Casa PA / Studio Guilherme Torres

Casa PA / Studio Guilherme Torres - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira, VigaCasa PA / Studio Guilherme Torres - Fotografia de Interiores, PrateleiraCasa PA / Studio Guilherme Torres - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Prateleira, CadeiraCasa PA / Studio Guilherme Torres - Fotografia de Interiores, Sala de EstarCasa PA / Studio Guilherme Torres - Mais Imagens+ 19

  • Arquiteto Responsável: Guilherme Torres
  • Paisagismo: Alex Hanazaki
  • Cidade: Curitiba
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa PA / Studio Guilherme Torres - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim
© Denilson Machado – MCA Estúdio
Casa PA / Studio Guilherme Torres - Imagem 22 de 24

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consiste numa casa de 600m² em Curitiba, no Paraná. Ele foi formulado na primeira visita do arquiteto ao local: “Dois volumes perpendiculares, de concreto, vidro e aço, no meio de uma reserva natural”, Guilherme pontuou.

Casa PA / Studio Guilherme Torres - Fotografia de Exterior, Jardim
© Denilson Machado – MCA Estúdio
Casa PA / Studio Guilherme Torres - Imagem 23 de 24
Casa PA / Studio Guilherme Torres - Fotografia de Interiores, Viga
© Denilson Machado – MCA Estúdio

Um dos principais pontos do projeto era criar espaços abertos e amplos, rodeados por um verde exuberante e ao mesmo tempo criar uma atmosfera intimista. Para atingir esse objetivo, a residência tem várias camadas que são reveladas conforme a arquitetura se desdobra. 

Casa PA / Studio Guilherme Torres - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Denilson Machado – MCA Estúdio
Casa PA / Studio Guilherme Torres - Imagem 20 de 24
Planta - Pavimento Térreo
Casa PA / Studio Guilherme Torres - Fotografia de Interiores, Mesa, Madeira
© Denilson Machado – MCA Estúdio

O programa de necessidades foi desenvolvido para um casal e seus filhos e se constituiu em estabelecer dois livings, um deles funciona como um lounge mais formal e o outro, que tem acesso para a garagem, fica dedicado à família.

Casa PA / Studio Guilherme Torres - Fotografia de Interiores, Prateleira
© Denilson Machado – MCA Estúdio

No térreo, uma ampla parede de cobogós – elementos típicos da arquitetura contemporânea brasileira – cria uma primeira textura, que se mistura com a paisagem composta somente pela grama (projeto paisagístico assinado por Alex Hanazaki). Este elemento do paisagismo revela a profundidade do projeto, sem necessariamente revelar o que há por trás da primeira camada. O resultado é uma brincadeira de luzes e sombras. Da mesma forma, o bloco superior esconde as janelas sob a proteção de um brise de madeira. 

Casa PA / Studio Guilherme Torres - Fotografia de Interiores, Prateleira, Janela
© Denilson Machado – MCA Estúdio

De acordo com a incidência da luz, as marcas criadas pelas estruturas de concreto sobre a madeira criam um efeito singular, como se a madeira se tornasse pedra. Esse efeito quase “wabi-sabi” (a beleza da imperfeição, de acordo com a filosofia japonesa) foi explorada na escolha de todos os materiais: no mármore do piso e na madeira que reveste as paredes e o forro. O mais importante era trazer todos os elementos naturais para uma essência mais bruta, criando um sentimento acolhedor que se encaixa perfeitamente com o clima da cidade, particularmente mais frio do que o típico clima tropical do país. 

Casa PA / Studio Guilherme Torres - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, Corrimão
© Denilson Machado – MCA Estúdio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa PA / Studio Guilherme Torres" 21 Dez 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/953696/casa-pa-studio-guilherme-torres> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.