Casa Laranja / Studio Guilherme Torres

Casa Laranja / Studio Guilherme Torres - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, MesaCasa Laranja / Studio Guilherme Torres - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Mesa, JanelaCasa Laranja / Studio Guilherme Torres - Fotografia de Interiores, Sofá, Mesa, Prateleira, BancoCasa Laranja / Studio Guilherme Torres - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, JanelaCasa Laranja / Studio Guilherme Torres - Mais Imagens+ 17

Mais informaçõesMenos informações
Casa Laranja / Studio Guilherme Torres - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Denilson Machado – MCA Estúdio
Casa Laranja / Studio Guilherme Torres - Imagem 16 de 22
Colagem
Casa Laranja / Studio Guilherme Torres - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada
© Denilson Machado – MCA Estúdio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa foi pensada para funcionar como um “clube”, de acordo com as premissas do proprietário, que vive nela com seus dois filhos – na época do contrato, adolescentes. Situada num condomínio em Piracicaba, interior de Sao Paulo, o programa da residência foi desenvolvido em torno das paixões dos moradores, vinhos e musica. Disposta ao longo de um terreno de 808,92 m², a morada foi planejada em 3 pisos, de forma a aproveitar o aclive natural do terreno. No piso inferior – térreo para a entrada da garagem, ficam os equipamentos de serviços, sauna e vestiário da piscina, além de uma oficina/escritório e uma adega. Nas palavras do proprietário “uma caverna”.

Casa Laranja / Studio Guilherme Torres - Fotografia de Exterior, Jardim
© Denilson Machado – MCA Estúdio
Casa Laranja / Studio Guilherme Torres - Imagem 17 de 22
Colagem

O acesso social acontece por um jardim interno, com um pequeno lago, protegido por uma pérgola. A intenção dos arquitetos era justamente criar uma área de transição, para logo após a entrada, descortinar o enorme living, que funciona de forma hibrida: com todas as portas recolhidas dentro das paredes, transforma-se numa enorme varanda, cercado por um exuberante jardim tropical. A integração dos espaços e ordenada de forma discreta. Dois cubos forrados com painel ocultam lavabos próximos a entrada, e outro a cozinha, logo atrás do balcão do bar. Uma antiga mesa de marceneiro, xodó do proprietário, foi transformada em mesa de DJ, recebendo pick-ups e outros equipamentos. O piso de granilite foi preparado na época de concretagem do contrapiso e posteriormente lixado, conferindo um aspecto industrial e despojado. A cozinha conta com um terraço, onde são preparados churrascos em uma parrilha. Complementando o programa de lazer, ha um home theater e um quarto de hospedes neste piso. O setor intimo fica no piso de superior, um bloco de concreto aparente, apoiado sobre a longilínea área social.

Casa Laranja / Studio Guilherme Torres - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Mesa, Janela
© Denilson Machado – MCA Estúdio

Casa Laranja / Studio Guilherme Torres - Imagem 20 de 22
Planta - Térreo
Casa Laranja / Studio Guilherme Torres - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Denilson Machado – MCA Estúdio

Durante o inicio das obras, uma serie de rochas foram removidas do terreno para se fazer as fundações. O granito preto foi explodido, e com estas rochas, foram revestidos todos os muros da casa. “Coincidentemente, foi a conta exata”, conta GT. Para contrastar com a pedra escura, veio a ideia de mudar a especificação dos brises dos quartos, que seriam originalmente de madeira, para brises metálicos pintados de laranja. Este tom acabou tornando-se a assinatura deste projeto, sendo replicado na mesa de refeições, um dos designs mais icônicos do arquiteto, e produzida especialmente para ele em corian laranja.

Casa Laranja / Studio Guilherme Torres - Imagem 22 de 22
Cortes
Casa Laranja / Studio Guilherme Torres - Fotografia de Interiores, Pilar
© Denilson Machado – MCA Estúdio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Laranja / Studio Guilherme Torres" 04 Dez 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/952678/casa-laranja-studio-guilherme-torres> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.