Micro apartamento TIKKU / Marco Casagrande

Micro apartamento TIKKU / Marco Casagrande - Imagem 2 de 37Micro apartamento TIKKU / Marco Casagrande - Imagem 3 de 37Micro apartamento TIKKU / Marco Casagrande - Imagem 4 de 37Micro apartamento TIKKU / Marco Casagrande - Imagem 5 de 37Micro apartamento TIKKU / Marco Casagrande - Mais Imagens+ 32

  • Equipe C Lab : Nikita Wu, Taijirou Okuda
  • Construção: Woodpolis Kuhmo
  • Estrutura: Timber Bros
  • Gest]Ao: Helsinki Design Week
  • Curador: Martina Wuoristo-Huhta
  • Colaboração: CrossLam Kuhmo, Woodpolis, City of Kuhmo, Profin, Plantagen, Sponda, PEFC, Kainuu Vocational College
  • Cidade: Helsinki
  • País: Finlândia
Mais informaçõesMenos informações
Micro apartamento TIKKU / Marco Casagrande - Imagem 3 de 37
© Nikita Wu

Descrição enviada pela equipe de projeto. Segundo Anita Riikonen, Coordenadora de Marketing da Sponda, "o Tikku, o micro apartamento, pode ser construído em uma só noite. O projeto faz um apontamento crítico, porém resolutivo quanto ao planejamento urbano do futuro: as cidades têm adensado, o que cria a demanda de  encontrar formas mais ágeis de construir espaços e edifícios. O Tikku demonstra o desenvolvimento das nossas cidades ao propor novas formas de relacionar espaços. Um tecido urbano adensado combina propósitos diferentes trazendo novas oportunidades de desenvolvimento para a comunidade e dando vida às cidades quando os edifícios podem ser usados também fora do expediente. Um micro apartamento exemplifica o futuro". 

Micro apartamento TIKKU / Marco Casagrande - Imagem 37 de 37
Croqui

O Tikku é um edifício de micro apartamento com uma projeção que ocupa uma vaga de carros, de 2,5 por 5,0 metros. Construído em CLT, o edificio pode ser construído em seu terreno em uma única noite, em qualquer cidade que tenha vagas de estacionamento no mundo. Onde os carros podem ir, Tikku pode ir.  

Micro apartamento TIKKU / Marco Casagrande - Imagem 6 de 37
© Jenni Gästgivar

O Tikku é um esconderijo para o biourbanismo neo-arcaico, uma caverna contemporânea para um nômade urbano moderno. Oferecerá privacidade, segurança e conforto. Todas as outras funções podem ser encontradas na cidade ao redor.

Micro apartamento TIKKU / Marco Casagrande - Imagem 14 de 37
© Jenni Gästgivar

Tikku é uma agulha de acupuntura urbana conquistando o território dos carros, trazendo a cidade para o orgânico de novo. Muitos Tikkus podem crescer lado a lado como cogumelos e podem se fundir em organismos maiores.

Micro apartamento TIKKU / Marco Casagrande - Imagem 25 de 37
© Jenni Gästgivar

Tikku é autossuficiente. Produz sua própria energia com painéis solares e possui banheiros secos. A água fresca é transportada, enquanto os chuveiros, saunas, máquinas de lavar e a comida estão por perto. O homem moderno precisa morrer um pouco para renascer.

Micro apartamento TIKKU / Marco Casagrande - Imagem 24 de 37
© Nikita Wu

O CLT é 5 vezes mais leve que o concreto armado. Em ruas normais, o Tikku não requer nenhuma fundação, ele simplesmente fica na rua. Há uma caixa de areia no fundo, equilibrando o edifício.

Micro apartamento TIKKU / Marco Casagrande - Imagem 2 de 37
© Jenni Gästgivar

10 centímetros de CLT é suficiente para a estrutura e 20 centímetros de CLT é suficiente mesmo para invernos frios, fazendo com que nenhum isolamento adicional seja necessário.

Micro apartamento TIKKU / Marco Casagrande - Imagem 5 de 37
© Nikita Wu

As funções e combinações dos módulos espaciais são infinitas. Por exemplo: sala, estufa, escritório, loja, cozinha, sauna, espaço para meditação, oficinas, quarto de hotel, etc.

O primeiro protótipo em escala 1:1 do Tikku foi realizado para a Helsinki Design Week 2017 fora de Atheneum, no coração de Helsinque. Este Tikku tinha 3 andares: dormitório, trabalho e estufa.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Micro apartamento TIKKU / Marco Casagrande" [TIKKU Micro-apartment / Marco Casagrande] 10 Dez 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/952720/micro-apartamento-tikku-marco-casagrande> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.