Casa La Cañada / Parada Cantilo Estudio

Casa La Cañada / Parada Cantilo Estudio - Fotografia de Exterior, Concreto, JardimCasa La Cañada / Parada Cantilo Estudio - Fotografia de Interiores, MadeiraCasa La Cañada / Parada Cantilo Estudio - Fotografia de Interiores, Madeira, CadeiraCasa La Cañada / Parada Cantilo Estudio - Fotografia de Interiores, Cozinha, MadeiraCasa La Cañada / Parada Cantilo Estudio - Mais Imagens+ 31

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  179
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografías:Luis Barandiarán
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Adobe, Arcelor Mittal, AutoDesk, Blindex, Loma Negra, Miksa, Siderar, Trimble
  • Arquiteto Resaponsavel: Gonzalo Pérsico
  • Equipe De Design: Gonzalo Pérsico, Hernán Galdós, María Felicitas Lorenzo
  • Clientes: Sofía Roán, Ezequiel Pérsico
  • Engenharia: Gustavo Delledonne
  • Cidade: City Bell
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Casa La Cañada / Parada Cantilo Estudio - Fotografia de Exterior, Concreto, Jardim
© Luis Barandiarán

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada no bairro "La Cañada", em um grande terreno, é uma casa unifamiliar com planta longitudinal. A sua configuração final é gerada a partir da análise das condições apresentadas pelo local e do programa requerido pelos clientes. No estudo anterior, foram revelados diversos aspectos essenciais à resolução. 

Casa La Cañada / Parada Cantilo Estudio - Fotografia de Exterior, Jardim
© Luis Barandiarán
Casa La Cañada / Parada Cantilo Estudio - Imagem 34 de 36
Planta
Casa La Cañada / Parada Cantilo Estudio - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Vidro
© Luis Barandiarán

As dimensões do terreno, as restrições acordadas entre os vizinhos e a orientação. Diante desses fatores incidentes no desenvolvimento da residência, optou-se por resolver uma sistemática edificação de um só andar, imposta por um módulo resultante das medidas e dos usos diários.

Casa La Cañada / Parada Cantilo Estudio - Fotografia de Interiores, Madeira
© Luis Barandiarán
Casa La Cañada / Parada Cantilo Estudio - Fotografia de Interiores, Madeira, Cadeira
© Luis Barandiarán
Casa La Cañada / Parada Cantilo Estudio - Imagem 35 de 36
Corte
Casa La Cañada / Parada Cantilo Estudio - Fotografia de Interiores, Madeira
© Luis Barandiarán

O programa é definido por meio de dois eixos; no sentido transversal dividindo a parte pública e privada, articuladas por um pátio que hierarquiza o acesso principal da casa, e no sentido longitudinal, consolidando os espaços de serviço de um lado e os servidos do outro. Por sua vez, os usos de cada área resolvem a materialidade e o entorno em relação à orientação, determinando o controle da privacidade em relação à rua, e protegendo a casa dos ventos mais desfavoráveis. Em direção à zona sossegada do edifício, a fachada desmaterializa-se, relacionando-se diretamente com o ambiente e a luz, ligando os quartos ao sol da manhã, até terminar no extremo poente com o prolongamento da galeria, dando uma situação de abrigo ao poente. O espaço de transição entre o fundo e o interior assume um papel versátil, permitindo a incorporação de uma cobertura “verde” que impede a luz direta no verão e o contrário no inverno.

Casa La Cañada / Parada Cantilo Estudio - Fotografia de Interiores, Cozinha, Madeira
© Luis Barandiarán
Casa La Cañada / Parada Cantilo Estudio - Fotografia de Interiores, Madeira, Vidro
© Luis Barandiarán

O edifício de caráter tectônico, com um desenvolvimento simples e dinâmico, é composto por uma sequência de vigas que, além de fazerem parte do sistema estrutural, marcam um ritmo no percurso, e aprofundam um visual voltado para a própria paisagem, gerando continuidade e um diálogo constante entre dentro - fora.

Casa La Cañada / Parada Cantilo Estudio - Fotografia de Interiores, Cozinha, Madeira, Bancada
© Luis Barandiarán

Madeira, tijolo e vidro desempenham um papel importante, definindo os planos horizontais e a envolvente. Utilizamos materiais orgânicos como protagonistas, fortalecendo o vínculo com o meio ambiente e dando aconchego ao espaço. A síntese da escolha e da localização dos mesmos, completa de forma conclusiva toda a ideia do projeto.

Casa La Cañada / Parada Cantilo Estudio - Fotografia de Exterior, Fachada
© Luis Barandiarán

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa La Cañada / Parada Cantilo Estudio" [Casa La Cañada / Parada Cantilo Estudio] 03 Ago 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/953489/casa-la-canada-parada-cantilo-estudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.