Casa Habitat NT / Flex.atelier

Casa Habitat NT / Flex.atelier - Fotografia de Exterior, Fachada
© Minq Bui

Casa Habitat NT / Flex.atelier - Fotografia de InterioresCasa Habitat NT / Flex.atelier - Fotografia de InterioresCasa Habitat NT / Flex.atelier - Fotografia de Interiores, EscadaCasa Habitat NT / Flex.atelier - Fotografia de Exterior, FachadaCasa Habitat NT / Flex.atelier - Mais Imagens+ 30

  • Arquitetos: Flex.atelier
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  190
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Minq Bui
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aconcept, An Cuong, Toto
  • Arquitetos Responsáveis : Khoi Le
  • Equipe De Projeto: Flex.atelier
  • País: Vietnã
Mais informaçõesMenos informações
Casa Habitat NT / Flex.atelier - Fotografia de Exterior, Fachada, Tijolo
© Minq Bui

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em Phan Thiet, uma cidade no Vietnã que tem um clima quente e seco durante todo o ano, o projeto Habitat NT consiste na renovação e transformação de um pequeno armazém em uma residência para uma família com quatro pessoas. 

Casa Habitat NT / Flex.atelier - Fotografia de Interiores
© Minq Bui

Funcionalidade sempre foi um dos principais conceitos deste projeto. Como resultado, os arquitetos, primeiramente, entenderam as necessidades dos clientes e então observaram o local, buscando desenhar uma casa que não somente melhorasse o convívio, mas que também harmonizasse com os fatores externos. A casa consiste, portanto, em áreas abertas que conectam e áreas fechadas que dão privacidade. Essas áreas mais reservadas incluem os banheiros e dormitórios, enquanto as áreas mais abertas são o escritório, a cozinha e o espaço de brincar das crianças. Todos esses espaços se conectam a uma abertura zenital localizada no meio da casa, a qual serve a muitos propósitos como aumentar a ventilação natural para diminuir o calor devido ao clima local, e também promover luz natural durante o dia, reduzindo consumo elétrico. 

Casa Habitat NT / Flex.atelier - Fotografia de Interiores
© Minq Bui
Casa Habitat NT / Flex.atelier - Imagem 34 de 35
Planta - Térreo
Casa Habitat NT / Flex.atelier - Fotografia de Interiores
© Minq Bui

O projeto usa concreto armado para a estrutura e os pés direito são altos para permitir maior fluxo de ventilação. A fachada é feita de tijolos fabricados localmente, e foram cuidadosamente instalados, o que valoriza toda a estrutura, criando permeabilidade que permite que o ar flua de dentro para fora, e promove também visibilidade para os moradores. Além disso, a parede branca reduz a absorção de luz solar, o que também coopera para o conforto interno. 

Casa Habitat NT / Flex.atelier - Fotografia de Interiores, Corrimão, Escada
© Minq Bui

No térreo é onde se concentram os espaços coletivos, onde a família mais se encontra. Como os pais costumam trabalhar em casa, o escritório tem vista para os espaços coletivos, onde eles conseguem ver seus filhos durante o dia. Uma pequena biblioteca se esconde abaixo da escada, onde as crianças leem ou tiram uma soneca. A área de brincar das crianças foi projetada como a área central da casa, que é rebaixada, representando um espaço de refeições diariamente, mas facilmente revertida para espaço de brincadeiras onde toda a família pode se reunir.

Casa Habitat NT / Flex.atelier - Fotografia de Interiores
© Minq Bui
Casa Habitat NT / Flex.atelier - Imagem 35 de 35
Corte
Casa Habitat NT / Flex.atelier - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama
© Minq Bui

No segundo pavimento, a ideia de que fora é tudo claro e dentro tudo é mais escuro, mais confortável, se revela, pois os quartos são aconchegantes enquanto as sombras nas paredes do corredor aparecem à medida que o dia avança. Ao combinar os ladrilhos cinza e o mosaico verde do banheiro, cria-se uma sensação relaxante aos moradores. Ao elevar o quarto de casal, esse espaço se distingue do seu entorno, e ao abrir as portas o espaço fica mais arejado.

Casa Habitat NT / Flex.atelier - Fotografia de Exterior, Fachada
© Minq Bui

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Habitat NT / Flex.atelier" [NT's Habitat / Flex.atelier] 23 Dez 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/953307/casa-habitat-nt-fletelier> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.