Centro Criativo ARTCOR / Maxim Calujac

Centro Criativo ARTCOR / Maxim Calujac - Imagem 2 de 20Centro Criativo ARTCOR / Maxim Calujac - Imagem 3 de 20Centro Criativo ARTCOR / Maxim Calujac - Imagem 4 de 20Centro Criativo ARTCOR / Maxim Calujac - Imagem 5 de 20Centro Criativo ARTCOR / Maxim Calujac - Mais Imagens+ 15

  • Arquitetos: Maxim Calujac
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  850
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Volker Kreidler
  • Cliente: COR – Creative Industries Association in Moldova
  • Engenharia: Anatol Butnaru, Valerii Bulanov, Evghenia Galcovscaia, Tudor Arhip, Andrei Bors
  • Paisagismo: Maxim Calujac, Irina Dubinschi
  • Consultoria: Alexandr Shevchenco
  • Artistas: Vasile Sitari, Elena Frunze, Nadya Izosimova, Ana Costov, Vasiluta Vasilache, Alyona Ciobanu, Veronica Belous, Arteom Vizitiu, Maria Huțanu, Andreea Cioară
  • Equipe De Projeto: Irina Dubinschi, Anton Brenici
  • Cidade: Chișinău
  • País: Moldávia
Mais informaçõesMenos informações
Centro Criativo ARTCOR / Maxim Calujac - Imagem 6 de 20
© Volker Kreidler

Descrição enviada pela equipe de projeto. ARTCOR - Centro das Indústrias Criativas, está localizado no pátio da Academia de Arte (AMTAP), no centro histórico de Chisinau, Moldávia. O centro se tornará um local para desenvolver as indústrias criativas do país.

Centro Criativo ARTCOR / Maxim Calujac - Imagem 7 de 20
© Volker Kreidler

O Artcor só foi possível com o apoio do Projeto de Competitividade da Moldávia, financiado pela USAID, Suécia e Reino Unido. A solução espacial do edifício foi determinada pela configuração do terreno, pela presença de um monumento arquitetônico, datado do final do século XIX, e pelos edifícios vizinhos.

Centro Criativo ARTCOR / Maxim Calujac - Imagem 8 de 20
© Volker Kreidler
Centro Criativo ARTCOR / Maxim Calujac - Imagem 19 de 20
Centro Criativo ARTCOR / Maxim Calujac - Imagem 11 de 20
© Volker Kreidler

O centro inclui um novo edifício (400 m²) e uma parte do antigo edifício da Academia (450 m²). Parte da área do terreno (1200 m²) era ocupada por um antigo armazém e uma edificação em ruínas com um total de 300 m², cuja demolição abriu espaço para uma área de uso público.

Centro Criativo ARTCOR / Maxim Calujac - Imagem 4 de 20
© Volker Kreidler

O novo edifício faz uso misto do espaço cultural e comercial. O segundo nível oferece espaços para workshops e colaborações de startups. No último nível aberto ao público, encontra-se uma cobertura verde com acesso pelas escadas do auditório ao ar livre, orientadas para o monumento Cazimir-Keshco.

Centro Criativo ARTCOR / Maxim Calujac - Imagem 5 de 20
© Volker Kreidler

A parte esquerda do primeiro andar do edifício da Academia (construída na década de 1950) inclui espaços para oficinas, videoteca e salas de reuniões. Além disso, foram adicionados espaços de destaque para a administração do centro e a loja de design.

Centro Criativo ARTCOR / Maxim Calujac - Imagem 14 de 20
© Volker Kreidler

A parte musical, que consiste em um espaço de gravação de som e salas de ensaio, foi transferida para o subsolo totalmente reformado. A tarefa era preservar o pano de fundo histórico tanto quanto possível, criando um espaço misto. 

Centro Criativo ARTCOR / Maxim Calujac - Imagem 17 de 20
Centro Criativo ARTCOR / Maxim Calujac - Imagem 20 de 20

O arquiteto conseguiu transformar o pátio numa zona urbana ativa, acessível a todos os visitantes, incluindo a cobertura do edifício, transformando-a numa área habitável. O mobiliário urbano do local surge como uma instalação artística, mesclada entre a vegetação e o centro de arte.

Centro Criativo ARTCOR / Maxim Calujac - Imagem 13 de 20
© Volker Kreidler

Da entrada da garagem, se pode ver a escultura "A Árvore do Conhecimento" que mostra a origem da criação. A área do pátio foi cortada por "rios de pedra", que servem de estrutura para canalizar as águas das chuvas. A nova construção é um volume de concreto armado revestido com aço corten. Na fachada de concreto, os relevos simbolizam a natureza humana.

Centro Criativo ARTCOR / Maxim Calujac - Imagem 15 de 20
© Volker Kreidler

O interior é caracterizado pela estrutura construtiva do edifício: laje reticulada em concreto, escadas internas que funcionam como auditório e a superfície das paredes em concreto pintado.

Centro Criativo ARTCOR / Maxim Calujac - Imagem 2 de 20
© Volker Kreidler

O mobiliário e parte da iluminação do teto foram concebidos pelo autor especialmente para este centro. Na criação de elementos decorativos, o arquiteto trabalhou em estreita colaboração com os alunos, artistas e professores da Academia. O design interior discreto permite que os visitantes concentrem sua atenção nas obras de arte em exibição.

 

Centro Criativo ARTCOR / Maxim Calujac - Imagem 3 de 20
© Volker Kreidler

O ARTCOR foi criado para consolidar os processos criativos que decorrem em Chisinau, desenvolvendo assim a indústria criativa do país. Com o tempo, o centro deve se tornar um ponto de atração para as rotas turísticas urbanas.

Centro Criativo ARTCOR / Maxim Calujac - Imagem 10 de 20
© Volker Kreidler

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Strada 31 August 1989 137, Chișinău 2004, Moldávia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Criativo ARTCOR / Maxim Calujac" [ARTCOR Creative Center / Maxim Calujac] 31 Dez 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/953919/centro-criativo-artcor-maxim-calujac> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.