Apartamento Praça Henrique Monteiro / Studio Arthur Casas

Apartamento Praça Henrique Monteiro / Studio Arthur Casas

© Tuca Reinés© Tuca Reinés© Tuca Reinés© Tuca Reinés+ 41

  • Autor:Arthur Casas
  • Co Autor :Gabriel Ranieri
  • Equipe De Projeto:Cadu Villela, Adriano Bergemann, Reginaldo Machado, Beto Cabariti, Alessandra Mattar, Miti Sameshima, Sabrina Aron, Luisa Mader
  • Construção:Estancorp, Concivil Incorporadora, Stan Empreendimentos Imobiliários
  • Engenharia Hidráulica E Elétrica:Rewald engenharia
  • Paisagismo:Andre Paolielo
  • Estrutura E Fundações:Aluizio D’Avila
  • Caixilharia:Pedro Martins
  • Bombeiros:Passoni
  • Aquecimento:Jorge Chaguri
  • Ar Condicionado:Willem Scheepmaker
  • área Residencial Edifício:12271,94m²
  • área Hotel Edifício:2433,68 m²
  • área Restaurantes Edifício:1076,28 m²
  • Cidade:São Paulo
  • País:Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Tuca Reinés
© Tuca Reinés

Descrição enviada pela equipe de projeto. Desenvolvido pelas empresas Concivil Incorporadora e Stan Desenvolvimento Imobiliário e com assinatura do Studio Arthur Casas, o recém-lançado Praça Henrique Monteiro reúne projetos com diferentes funções em uma travessa da Avenida Brigadeiro Faria Lima, em São Paulo. Eles estão conectados por uma praça que dá nome ao empreendimento e que permite que se organizem de forma independente e exclusiva. Em um lote com frentes para três ruas diferentes e com mais de 3000 metros quadrados, temos de um lado a torre residencial de 41 andares, com acesso exclusivo pela rua mais resguardada, contígua à rua principal. De outro, com acesso pela própria Rua Henrique Monteiro, estão o hotel e espaços gastronômicos abertos para o bairro.

© Tuca Reinés
© Tuca Reinés
Planta
Planta
© Tuca Reinés
© Tuca Reinés

A enorme torre vertical de 41 andares abriga tanto o edifício residencial quanto o hotel, sem criar qualquer tipo de conexão interna entre eles. O projeto foi pensado em volumes independentes, “encaixados”, revelando e impondo as diversas funções do empreendimento. Nas palavras de Arthur Casas, a fachada foi pensada para ser discreta, mas imponente, atemporal e sem excessos para assim não gerar incomodo na paisagem urbana da cidade. Os brises metálicos que a compõem definem a estética do edifício e garantem privacidade aos apartamentos, sem prejudicar a entrada de luz e ventilação naturais. Eles são movimentados pelos moradores, criando dinamismo e vivacidade para a fachada.

© Tuca Reinés
© Tuca Reinés

A identidade visual que unifica todos os projetos do lote é um dos pontos fortes do empreendimento. Responsáveis pelo projeto arquitetônico e pelo design de interiores, Arthur Casas e equipe assinam a torre de apartamentos, o hotel e restaurantes. Trata-se de um dos únicos destinos de São Paulo inteiramente concebido por um único arquiteto, o que confere unidade de linguagem e uma importante otimização dos espaços, articulados com inteligência e garantia de segurança e privacidade.

© Tuca Reinés
© Tuca Reinés
© Tuca Reinés
© Tuca Reinés

Os apartamentos têm uma eficiente planta arquitetônica. Casas suprimiu a necessidade de corredores e criou um living com 18 metros quadrados de área rodeados por uma vista panorâmica – são 24 metros de transparência, luz e ventilação na área de convívio social. "Meus projetos têm como ponto de partida o homem e suas necessidades, o convívio e a melhor relação com a paisagem", diz Casas.

© Tuca Reinés
© Tuca Reinés
© Tuca Reinés
© Tuca Reinés

No térreo, o alargamento de calçadas e a instalação de uma área frontal de convivência verde, que exerce a função de recuo da torre, qualificam o espaço urbano e oferecem aos moradores um distanciamento estratégico da área mais edificada da região, aumentando a sensação de conforto nos apartamentos e reforçando a privacidade, além de amenizar a separação entre áreas públicas e privadas.

© Tuca Reinés
© Tuca Reinés

Assim, foi criado ao longo de 57 metros da curta e reservada rua Henrique Monteiro um passeio com cinco metros de largura, bosque de ipês, canteiros e bancos que potencializa a função de percurso e traz a vontade de permanência e convívio. No nível superior da rua, há um jardim elevado privativo de uso exclusivo dos moradores, com vista panorâmica para a rua. Um volume envidraçado, suspenso a 9 metros do solo, abriga a área de lazer residencial, com piscina, academia, spa, área de descanso, vestiários e sauna.

© Tuca Reinés
© Tuca Reinés

O Praça Henrique Monteiro é catalizador de uma profunda transformação da rua de mesmo nome que, ao longo de 57 metros, ganhará um passeio que extrapola a função de percurso e agrega a de permanência e convívio.

© Tuca Reinés
© Tuca Reinés

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Henrique Monteiro, 164 - Pinheiros, São Paulo - SP, 05423-020, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Praça Henrique Monteiro / Studio Arthur Casas" 28 Dez 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/953646/apartamento-praca-henrique-monteiro-studio-arthur-casas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.