Cabana à beira do lago / ATELIER SCHWIMMER

Cabana à beira do lago / ATELIER SCHWIMMER - Fotografia de InterioresCabana à beira do lago / ATELIER SCHWIMMER - Fotografia de Exterior, FachadaCabana à beira do lago / ATELIER SCHWIMMER - Fotografia de InterioresCabana à beira do lago / ATELIER SCHWIMMER - Fotografia de Exterior, FachadaCabana à beira do lago / ATELIER SCHWIMMER - Mais Imagens+ 12

  • Equipe De Projeto: Felix Schwimmer e Francesca Fiaschi
  • Consultores: Yannick Pelletier –Eng. Estrutural, Yves Leblanc -Eng. Hidrossanitária, Steve St-Hilaire - PercoDesign
  • Construção: Dunfab construction e Guillaume Dumas
  • Cidade: Lac-Brome
  • País: Canadá
Mais informaçõesMenos informações
Cabana à beira do lago / ATELIER SCHWIMMER - Fotografia de Exterior, Fachada
© Adrien Williams

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da Cabana à Beira do Lago foi desenvolvido para dois irmãos apaixonados por atividades ao ar livre, um lugar para reclusão da agitada vida na cidade grande. Implantada às margens do Lago Brome, em Quebec, Canadá, a cabana é um símbolo da liberdade que eles tanto almejam assim como uma ferramenta para o cumprimento desse compromisso—um lugar para passar o tempo com as pessoas mais queridas. Organizada em torno de um átrio central de pé direito duplo que se abre para o lago, a cabana é um projeto muito simples: um piso de concreto, uma lareira e uma estrutura de madeira de dois pavimentos.

Cabana à beira do lago / ATELIER SCHWIMMER - Fotografia de Exterior, Fachada
© Adrien Williams
Cabana à beira do lago / ATELIER SCHWIMMER - Imagem 13 de 17
Planta - Térreo
Cabana à beira do lago / ATELIER SCHWIMMER - Fotografia de Exterior, Fachada
© Adrien Williams

Para nossos clientes não há nada melhor que aproveitar os pequenos prazeres a vida ao ar livre: esquiar, caminhar na neve, pescar, etc. Quando eles vem para a casa no lago, parece que tudo aquilo que existe lá fora, desaparece. Eles gostam de tocar piano e violão, contar histórias, comer juntos, jogar jogos de tabuleiro, assistir filmes, ou seja, compartilhar do seu tempo juntos. Desta maneira, a cabana à beira do lago é o lugar ideal e sem dúvida, preferido deles.

Cabana à beira do lago / ATELIER SCHWIMMER - Fotografia de Interiores
© Adrien Williams
Cabana à beira do lago / ATELIER SCHWIMMER - Imagem 15 de 17
Cortes
Cabana à beira do lago / ATELIER SCHWIMMER - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Adrien Williams

A tensão existente no local, criada entre a estreita faixa de ocupação espremida entre as propriedades e edifícios contíguos, transborda em direção à vista infinita que se abre em direção ao lago.

Cabana à beira do lago / ATELIER SCHWIMMER - Fotografia de Interiores
© Adrien Williams

A partir de uma análise destas condições, decidimos por implantar a cabana em um pequeno lote próximo à cidade mais próxima, encaixada entre uma série de casas de campo mais tradicionais, em sua maioria construídas durante o século XIX além de poucos chalés mais modestos erguidos recentemente. Concebida como uma típica casa de campo, a cabana conta com três acessos, os quais se dobram sobre as fachadas do térreo de forma a esculpir uma ampla varanda que marca a esquina principal do edifício frente ao lago.

Cabana à beira do lago / ATELIER SCHWIMMER - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Adrien Williams

Interiormente, a cabana se organiza em torno de um átrio que se abre para o exterior. Os espaços interiores, por sua vez, foram desenvolvidos ao redor de uma lareira a qual ocupa um espaço de pé direito triplo e que pode ser visto a partir de todos os ambientes da casa, criando uma forte sensação de aconchego e hospitalidade. Localizada no centro da laje de concreto do térreo, a lareira divide o espaço aberto e integrado da casa em diversas áreas de qualidades distintas. Em ambos os lados do átrio, paredes envidraçadas oferecem amplas vistas para o exterior. Uma vez no segundo pavimento, os quatro quartos podem ser acessados através de uma passarela que acolhe outro espaço de convívio integrado ao ambiente comum do térreo.

Cabana à beira do lago / ATELIER SCHWIMMER - Fotografia de Interiores, Escada
© Adrien Williams

O revestimento das fachadas, por sua vez, foi executado em madeira de lariço tratado com dois métodos distintos. Uma face carbonizada, voltada para fora, e uma face natural, tratada com óleo vegetal para proteger as tábuas da ação do tempo, do sol e da chuva. Como um jogo de contrastes evidentes, as duas cores de acabamento do mesmo material complementam o aspecto singular desta modesta e aconchegante Cabana à Beiro do Lago.

Cabana à beira do lago / ATELIER SCHWIMMER - Fotografia de Exterior, Fachada
© Adrien Williams

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lac-Brome, QC J0E, Canadá

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Cabana à beira do lago / ATELIER SCHWIMMER" [Lakeside Cabin / ATELIER SCHWIMMER] 13 Jan 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/954880/cabana-a-beira-do-lago-atelier-schwimmer> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.