Pavilhão Garagem / JRCARQ

Pavilhão Garagem / JRCARQ - Fotografia de Exterior, FachadaPavilhão Garagem / JRCARQ - Fotografia de InterioresPavilhão Garagem / JRCARQ - Fotografia de Interiores, JanelaPavilhão Garagem / JRCARQ - Fotografia de Interiores, Escada, CorrimãoPavilhão Garagem / JRCARQ - Mais Imagens+ 32

  • Arquitetos: Jrcarq
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  650
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nelson Kon
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Brazip, Deca, Decorvid, Eletrolux, Gerdau, Indusparquet, Led Luz, MBS Marcenaria, Marmoraria Flamboyant, Metalaluminio, Pilkington, Tecnipiso
  • Arquiteto Responsável: João Rangel Crissiuma
  • Equipe De Projeto: Rafael Assis, Maria Fernanda Bellodi
  • Engenharia: Ricardo Sá, Brazip
  • Paisagismo: Marcello Novaes
  • Consultores: Irineu Felippe de Abreu Filho, Cid Guimarães
  • Cidade: Campinas
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Pavilhão Garagem / JRCARQ - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim
© Nelson Kon

Descrição enviada pela equipe de projeto. Concebido como um pavilhão para receber uma coleção de carros e de objetos relacionados a corridas automobilísticas, o projeto mesclou no edifício características tipológicas de uma garagem e galpão industrial, com espaços para trabalho, lazer e atividades relativas à manutenção dos automóveis. A ideia era de que a arquitetura, por abrigar uma coleção valiosa, tivesse um aspecto polido e ao mesmo tempo despojado, para conciliar de forma harmônica as coleções e sua devida apreciação sem cair no temático. A premissa era de uma obra rápida e de um ambiente hermético; evitando poeira, excesso de claridade e contato visual entre o externo e interno do edifício. Deveria ser organizada em garagem, área para bar e cozinha, mezanino para reuniões, trabalho e exposição de coleções além de área de apoio e manutenção dos automóveis.

Pavilhão Garagem / JRCARQ - Fotografia de Exterior
© Nelson Kon
Pavilhão Garagem / JRCARQ - Imagem 35 de 37
Elevação 2
Pavilhão Garagem / JRCARQ - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim
© Nelson Kon

O pavilhão foi estruturado em uma sequência de seis pórticos de três vãos na longitudinal, com travamentos entre si, de pilar e viga em perfil “I”. O grid estrutural definiu a organização da planta, simples e ortogonal com duas faixas de estacionamento e uma de circulação central para a garagem no térreo e um mezanino na parte superior O projeto foi pensado fazendo-se uso de poucos materiais: estrutura metálica, fechamentos pré-fabricados e elementos locais. As fachadas laterais fechadas com placas cimentícias enquadradas pela estrutura, ressaltam o perfil lateral dos pilares dos pórticos, e seu detalhe de arremate nas vigas de borda da cobertura, com fuste, capitel e entablamento. A fachada frontal foi dividida em duas partes; na base, um muro de pedra independente da estrutura metálica, material abundante na região e um elemento orgânico para a fechada principal, buscando relacionar-se com o entorno de casas.

Pavilhão Garagem / JRCARQ - Fotografia de Interiores, Janela
© Nelson Kon
Pavilhão Garagem / JRCARQ - Imagem 28 de 37
Planta - Térreo
Pavilhão Garagem / JRCARQ - Fotografia de Interiores, Janela
© Nelson Kon

Na parte superior, vidro autoportante de sistema profilit com pouca transparência e filtragem de luz e calor, enquadrados pelo pórtico metálico. O mesmo sistema foi usado na fachada dos fundos, na área de bar e fechamento da escada, criando-se grandes panos translúcidos. Para o piso da garagem foi usado concreto nivelado pintado em epóxi cinza, o mesmo material fui usado no piso dos demais ambientes no nível da garagem. A cobertura foi executada em telha zipada branca, termoacústica, estruturada em um arco de curvatura suave, de modo que se encaixasse dentro da platibanda formada pelas vigas de borda da cobertura, e não ultrapassasse em altura as vigas de arremate do frontão dos pórticos estruturais.

Pavilhão Garagem / JRCARQ - Fotografia de Interiores, Vidro
© Nelson Kon
Pavilhão Garagem / JRCARQ - Imagem 32 de 37
Corte BB
Pavilhão Garagem / JRCARQ - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Nelson Kon

O mezanino ocupa um modulo estrutural do pavilhão no sentido transversal. Abriga a parte do programa que contempla as coleções de regalia automobilística, trabalho e reuniões. Pensado como um volume independente dentro da estrutura principal, tem base engastada nos pilares e uma cobertura independente. O seu volume avança em balanço para fora do perímetro do edifício, quebrando a rigidez do volume hermético em forma de “caixa”; juntamente com a escada, engastada no balanço, conferindo movimento a uma das fachadas laterais. Concebido como um espaço fechado dentro do pavilhão, tem uma vista geral de sua parte interna, e em seu trecho projetado recebe luz, ventilação natural e abre-se uma vista para o jardim. Foi pensado como um ambiente oposto ao da garagem: com todos os acabamentos e mobiliário fixo em madeira. Para abrigar a extensa coleção, uma vitrine com prateleiras de vidro e montantes metálicos esguios, corre por toda a sua lateral.

Pavilhão Garagem / JRCARQ - Fotografia de Interiores
© Nelson Kon
Pavilhão Garagem / JRCARQ - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Nelson Kon

O uso do vidro permitiu a transparência necessária para não bloquear a vista de um dos lados, compondo junto com a caixilharia fixa. A mesa de trabalho e reunião, foram executadas no mesmo material do mobiliário fixo, todas em sistema de encaixe macho-fêmea inspiradas no mobiliário de Donald Judd. Sob a projeção do mezanino, foi estabelecido bar, área de cozinha e lavabo, podendo-se assim compartilhar a vista interna da garagem e acesso para o jardim lateral. O lavabo em blocos de concreto, forma um bloco monolítico que em continuidade está a bancada de bar e cozinha em granito cinza andorinha acompanhando a sua volumetria.

Pavilhão Garagem / JRCARQ - Fotografia de Interiores
© Nelson Kon
Pavilhão Garagem / JRCARQ - Imagem 29 de 37
Planta - Mezanino
Pavilhão Garagem / JRCARQ - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira
© Nelson Kon

Os anexos de serviço nos fundos, são dois blocos independentes, na forma de módulos estruturais do replicados do pavilhão, espelhados pelo pátio de manobra e circulação; sendo um lava-jato e o outro copa, vestiário e almoxarifado. Foram concebidos como dois blocos em concreto e a mesma pedra usada na fachada. Seus interiores foram executados com revestimentos de baixo custo e fácil acesso no mercado.

Pavilhão Garagem / JRCARQ - Fotografia de Exterior, Fachada
© Nelson Kon

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Campinas - São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Pavilhão Garagem / JRCARQ" 01 Jan 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/953932/pavilhao-garagem-jrcarq> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.