Auditório de Bambu / Instituto de Vivienda, Urbanismo y Construcción de la USMP

Auditório de Bambu / Instituto de Vivienda, Urbanismo y Construcción de la USMP

© Yann Barnet© Claire Demoulin© Yann Barnet© Claire Demoulin+ 20

Santiago de Surco, Peru
  • Arquitetos Responsáveis:Yann Barnet, Faouzi Jabrane
  • Equipe De Projeto:Equipe do IVUC
  • Clientes:Organização Internacional de Bambu e Rattan, Município de Santiago de Surco, Ministério do Meio Ambiente do Peru
  • Engenharia:Gustavo Tello Fernandez
  • Cidade:Santiago de Surco
  • País:Peru
Mais informaçõesMenos informações
© Claire Demoulin
© Claire Demoulin

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado no “Parque Ecológico Vozes pelo Clima”, o primeiro parque temático sobre as mudanças climáticas da América Latina. Neste parque público, cinco pavilhões apresentam temas importantes para o Peru: Florestas, Montanhas e Água, Oceanos, Energia e Cidades Sustentáveis. Esta iniciativa dedicada à educação ambiental foi promovida pelo Ministério do Meio Ambiente do Peru em colaboração com a Prefeitura de Santiago de Surco. Ao entrar, os visitantes podem conhecer o primeiro auditório público construído com bambu no Peru, com uma área coberta de mais de 300m² e capacidade para 250 pessoas. O projeto foi concebido como um espaço de livre acesso, constituindo o ponto de encontro para a organização de todos os tipos de eventos, palestras ou exposições.

© Claire Demoulin
© Claire Demoulin
Corte - B
Corte - B
© Yann Barnet
© Yann Barnet

Seu design inovador promove a arquitetura com um menor impacto ambiental, por meio do uso de materiais ecológicos como bambu e madeira. Cabe ressaltar, que o bambu utilizado é da espécie Guadua angustifolia, adquirido por produtores nacionais, promovendo assim o uso de um recurso local sustentável. Para destacar a versatilidade estrutural do bambu e desenvolver novas técnicas de construção, um novo telhado curvo foi definido. Na parte superior da cobertura, às duas águas são separadas por uma claraboia zenital, que filtra a luz através dos juncos. Em ambas as laterais, o ar pode escoar pelas aberturas, proporcionando uma ventilação natural eficaz do espaço.

© Claire Demoulin
© Claire Demoulin
Detalhe
Detalhe
© Claire Demoulin
© Claire Demoulin

Nas laterais do auditório foram instalados brises, com a espécie de bambu "phyllostachys", proporcionando proteção solar e configurando uma pele que mimetiza os demais pavilhões do parque. A estrutura tridimensional é composta por elementos simples pré-fabricados no piso e montados graças a conectores metálicos, especialmente concebidos para o projeto. A obra foi concluída em menos de 3 meses, e a construção deste emblemático edifício na cidade de Lima foi possível graças ao apoio da Organização Internacional do Bambu e Rattan - INBAR.

© Yann Barnet
© Yann Barnet
© Yann Barnet
© Yann Barnet

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Santiago de Surco, Peru

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Auditório de Bambu / Instituto de Vivienda, Urbanismo y Construcción de la USMP" [Auditorio de Bambú / Instituto de Vivienda, Urbanismo y Construcción de la USMP] 10 Jan 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/954598/auditorio-de-bambu-instituto-de-vivienda-urbanismo-y-construccion-de-la-usmp> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.