Micro Habitação R / Simple Projects Architecture

Micro Habitação R / Simple Projects Architecture

© Mansyur Hasan© Mansyur Hasan© Mansyur Hasan© Mansyur Hasan+ 46

Surabaya, Indonésia
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  518
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo Fotografias:  Mansyur Hasan
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Alexindo, Asia Tile, AutoDesk, Carta Laminates, Dulux, Infinity Granite Tiles, Nero, Toto, Trimble Navigation
  • Arquitetos Responsáveis:Nikko Lendra
  • Equipe De Projeto:Meyliza Kotama, Donny Parengkuan
  • Supervisão De Obra:Zamrul Eka
  • Construção:Leo Purnomo (PT.Barito Anugrah Sejati)
  • Cidade:Surabaya
Mais informaçõesMenos informações
© Mansyur Hasan
© Mansyur Hasan

Descrição enviada pela equipe de projeto. A maioria das pessoas que buscam a vida na cidade grande, especialmente em Surabaya, norte de Java, sonha com um lugar tranquilo para morar, próximo ao centro e à um preço acessível. Buscando disponibilizar mais unidades residenciais que possam possibilitar esta experiência de vida na cidade de Surabaya, desenvolvemos o projeto da Micro Habitação R, um conjunto de casas geminadas com área externa compartilhada, uma solução formal pensada pra ser replicada em diferentes terrenos de proporções similares, aumentando a oferta de apartamentos no centro da cidade.

© Mansyur Hasan
© Mansyur Hasan
Planta - Tipo B
Planta - Tipo B
© Mansyur Hasan
© Mansyur Hasan

A Micro Habitação R é um complexo residencial composto por apenas cinco unidades e duas tipologias. O projeto foi construído em um terreno de 12 por 29,80 metros localizado em um dos bairros mais adensados da região suburbana de Surabaya. Considerando a sua localização privilegiada, próxima ao centro da cidade, procuramos nos concentrar em um desenho de fachada único e inovador, utilizando volumes simples e compactos para desta maneira, facilitar o processo de construção e reduzir custos.

© Mansyur Hasan
© Mansyur Hasan

Optamos por uma abordagem de projeto bastante minimalista, com volumes simples e formas geometrizadas além de uma reduzida paleta de materiais e cores. Devido à natureza compacta do terreno, optamos por criar volumes sólidos e introvertidos, proporcionando uma maior privacidade e segurança para cada um dos moradores. Não por acaso, a sua aparência modesta o distingue do aglomerado de edifícios vizinhos e, felizmente, sua arquitetura destoa de seu contexto específico atraindo olhares e despertado a curiosidade de quem passa pela rua, um conjunto habitacional funcional e eficiente, com unidades individuais e uma área externa de uso coletivo.

© Mansyur Hasan
© Mansyur Hasan
Cortes 08 e 09 Tipo A
Cortes 08 e 09 Tipo A

Muitas vezes, os poucos terrenos disponíveis nos centros das grandes cidades são bastante limitados, com proporções difíceis de lidar quando se procura construir espaços saudáveis e agradáveis de se viver. O projeto da Micro Habitação R é uma tentativa de lidar com esta adversidade. Desta forma, procuramos desenvolver soluções formais que permitam incorporar o máximo de luz natural possível, posicionando estrategicamente as aberturas de cada unidade para favorecer uma ventilação natural mais eficiente assim como criar espaços integrados à um generoso jardim lateral compartilhado por todas as unidades. Além disso, cada unidade conta com área de estacionamento privativo e acabamentos de alta qualidade porém, de fácil manutenção—o que agrega valor ao conjunto e às unidades.

© Mansyur Hasan
© Mansyur Hasan

Considerando sua localização privilegiada, no coração de uma das áreas mais densamente povoadas de Surabaya, contar com áreas verdes e jardins é um luxo que poucos podem ter. Este é o principal diferencial da Micro Habitação R em relação aos demais complexos residenciais localizados no centro da cidade. O layout de cada unidade foi concebido para acomodar um pequeno jardim exclusivo, o qual desempenha um importante papel na ventilação e iluminação natural das unidades. Em última análise, A Micro Habitação R pode ser considerada um edifício único, um conjunto coeso com uma fachada exclusiva e materiais de construção e acabamentos de alta qualidade—uma prova que sim é possível construir edifícios e espaços de qualidade em áreas densas e com um orçamento bastante enxuto.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Micro Habitação R / Simple Projects Architecture" [R Micro Housing / Simple Projects Architecture] 08 Jan 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/954367/micro-habitacao-r-simple-projects-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.