Residência Refúgio das Araucárias / Iris Schmitt Arquitetura

Residência Refúgio das Araucárias / Iris Schmitt Arquitetura

© Renan Costantin© Renan Costantin© Renan Costantin© Renan Costantin+ 24

Garibaldi , Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  270
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo Fotografias:  Renan Costantin
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Alumasa, AutoDesk, Bazze Esquadrias, Betonart Concretos, Brilia, Caregnatto, Cj Mármores e Granitos, Itália Iluminação, Modelo Vidros, Portinari, Rc Construções, Trimble Navigation
  • Arquiteta Responsável:Iris Moara Schmitt Pinto
  • Equipe De Projeto:Caroline G. Moresco
  • Engenharia:Iris Moara Schmitt Pinto
  • Paisagismo:Iris Moara Schmitt Pinto
  • Colaboradores:Amanda Schellert Trevisol, André Antônio Brandelli Jr, Caroline G. Moresco, Luana Werner, Marciano Persico, Natália Pasqualini e Taísa Ongaratto Guarnieri.
  • Cidade:Garibaldi
  • País:Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Renan Costantin
© Renan Costantin

Descrição enviada pela equipe de projeto. Quando eu fui visitar o terreno com meu filho ainda bebê, eu fiquei encantada. A tarde caia, era muito frio, e o sol lavava de brilho só a massa de árvores que ficavam no final do terreno. O desafio foi a implantação se dar sob uma clareira já aberta pelos antigos proprietários do lote, sem derrubar mais nenhuma árvore e aproveitar ao máximo a posição solar para a piscina e a casa.

© Renan Costantin
© Renan Costantin
Planta - Térreo
Planta - Térreo
© Renan Costantin
© Renan Costantin

No lote também nos deparamos com uma ruína de pedra basalto, que era o porão da casa antiga, nela fizemos um recanto no jardim, com pergolado de concreto pré-moldado. A casa é composta por dois volumes empilhados e deslocados, e a leveza se deu pela simetria de fechamentos com materiais distintos da varanda superior, o da esquerda com alumínio preto e o da direita em alvenaria. Cercada pelas araucárias, árvore símbolo da Serra Gaúcha, a altura da casa não ultrapassa o sky line das copas das árvores, de forma que a paisagem abrace a construção.

© Renan Costantin
© Renan Costantin

A implantação é quase que a 45º opostos aos paralelos dos pontos cardeais, isso é a mágica de um terreno rural, onde os índices urbanísticos não são determinantes aos projetos e temos a livre expressão de criar. O desafio não baseia-se mais em números de recuos ou índices, mas sim de respeito, preservação e valorização do entorno natural.

© Renan Costantin
© Renan Costantin

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Refúgio das Araucárias / Iris Schmitt Arquitetura" 14 Jan 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/954694/residencia-refugio-das-araucarias-iris-schmitt-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.