MESA Bar e Restaurante / Laura Mottin Arquitetura

MESA Bar e Restaurante / Laura Mottin Arquitetura - Fotografia de Interiores, Prateleira, Mesa, Cadeira, VigaMESA Bar e Restaurante / Laura Mottin Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Prateleira, CadeiraMESA Bar e Restaurante / Laura Mottin Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, CadeiraMESA Bar e Restaurante / Laura Mottin Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, VigaMESA Bar e Restaurante / Laura Mottin Arquitetura - Mais Imagens+ 16

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  197
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Gabriel Konrath
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Di Metal Serralheria, Estofados Soares, Faz Arte Móveis Sob Medida, MEZAS Design Co, MarmorariaReal
  • Arquitetas Responsáveis: Laura Mottin, Betina Gorniski
  • Equipe De Projeto: Emily Gonçalves
  • Cliente: Mesa Bar e Restaurante
  • Engenharia: VINTEUM Construtora
  • Marcenaria: Faz Arte Móveis, Di Metal Serralheria, Marmoraria Real, Estofados Soares, MEZAS Design Co.
  • Cidade: Porto Alegre
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
MESA Bar e Restaurante / Laura Mottin Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Iluminação, Porta, Janela
© Gabriel Konrath

Descrição enviada pela equipe de projeto. O MESA nasceu com o propósito de receber as pessoas e transmiti-las a “alma de casa”, como se todos fossem familiares e amigos. Localizado em um antigo imóvel no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre, nos inspiramos no mesmo para dar bossa ao projeto do restaurante. A intenção foi criar um ambiente com muita personalidade, unindo o vintage e o industrial com uma composição de cores que resultasse em uma atmosfera elegante e aconchegante.

MESA Bar e Restaurante / Laura Mottin Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Viga, Cadeira
© Gabriel Konrath
MESA Bar e Restaurante / Laura Mottin Arquitetura - Imagem 16 de 21
Isométrica
MESA Bar e Restaurante / Laura Mottin Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira, Viga
© Gabriel Konrath

Considerando o contexto histórico do imóvel, optamos por uma linha de projeto que interferisse o mínimo possível em suas características existentes, mas sem abrir mão da funcionalidade necessária para o restaurante. A fachada que já não contava com uma das janelas originais recebeu uma nova esquadria em alumínio, que remete às antigas janelas de ferro, para que quando aberta, garanta maior conexão entre a área interna e externa, com mesas na calçada.

MESA Bar e Restaurante / Laura Mottin Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Viga
© Gabriel Konrath

No interior, o propósito de transmitir a "alma de casa" aparece em várias escalas de projeto. A remoção do reboco das paredes, para deixar os tijolos originais à vista, resultaram no resgate da essência da própria casa que abriga o restaurante. Em busca da sensação de conforto desejada para o projeto, chegamos a uma paleta de cores nada óbvia, combinando o terracota dos tijolos aos tons de verde claro e escuro. Um dos pontos fortes do bar é o uso da iluminação quente e indireta em vários pontos, que também contribuiu para um ambiente acolhedor.

MESA Bar e Restaurante / Laura Mottin Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira
© Gabriel Konrath
MESA Bar e Restaurante / Laura Mottin Arquitetura - Imagem 21 de 21
Detalhe
MESA Bar e Restaurante / Laura Mottin Arquitetura - Imagem 19 de 21
Cortes
MESA Bar e Restaurante / Laura Mottin Arquitetura - Fotografia de Interiores
© Gabriel Konrath

Para um resultado mais personalizado, projetamos todo o mobiliário interno, desde a marcenaria, os detalhes em serralheria em tom ouro envelhecido que compõe com os vidros de diferentes tratamentos e alguns dos móveis soltos, como os sofás e as mesas, até os mínimos detalhes da decoração.

MESA Bar e Restaurante / Laura Mottin Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Viga, Janela
© Gabriel Konrath

Logo na entrada do restaurante, onde havia um pequeno desnível, ampliamos e tiramos partido com o intuito de criar um ambiente que resgatasse algo que era comum nas casas antigas: as salas em diferentes níveis. No contexto do bar, essa área serve como um lounge para uma experiência mais informal, como petiscar e beber. O espaço se destaca por contar com itens que foram especialmente desenhados para ele: o jogo de espelhos com diferentes formatos e tamanhos, o sofá em camurça no tom mostarda, escolhido para contrastar e uma mesa de centro em granilite verde, garantindo o ar de exceção que a área tem.

MESA Bar e Restaurante / Laura Mottin Arquitetura - Fotografia de Interiores, Banheiro, Pia
© Gabriel Konrath
MESA Bar e Restaurante / Laura Mottin Arquitetura - Fotografia de Interiores, Banheiro, Pia, Bancada
© Gabriel Konrath

O tempero do ambiente é proporcionado pela composição da decoração. A proposta foi que cada sócio trouxesse um pouco de suas memórias afetivas, levando alguns itens do acervo pessoal de suas famílias para compor a ambientação do restaurante, como tapetes, objetos de decoração, quadros, até antigos tacos de golfe que já fizeram parte da história de cada um, misturados com alguns itens garimpados em antiquários. Por fim, nas paredes da escada criamos outra composição, dessa vez de quadros, que também remete a memória dos sócios e acompanham o trajeto de quem vai até os banheiros, que seguem os parâmetros estéticos encontrados no restante do projeto.

MESA Bar e Restaurante / Laura Mottin Arquitetura - Imagem 20 de 21
Fachada
MESA Bar e Restaurante / Laura Mottin Arquitetura - Fotografia de Interiores, Janela, Porta, Tijolo, Fachada
© Gabriel Konrath

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Dinarte Ribeiro, 36 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90570-050, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "MESA Bar e Restaurante / Laura Mottin Arquitetura" 16 Dez 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/953422/mesa-bar-e-restaurante-laura-mottin-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.