotel / Nimara Architects] 14 Jan 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/954940/hotel-odori-nimara-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.