Renovação Quinta da Ria / AIA

Renovação Quinta da Ria / AIA - Fotografia de ExteriorRenovação Quinta da Ria / AIA - Fotografia de Interiores, Viga, Pilar, CadeiraRenovação Quinta da Ria / AIA - Fotografia de Interiores, Cozinha, PrateleiraRenovação Quinta da Ria / AIA - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Prateleira, Sofá, Cadeira, VigaRenovação Quinta da Ria / AIA - Mais Imagens+ 14

  • Arquitetos: AIA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  985
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Carolina Delgado
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, CIN, Celenit, Cinca, Geberit, Grohe, Imperalum, JNF, Lightdesign, Margres, Roca, Sanindusa, Velux, dormakaba
Renovação Quinta da Ria / AIA - Fotografia de Exterior
© Carolina Delgado

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto Quinta da Ria é a primeira fase da renovação das diferentes áreas de um campo de golfe com o mesmo nome, situado no Algarve, na linha da frente a olhar para a Ria Formosa e para o Oceano Atlântico. Esta fase contemplava a renovação do “clubhouse”, o edifício principal onde se encontram os escritórios, a loja, a receção e o restaurante, refazendo também os arranjos exteriores com a criação de uma grande esplanada. O edifício encontrava-se escondido no meio de uma densa vegetação sem interesse, não existindo clareza na forma de se aproximar e se aceder ao edifício, apresentando interiores muito escuros e mal iluminados, barulhentos, com muitos materiais diferentes e demasiado cheios de objetos.

Renovação Quinta da Ria / AIA - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Prateleira, Sofá, Cadeira, Viga
© Carolina Delgado
Renovação Quinta da Ria / AIA - Imagem 16 de 19
Planta
Renovação Quinta da Ria / AIA - Fotografia de Interiores
© Carolina Delgado

Procurou-se assim limpar toda a zona frontal do edifício de forma a que este pudesse ver e ser visto a partir dos diferentes ângulos e distâncias nos campos à sua volta, criando um acesso principal a eixo com a entrada da recepção, abrindo uma nova entrada de acesso ao restaurante, assim como dois acessos laterais mais discretos, estabeleceu-se assim uma clara hierarquia nos seus acessos e percursos envolventes. De modo a devolver ao edifício uma identidade mais mediterrânea, simplificou-se o número e o tipo de materiais utilizados, sendo um edifício branco por dentro e por fora, com alguns materiais e cores quentes a pontuarem-no de maneira cirúrgica.

Renovação Quinta da Ria / AIA - Fotografia de Interiores, Viga, Pilar, Cadeira
© Carolina Delgado

Os dois espaços principais são organizados através de dois balcões em Microcimento branco e quatro carpintarias em madeira de Carvalho. Um balcão central e uma carpintaria fazem a zona da receção, coroados por uma instalação artística que reutiliza os tacos de golfe que os utilizadores foram perdendo nos campos ao longo dos anos. No espaço do restaurante, diferentes funções são distribuídas pelos cantos, num canto o balcão do bar faz parelha com uma carpintaria para garrafas e copos, noutro é criada uma carpintaria expositor de troféus de golfe e noutro uma carpintaria louceiro dá apoio ao serviço do restaurante Como forma de trazer o ambiente da vegetação envolvente para dentro do edifício e contrastar com os restantes materiais, todo o pavimento é revestido por um Microcimento verde seco, que unifica os diferentes espaços do edifício.

Renovação Quinta da Ria / AIA - Fotografia de Interiores, Cozinha, Prateleira
© Carolina Delgado

Para os diferentes espaços foi desenvolvido um criterioso projeto de iluminação, onde se procuraram criar ambientes distintos, tirando partido da textura das paredes em pedra descobertas durante a fase de obra, ou procurando criar um jogo de luz/sombra com a estrutura de pilares e vigas demasiado exagerados que já aqui existiam, ou brincando de forma alternada com o ritmo consistente das vigas de madeira que compõem a estrutura da cobertura, assim como foram introduzidas quatro clarabóias na cobertura do restaurante de forma a equilibrar a entrada de luz natural.

Renovação Quinta da Ria / AIA - Fotografia de Exterior, Cadeira, Jardim
© Carolina Delgado

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Vila Nova de Cacela, Algarve, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Renovação Quinta da Ria / AIA" 16 Jan 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/954501/renovacao-quinta-da-ria-aia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.