Micro apartamento TIKKU / Marco Casagrande

Micro apartamento TIKKU / Marco Casagrande

© Jenni Gästgivar© Nikita Wu© Nikita Wu© Nikita Wu+ 37

  • Equipe C Lab :Nikita Wu, Taijirou Okuda
  • Construção:Woodpolis Kuhmo
  • Estrutura:Timber Bros
  • Gest]Ao:Helsinki Design Week
  • Curador:Martina Wuoristo-Huhta
  • Colaboração:CrossLam Kuhmo, Woodpolis, City of Kuhmo, Profin, Plantagen, Sponda, PEFC, Kainuu Vocational College
  • Cidade:Helsinki
Mais informaçõesMenos informações
© Nikita Wu
© Nikita Wu

Descrição enviada pela equipe de projeto. Segundo Anita Riikonen, Coordenadora de Marketing da Sponda, "o Tikku, o micro apartamento, pode ser construído em uma só noite. O projeto faz um apontamento crítico, porém resolutivo quanto ao planejamento urbano do futuro: as cidades têm adensado, o que cria a demanda de  encontrar formas mais ágeis de construir espaços e edifícios. O Tikku demonstra o desenvolvimento das nossas cidades ao propor novas formas de relacionar espaços. Um tecido urbano adensado combina propósitos diferentes trazendo novas oportunidades de desenvolvimento para a comunidade e dando vida às cidades quando os edifícios podem ser usados também fora do expediente. Um micro apartamento exemplifica o futuro". 

Croqui
Croqui

O Tikku é um edifício de micro apartamento com uma projeção que ocupa uma vaga de carros, de 2,5 por 5,0 metros. Construído em CLT, o edificio pode ser construído em seu terreno em uma única noite, em qualquer cidade que tenha vagas de estacionamento no mundo. Onde os carros podem ir, Tikku pode ir.  

© Jenni Gästgivar
© Jenni Gästgivar

O Tikku é um esconderijo para o biourbanismo neo-arcaico, uma caverna contemporânea para um nômade urbano moderno. Oferecerá privacidade, segurança e conforto. Todas as outras funções podem ser encontradas na cidade ao redor.

© Jenni Gästgivar
© Jenni Gästgivar

Tikku é uma agulha de acupuntura urbana conquistando o território dos carros, trazendo a cidade para o orgânico de novo. Muitos Tikkus podem crescer lado a lado como cogumelos e podem se fundir em organismos maiores.

© Jenni Gästgivar
© Jenni Gästgivar

Tikku é autossuficiente. Produz sua própria energia com painéis solares e possui banheiros secos. A água fresca é transportada, enquanto os chuveiros, saunas, máquinas de lavar e a comida estão por perto. O homem moderno precisa morrer um pouco para renascer.

© Nikita Wu
© Nikita Wu

O CLT é 5 vezes mais leve que o concreto armado. Em ruas normais, o Tikku não requer nenhuma fundação, ele simplesmente fica na rua. Há uma caixa de areia no fundo, equilibrando o edifício.

© Jenni Gästgivar
© Jenni Gästgivar

10 centímetros de CLT é suficiente para a estrutura e 20 centímetros de CLT é suficiente mesmo para invernos frios, fazendo com que nenhum isolamento adicional seja necessário.

© Nikita Wu
© Nikita Wu

As funções e combinações dos módulos espaciais são infinitas. Por exemplo: sala, estufa, escritório, loja, cozinha, sauna, espaço para meditação, oficinas, quarto de hotel, etc.

O primeiro protótipo em escala 1:1 do Tikku foi realizado para a Helsinki Design Week 2017 fora de Atheneum, no coração de Helsinque. Este Tikku tinha 3 andares: dormitório, trabalho e estufa.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Micro apartamento TIKKU / Marco Casagrande" [TIKKU Micro-apartment / Marco Casagrande] 10 Dez 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/952720/micro-apartamento-tikku-marco-casagrande> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.