Casa Hodb / B-ILD

Casa Hodb / B-ILD - Fotografia de InterioresCasa Hodb / B-ILD - Fotografia de Interiores, Cozinha, Madeira, PrateleiraCasa Hodb / B-ILD - Fotografia de Interiores, Madeira, PrateleiraCasa Hodb / B-ILD - Fotografia de InterioresCasa Hodb / B-ILD - Mais Imagens+ 6

  • Arquitetos: B-ILD
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  260
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Jeroen Verrecht
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, Bega, DRT gietvloeren, Jaga, LedLab, ODS, Sapa, Van den Weghe
  • Equipe De Projeto: B-ILD
  • Instalações: STir
  • Design De Mobiliário: Vincent de Rijk
  • Paisagismo: BRUT
  • Cidade: Anderlecht
  • País: Bélgica
Mais informaçõesMenos informações
Casa Hodb / B-ILD - Fotografia de Interiores
© Jeroen Verrecht

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Hodb é o projeto de reforma de um antigo espaço de escritório no último pavimento de um pequeno edifício industrial na cidade de Anderlecht, Bruxelas. Para transformá-lo em um apartamento, foram realizadas três intervenções principais neste espaço: a introdução de um armário central em resina poliester translúcida, a construção de um espaço de cozinha e a adição de dois volumes simétricos de madeira que acolhem os espaços dos quartos e áreas de armazenamento. Além disso, o projeto da Casa Hodb foi encarado como uma oportunidade para explorar e pôr à prova diferentes materiais: diferentes tons de mármore, experimentos com diferentes tons de resina de poliéster, distintos acabamentos em madeira e no piso.

Casa Hodb / B-ILD - Fotografia de Interiores, Cozinha, Madeira, Prateleira
© Jeroen Verrecht
Casa Hodb / B-ILD - Imagem 11 de 11
Planta
Casa Hodb / B-ILD - Fotografia de Interiores, Cozinha, Madeira
© Jeroen Verrecht

Os demais pavimentos do edifício seguem sendo utilizados pelo cliente como área de escritório e ateliê. Implantado na cobertura, por assim dizer, deste edifício industrial, o projeto do Apartamento-Casa Hodb se apropria das claraboias existentes para compor e organizar seus espaços e usos. Além disso, a separação dos espaços segue a modulação estrutural do edifício, a qual é determinada pelas vigas de concreto aparente na laje de cobertura do edifício. O mobiliário em poliéster, desenvolvido de forma colaborativa com Vincent de Rijk do ateliê Werkplaats, absorve a luz zenital para então irradiar uma iluminação natural difusa em todas as direções. Contrapondo-se à esta coluna de luz, o espaço da cozinha foi executado em mármore preto, criando um ponto focal no centro da área de estar. 

Casa Hodb / B-ILD - Fotografia de Interiores, Madeira, Prateleira
© Jeroen Verrecht

Os dois volumes de madeira, por outro lado, ressaltam a simetria do espaço aberto e contínuo do apartamento. A madeira que reveste estes volumes amplia ainda mais a sensação de calor fornecida pelo tom do acabamento de piso de concreto polido. Duas novas aberturas zenitais foram criadas dentro dos quartos das crianças, criando um espaço íntimo e acolhedor. Além disso, na área da sala de jantar foi criada uma generosa abertura que proporciona impressionantes vistas para o centro da cidade de Anderlecht.

Casa Hodb / B-ILD - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama, Madeira
© Jeroen Verrecht

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:1070 Anderlecht, Bélgica

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa Hodb / B-ILD" [Hodb House / B-ILD] 08 Jan 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/954635/casa-hodb-b-ild> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.