Edifício de Engenharia da Universidade de Waterloo / Perkins&Will

Edifício de Engenharia da Universidade de Waterloo / Perkins&Will - Fotografia de ExteriorEdifício de Engenharia da Universidade de Waterloo / Perkins&Will - Fotografia de Exterior, FachadaEdifício de Engenharia da Universidade de Waterloo / Perkins&Will - Fotografia de Interiores, Escada, Vidro, CorrimãoEdifício de Engenharia da Universidade de Waterloo / Perkins&Will - Fotografia de InterioresEdifício de Engenharia da Universidade de Waterloo / Perkins&Will - Mais Imagens+ 23

  • Arquitetos: Perkins&Will
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  425000 ft²
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Lutron, Alumicor, AutoDesk, Casalgrande Padana, Decoustics, Gaurdian Glass, Skyfold, Trimble Sketchup, Vicwest
  • Arquitetos Responsáveis: Andrew Frontini
  • Equipe De Projeto: Andrew Frontini, Werner Sommer, Linda Neumayer, James Mallinson, Joanne D’Silva, Liz Tseronakis, Anna Beznogova, Edward Lin, Alan Mortsch, Michael Blois, Will Daravong, Jared Cardiff
  • Clientes: University of Waterloo
  • Engenharia: Structural – RJC Engineering; Mechanical – Smith + Andersen; Electrical – Crossey Engineering; Civil – MTE Consultants
  • Paisagismo: GSP Group
  • Cidade: Waterloo
  • País: Canadá
Mais informaçõesMenos informações
Edifício de Engenharia da Universidade de Waterloo / Perkins&Will - Fotografia de Exterior
© Michael Muraz

Descrição enviada pela equipe de projeto. Quando começamos a trabalhar com a consagrada faculdade de engenharia de Waterloo em 2007, o corpo docente estava lutando para se adaptar a um crescimento sem precedentes e a novos programas inovadores dentro de suas instalações obsoletas. Este problema foi agravado pela carência de instalações provisórias disponíveis e de áreas edificáveis dentro dos limites da circulação do campus.

Edifício de Engenharia da Universidade de Waterloo / Perkins&Will - Fotografia de Exterior, Fachada
© Doublespace
Edifício de Engenharia da Universidade de Waterloo / Perkins&Will - Imagem 24 de 28
Edifício de Engenharia da Universidade de Waterloo / Perkins&Will - Imagem 17 de 28
Edifício de Engenharia da Universidade de Waterloo / Perkins&Will - Fotografia de Exterior, Fachada
© Lisa Logan Photography

Trabalhamos com o cliente para desenvolver um novo campus de engenharia, transformando um espaço em desuso em uma comunidade acadêmica vibrante com um novo portal de entrada para a universidade. Executados como fases separadas ao longo de uma década, os Edifícios de Engenharia 5 e 7 são dois volumes altamente flexíveis para pesquisa interdisciplinar e estudo de engenharia articulados por um espetacular átrio central que oferece espaço para celebrar a cultura única de Waterloo. Com sua geometria arrojada e fachadas de vidro, E5 e 7 estabelecem a identidade arquitetônica desta instituição líder.

Edifício de Engenharia da Universidade de Waterloo / Perkins&Will - Fotografia de Interiores, Escada
© Doublespace

A arquitetura dos edifícios 5 e 7 funcionam como uma fonte de inspiração e recrutamento, onde a história da escola está em constante desenvolvimento. O complexo é projetado em torno dos princípios do movimento de pedestres e da conectividade para visitantes, professores e estudantes. Isso começa com a espetacular ponte curva que liga E5 e 7 ao campus principal, permitindo a movimentação de projetos e pessoas através das vias regionais de LRT. Por meio da transparência, a vista de vários pavimentos e escadas dinâmicas, o movimento e a curiosidade são despertados, e o trabalho de professores e alunos está constantemente em exposição.

Edifício de Engenharia da Universidade de Waterloo / Perkins&Will - Fotografia de Interiores
© Doublespace

O edifício de Engenharia 5 marcou o início da transformação do programa de engenharia Waterloo. O edifício é uma "fábrica diurna" hiperflexível onde o espaço de instrução e os estúdios de desenho ignoram as áreas de trabalho dos estudantes do Centro de Design Sedra. Neste espaço de grande altura, os estudantes de graduação trabalham em equipes interdisciplinares em projetos plurianuais. Como a nova face da engenharia no campus, o projeto do E5 dá especial importância ao Centro de Desenhos do Estudante, tornando a criatividade e o aprendizado prático as novas bandeiras da engenharia em Waterloo.

Edifício de Engenharia da Universidade de Waterloo / Perkins&Will - Fotografia de Interiores
© Doublespace

O Edifício 7 abriga vários espaços que conectam os estudantes com a comunidade empresarial em geral. O laboratório de Engenharia IDEA conecta estudantes e professores pelo aprendizado experimental e prático baseado em problemas do mundo real. O RoboHub, uma instalação de testes robóticos de 1.000m² de última geração, apresenta um avançado sistema de posicionamento interno, características ambientais móveis e uma frota de classe mundial de robôs humanóides, aerotransportados, terrestres e magneticamente levitados. O Centro Conrad de Empreendedorismo em Engenharia oferece programas conjuntos em engenharia e negócios, servindo como plataforma para pesquisas interdisciplinares que convergem em torno de iniciativas empresariais.

Edifício de Engenharia da Universidade de Waterloo / Perkins&Will - Fotografia de Interiores
© Lisa Logan Photography

As fachadas externas dos edifícios E7 e E5 articulam de forma clara várias categorias de espaço. Os espaços públicos têm um vidro com baixo teor de ferro, altamente transparente que destaca as atividades dos estudantes. Os espaços modulares e adaptáveis para laboratórios e escritórios são revestidos com uma pele de vidro frito que emula a volumetria piramidal da câmara anecoica do edifício. A fachada atua como uma "máscara" virtual que cria uma aparência uniforme em uma variedade de condições espaciais. Muito sensível ao jogo de luzes, a fachada se transforma sutilmente de uma expressão de monumentalidade esculpida durante o dia para um véu desmaterializado ao cair da noite.

Edifício de Engenharia da Universidade de Waterloo / Perkins&Will - Fotografia de Interiores, Escada, Vidro, Corrimão
© Lisa Logan Photography

O átrio que articula os dois edifícios cria um espaço importante para eventos e celebrações da cultura da engenharia de Waterloo. Ele serve como um conector entre a área pública para o complexo emergente do campus universitário, fornecendo orientação em quatro direções cardinais. Como um dos maiores espaços fechados do campus, o átrio oferece um cenário espetacular para os projetos dos estudantes de graduação, serve como um espaço único para as funções universitárias e atua como o fórum arquitetônico onde a rede global Waterloo pode convergir e celebrar.

Edifício de Engenharia da Universidade de Waterloo / Perkins&Will - Fotografia de Interiores
© Lisa Logan Photography

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Waterloo, Ontario, Canadá

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício de Engenharia da Universidade de Waterloo / Perkins&Will" [University of Waterloo Engineering 5 and 7 / Perkins&Will] 19 Dez 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/953007/edificio-de-engenharia-da-universidade-de-waterloo-perkins-and-will> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.