Instalação The Walk / Bangkok Project Studio

Instalação The Walk / Bangkok Project Studio - Fotografia de Exterior, JardimInstalação The Walk / Bangkok Project Studio - Fotografia de ExteriorInstalação The Walk / Bangkok Project Studio - Fotografia de ExteriorInstalação The Walk / Bangkok Project Studio - Fotografia de ExteriorInstalação The Walk / Bangkok Project Studio - Mais Imagens+ 16

  • Arquiteto Responsável: Boonserm Premthada
  • Equipe De Projeto: Boonserm Premthada, Jaruj Thammasoontorn, Pacharaphol Osotcharoenphon
  • Engenharia: Preecha Suvaparpkul
  • Clientes: Wonderfriut Festival
  • Construção: Mungkorn Furniture Company Limited
  • Consultores: Wonderfriut Festival
  • Cidade: Pong
  • País: Tailândia
Mais informaçõesMenos informações
Instalação The Walk / Bangkok Project Studio - Fotografia de Exterior
© Spaceshift Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto The Walk assume a forma de uma passarela elevada sobre a paisagem, um convite para apreciar a bela vista da paisagem rural deste pequeno povoado no interior da Tailândia. Além disso, a passarela The Walk nos convida a observar os detalhes à nossa volta, a apreciar a beleza da natureza sempre presente. A intenção por trás deste projeto é de caráter educativo e portanto, pretende com isso conscientizar a população local—e também os visitantes—à respeito da importância de se preservar a paisagem natural sobre a qual se constroem às nossas crenças e tradições. Formalmente, a passarela é composta por oito segmentos curvos elevados. Variando em comprimento, de 12 a 15 metros, casa elemento conta com uma largura constante de um metro. Neste conjunto podemos identificar dois diferentes grupos: um mais baixo e outro mais elevado. A partir disso, a passarela elevada parece adaptar-se à sinuosidade do terreno, o qual se extende por uma área de 400 metros quadrados. Com o passar dos anos, a intenção é que a passarela vá sendo ampliada, transformando-se à cada estação como a exuberante natureza de Chon Buri.

Instalação The Walk / Bangkok Project Studio - Fotografia de Exterior, Jardim
© Spaceshift Studio
Instalação The Walk / Bangkok Project Studio - Imagem 20 de 21
Planta
Instalação The Walk / Bangkok Project Studio - Fotografia de Exterior, Jardim
© Spaceshift Studio

Conceitualmente, a The Walk pretende construir uma narrativa sobre a beleza natural da região, um diálogo entre arquitetura e paisagem, entre arte, cultura e natureza. Como um convite despretensioso à uma imersão profunda em meio a natureza, a passarela The Walk representa uma busca à fuga da vida quotidiana, um espaço para compartilhar experiências, para relaxar e se conectar com o mundo à nossa volta—e assim acessar nossas mais profundas memórias afetivas conectadas à paisagem. 

Instalação The Walk / Bangkok Project Studio - Fotografia de Exterior
© Spaceshift Studio

A nova topografia construída não procura alterar a pureza da paisagem natural. Para isso, os arquitetos do Bangkok Project Studio optaram por utilizar perfis metálicos extremamente esbeltos para dar suporte às plataformas que compõe a estrutura do The Walk. Formalmente, esta solução realça todo o potencial deste nobre material, criando uma instalação de beleza sublime, uma combinação em perfeita harmonia. Ao total, foram utilizadas 83 hastes de aço de 12 milímetros de diâmetro para dar suporte às 8 plataformas que compõe a instalação. Para a construção da passarela, foram utilizados os mesmos perfis em barra de aço, estabelecendo um plano de 1 metro de largura. Este sistema, finalmente aterriza em uma série de bases de concreto armado, as quais encontram-se enterradas no terreno a 20 centímetros de profundamente. Além disso, a leveza desta estrutura metálica permite que a instalação se misture à paisagem, construindo um diálogo permanente e em constate transformação, assim como a natureza que inspira as suas formas construídas.

Instalação The Walk / Bangkok Project Studio - Fotografia de Exterior
© Spaceshift Studio

A passarela, intencionalmente infinita nas conexões físicas e espaciais que a sua estrutura sugere, desperta um novo significado ao momento que cumpre uma nova função—uma obra de arte à serviço da natureza, que se adapta à ela ao mesmo tempo que à ressignifica. 

Instalação The Walk / Bangkok Project Studio - Imagem 21 de 21
Corte Transversal
Instalação The Walk / Bangkok Project Studio - Fotografia de Interiores, Madeira, Viga
© Spaceshift Studio

A estrutura da passarela alinha-se com a topografia natural do terreno, elevando-se sobre à paisagem de forma a proporcionar importantes vistas para ambas as direções. Paralelamente, o peso da estrutura vai sendo distribuído uniformemente longo de toda à área.

Instalação The Walk / Bangkok Project Studio - Fotografia de Interiores
© Spaceshift Studio
Instalação The Walk / Bangkok Project Studio - Imagem 19 de 21
Corte Ampliado
Instalação The Walk / Bangkok Project Studio - Imagem 16 de 21
© Spaceshift Studio

A instalação The Walk, construída na pequena vila de Moobaan Wonder, foi concebida para proporcionar uma experiência espacial capaz de inspirar as pessoas, aproximando-as do ambiente natural que às cerca, transformando-se ao longo do tempo para manter-se relevante. O ato de caminhar está na essência do ser humano, assim como os peixes nadam e os pássaros voam. Ao caminhar, nos lembramos constantemente de observar a beleza dos detalhas das pequenas coisas que nos cercam.

Instalação The Walk / Bangkok Project Studio - Fotografia de Exterior, Vista Aérea, Jardim
© Spaceshift Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:VXXX+XM Pong, Bang Lamung District, Chon Buri, Tailândia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Instalação The Walk / Bangkok Project Studio" [The Walk / Bangkok Project Studio] 15 Jan 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/954756/instalacao-the-walk-bangkok-project-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.