Vila Criativa Dafang / NEXT architects

Vila Criativa Dafang / NEXT architects - Fotografia de Interiores, ConcretoVila Criativa Dafang / NEXT architects - Fotografia de ExteriorVila Criativa Dafang / NEXT architects - Fotografia de ExteriorVila Criativa Dafang / NEXT architects - Fotografia de ExteriorVila Criativa Dafang / NEXT architects - Mais Imagens+ 24

  • Arquitetos: NEXT architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  48000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Equipe De Projeto: John van de Water, Jiang Xiaofei with Gao Shuang, Kuang Wenhui, Shen Xue, Liu Wenya, Sun Yi, Lu Xiaorui, Zhu Juncheng, Zhang Chi, Ren Wanting and Yue Haiting
  • Cliente: Jinxi government
  • Colaboradores: IVEM (Dutch Institute for Heritage and Marketing), Smartland architects, Total Design and Linda Vlassenrood
  • Sócios: IEVM (Dutch Instituut for Cultural Heritage & Marketing), Smartland architects, Total Design and numerous artists
  • Cidade: Ganzhou
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Vila Criativa Dafang / NEXT architects - Fotografia de Exterior
Cortesia de NEXT architects

Descrição enviada pela equipe de projeto. Chamada de Vila Criativa de Dafang, este projeto de escala urbana desenvolvido pela NEXT architects combina elementos das culturas holandesas e chinesas para ressignificar uma antiga vila rural chinesa abandonada. Ao longo das últimas décadas, a China passou por um processo de urbanização sem precedentes, passando de uma economia predominantemente rural à um país que, até 2050, deverá registrar um bilhão de moradores em áreas urbanas. Neste voraz processo de êxodo rural, centenas de milhares de pequenos vilarejos rurais foram abandonados em todo o país.

Vila Criativa Dafang / NEXT architects - Fotografia de Exterior
Cortesia de NEXT architects

Muitas destas pequenas cidades, incrustadas em meio às florestas e montanhas do interior do país, contam com um patrimônio histórico e cultural—material e imaterial—de valor inestimável, mas que, infelizmente, carecem de quaisquer perspectivas de futuro. Neste contexto, os arquitetos da NEXT, juntamente com o IVEM (Instituto Holandês de Patrimônio e Marketing), a Smartland (paisagismo), a Total Design (design gráfico) e vários outros colaboradores, foram convidados pelo Governo de Jinxi, Província de Jiangxi, para desenvolver um plano estratégico de revitalização de uma das 102 pequenas cidades abandonadas da região. A NEXT architects foi responsável tanto pelo desenvolvimento do plano diretor para a área, quanto dos projetos complementares de arquitetura e interiores. “A revitalização das áreas rurais do país e hoje um dos principais focos para o desenvolvimento econômico futuro da China.”

Vila Criativa Dafang / NEXT architects - Fotografia de Exterior
Cortesia de NEXT architects
Vila Criativa Dafang / NEXT architects - Imagem 18 de 29
Diagrama
Vila Criativa Dafang / NEXT architects - Fotografia de Exterior
Cortesia de NEXT architects

Para que uma iniciativa como esta seja bem sucedida, é necessário o desenvolvimento de um plano de ações integrado, no qual a arquitetura desempenha um papel fundamental para a salvaguarda e preservação do patrimônio construído, proporcionando um equilíbrio entre o passado, o presente e evidentemente, o futuro”, disse John van de Water, arquiteto responsável pelo escritório da NEXT em Pequim. O principal objetivo do projeto é trazer Dafang de volta à vida—de volta à vida no “presente”. Este pequeno vilarejo da Província de Jiangxi tem mais de 900 anos de história, entretanto, devido ao processo de abandono, pouca coisa restou e a cidade esteve em completo estado de ruína por pelo menos uma dezena de anos. A intenção das autoridades locais ao convidar o escritório holandês de arquitetura NEXT estava no fato de que a Holanda é um país “moderno”, e a experiência dos arquitetos poderia ser útil para trazer “novos ares” para esta história região e assim, atrair novos moradores e investimentos.

Vila Criativa Dafang / NEXT architects - Fotografia de Exterior, Concreto
Cortesia de NEXT architects

Os arquitetos da NEXT conceberam um conjunto de edifícios e espaços atraentes onde tanto artistas chineses e holandeses podem expor seus trabalhos. A nova Vila Criativa de Dafang, através de sua arquitetura e paisagem, foi pensada como um ambiente interativo e capaz de se reinventar constantemente. Como resultado, os responsáveis pelo projeto acreditam que a vila voltará a atrair novos moradores e visitantes.

Vila Criativa Dafang / NEXT architects - Fotografia de Exterior
Cortesia de NEXT architects

As intervenções foram concebidas em três diferentes níveis e escalas. Em um primeiro momento, o espaço urbano, os edifícios pré-existes e a paisagem histórica de Dafang foram protegidos, restaurados e ressignificados, sempre que possível, combinando novos materiais de forma a criar um diálogo entre o passado e o presente. Por exemplo: alguns telhados das antigas casas foram substituídos por telhas de vidro enquanto que o sistema de irrigação dos jardins e parques recebeu um novo sistema de filtragem. Posteriormente, os arquitetos adicionaram os edifícios da torre de observação e do salão de exposições: estruturas modernas porém, inspiradas na arquitetura vernacular chinesa. Este novo elemento marcante na paisagem de Dafang tem precedentes: os antigos vilarejos da Província de Jiangxi são conhecidos por suas várias torres de observação—utilizadas em tempos remotos para fins de defesa. Com a principal torre da cidade havia desaparecido há anos, os arquitetos projetaram uma nova torre, a qual opera como elemento simbólico e representativo.

Vila Criativa Dafang / NEXT architects - Fotografia de Interiores, Viga, Pilar
Cortesia de NEXT architects

Composta por duas rotas ascendentes que se entrelaçam entre si, a torre de observação proporciona impressionantes vistas para os arredores do vilarejo, revelando suas diversas camadas a medida que nos deslocamos em altura. Logo depois de estabelecida, a estrutura passou a ser chamada de “Torre Errante” pelos moradores locais, principalmente por aludir ao famoso poema de Li Bai, o qual conta a história de um povoado onde os moradores passavam a maior parte de seus dias sobre uma torre esperando que seus entes queridos voltassem da guerra. Para completar, no coração do vilarejo foi implantado o novo salão de exposições—exatamente sobre as ruínas de um antigo edifício com pátio, o qual havia sido destruído durante a revolução cultural chinesa.

Vila Criativa Dafang / NEXT architects - Fotografia de Interiores, Concreto
Cortesia de NEXT architects

Para o projeto do edifício os arquitetos buscaram inspiração na centenária árvore de cinamomo que fica nos arredores do vilarejo de Dafang—o principal elemento de referencia na paisagem e ponto de encontro dos antigos moradores da vila. Desta forma, como o espaço livre e aberto sobre a copa de uma árvore, o edifício de exposições parece integrar-se perfeitamente aos espaços públicos do centro do povoado, proporcionando um espaço sombreado e agradável para a comunidade local. A fachada, construída com telhas de barro, oferece o ambiente ideal para que os pássaros nativos da região estabeleçam seus ninhos. Somando-se à isso, uma vasta programação cultural foi pensada para animar a nova Vila Criativa de Dafang: um novo museu, uma biblioteca e espaços de ateliês estão entre os programas de atividades responsáveis pelo renascimento de Dafang. Neste contexto, artistas são convidados a intervir no espaço público da aldeia.

Vila Criativa Dafang / NEXT architects - Fotografia de Exterior, Vista Aérea
Cortesia de NEXT architects

Internamente, o piso do corredor público que atravessa o complexo da Vila Criativa foi pintado por um artista local em um padrão inspirado na obra de Mondrian. O artista holandês Herman Lamers colocou um avião dentreo de uma antiga casa do vilarejo. Desta forma, a Vila Criativa de Dafang pode ser vista como um exemplo de intervenção urbana desenvolvida através da colaboração entre arquitetos, designers e artistas chineses e holandeses. Um projeto piloto que pretende inspirar novas iniciativas similares em pequenos povoados das áreas rurais do país: “A Vila Criativa de Dafang foi inaugurada no mês passado, e já está atraindo milhares de novos visitantes todos os dias. Esperamos que este projeto tenha um impacto social e cultural positivo e duradouro, além de se tornar um exemplo para o re-desenvolvimento de toda a região”, afirmou Jiang Xiaofei, arquiteto da NEXT em Pequim.

Vila Criativa Dafang / NEXT architects - Fotografia de Exterior, Vista Aérea
Cortesia de NEXT architects

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Dafang, Dingnan County, Ganzhou, Jiangxi, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Vila Criativa Dafang / NEXT architects" [Dafang Creative Village / NEXT architects] 20 Dez 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/953178/vila-criativa-dafang-next-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.