Showroom da Fábrica Aptus / Hooba Design

Showroom da Fábrica Aptus / Hooba Design - Fotografia de ExteriorShowroom da Fábrica Aptus / Hooba Design - Fotografia de InterioresShowroom da Fábrica Aptus / Hooba Design - Fotografia de Interiores, ConcretoShowroom da Fábrica Aptus / Hooba Design - Fotografia de ExteriorShowroom da Fábrica Aptus / Hooba Design - Mais Imagens+ 24

Karaj, Irã
  • Arquiteto Responsável: Hooman Balazadeh
  • Equipe De Projeto: Hooba Design
  • Diretor De Projeto: Saeed Farshbaf
  • Diretor De Obra: Rasool Azhdari
  • Apresentação: Ehsan Lessani
  • Render: Saeed Farshbaf
  • Cliente: Aptus Iran Industrial Complex
  • Cidade: Karaj
  • País: Irã
Mais informaçõesMenos informações
Showroom da Fábrica Aptus / Hooba Design - Fotografia de Exterior
© Mohammad Hassan Ettefagh

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consiste em um showroom interno e externo e um departamento administrativo para a fábrica de blocos de concreto "Aptus", localizada no subúrbio de Karaj, no Irã.

Showroom da Fábrica Aptus / Hooba Design - Fotografia de Interiores
© Mohammad Hassan Ettefagh

O processo de projeto começou considerando a eterna batalha entre as diferentes tipologias de construção nos subúrbios, principalmente tecidos industriais, agrícolas e residenciais de baixa qualidade. O vencedor deste combate é normalmente a urbanização de baixa qualidade e os perdedores são as paisagens e campos agrícolas que são demolidos para serem substituídos por estes edifícios.

Showroom da Fábrica Aptus / Hooba Design - Fotografia de Exterior
© Parham Taghioff
Showroom da Fábrica Aptus / Hooba Design - Imagem 20 de 29
Planta
Showroom da Fábrica Aptus / Hooba Design - Fotografia de Interiores, Concreto
© Parham Taghioff

Levamos em consideração dois critérios de projeto. O primeiro era criar uma situação de ganho mútuo entre os espaços verdes e o ambiente construído, o segundo era fornecer soluções de construção econômicas que estivessem alinhadas aos padrões mais recentes.

Showroom da Fábrica Aptus / Hooba Design - Fotografia de Interiores
© Parham Taghioff

Considerando a necessidade de conter os custos, foi decidido remover os acabamentos de todo o interior e exterior da edificação e usar os blocos de concreto da empresa como o único material que forma todo o envoltório.

Showroom da Fábrica Aptus / Hooba Design - Fotografia de Exterior
© Parham Taghioff
Showroom da Fábrica Aptus / Hooba Design - Imagem 27 de 29
Corte
Showroom da Fábrica Aptus / Hooba Design - Fotografia de Interiores
© Mohammad Hassan Ettefagh

Com base nos critérios iniciais do projeto, o volume da edificação forma a paisagem exterior e interior ao mesmo tempo. Em vez de criar uma enorme “caixa” rodeada de vegetação, optou-se por dividir o volume em caixas menores, independentes e caracterizadas pela sua função. Os vazios criados entre elas formam espaços verdes que penetram na edificação.

Showroom da Fábrica Aptus / Hooba Design - Fotografia de Interiores, Tijolo
© Parham Taghioff

Uma relação em camadas entre o interior e o exterior foi formada por meio de transparências entre os blocos. Limitar os materiais de construção a um único bloco melhora a percepção da atmosfera externa e cria uma qualidade variável de luz natural durante o dia.

Showroom da Fábrica Aptus / Hooba Design - Imagem 25 de 29
Diagrama 06

Existem outros fabricantes de blocos de concreto nas proximidades da fábrica da Aptus. Este projeto pode, portanto, definir um padrão simples para este tecido urbano que não só seja lucrativo, mas também melhore a relação entre o ambiente construído e os espaços verdes.

Showroom da Fábrica Aptus / Hooba Design - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Parham Taghioff

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Karaj, Alborz Province, Irã

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Showroom da Fábrica Aptus / Hooba Design" [Aptus Factory Showroom / Hooba Design] 20 Dez 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/954904/showroom-da-fabrica-aptus-hooba-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.