Prefeitura e Estação de Trem de Delft / Mecanoo

Prefeitura e Estação de Trem de Delft / Mecanoo

Cortesia de MecanooCortesia de MecanooCortesia de MecanooCortesia de Mecanoo+ 27

  • Arquitetos: Mecanoo
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  28320
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: DURLUM, Kalzip, Mosa, Vogl Decken systeme / Acoustic Ceiling panels
  • Projeto De Plataformas De Estação Subterrânea:Benthem Crouwel Architects.
  • Engenharia Estrutural:ABT
  • Engenharia Mecânica:Deerns Raadgevende Ingenieurs B.V., Rijswijk
  • Consultoria De Custos De Construção:Basalt bouwadvies bv, Nieuwegein
  • Consultoria De Segurança Contra Incêndio:LBPSight, Nieuwegein
  • Consultoria De Design Gráfico:Geerdes Ontwerpen, Huizen
  • Programa Prefeitura:19430 m2
  • Hall Público:2230m²
  • Hall Estação:2450m²
  • Instalações De Varejo, Alimentos E Bebidas:850m2
  • Cliente:Ontwikkelingsbedrijf Spoorzone Delft BV, Delft
  • Cidade:Delft
Mais informaçõesMenos informações
Cortesia de Mecanoo
Cortesia de Mecanoo

Descrição enviada pela equipe de projeto. Chegar a Delft é uma experiência inesquecível. Desde o início, a ideia de Mecanoo era projetar uma estação que deixasse claro para os visitantes que eles chegaram a Delft. A estação, em combinação com a nova prefeitura, fica no alto de um novo túnel ferroviário construído no lugar do antigo viaduto de concreto que dividia a cidade em duas desde 1965. Subindo pelas escadas rolantes, o impressionante teto com o mapa histórico de Delft se desdobra. Quando você olha para fora, vê a cidade e a antiga estação como uma versão contemporânea da pintura "Vista de Delft" de Johannes Vermeer.

Cortesia de Mecanoo
Cortesia de Mecanoo
Planta - Térreo
Planta - Térreo
Cortesia de Mecanoo
Cortesia de Mecanoo

Entrelaçando passado e futuro
A cidade de Delft reflete seu passado: a infinidade de edifícios históricos e canais; a cidade de ‘Prinsenstad’, intimamente ligada à Família Real Holandesa; e, claro, as mundialmente famosas fábricas de cerâmica Delftware. Por outro lado, a Delft University of Technology está na vanguarda da inovação técnica. O personagem de Delft, sintetizado nesta combinação de passado e futuro, foi o ponto de partida para o projeto.

Cortesia de Mecanoo
Cortesia de Mecanoo
Cortesia de Mecanoo
Cortesia de Mecanoo

Delft Blue
Um teto abobadado exibe um enorme mapa histórico de 1877 de Delft e seus arredores, conectando a estação com a prefeitura. No hall da estação, as paredes e colunas são adornadas com uma reinterpretação contemporânea dos azulejos Delft Blue. Você pode caminhar diretamente da estação para a prefeitura. A pele de vidro do edifício foi projetada para refletir os céus holandeses. Os painéis de vidro fundido com esferas semelhantes a lentes fazem referência a um desenho vernacular das janelas que pode ser visto por toda a cidade histórica. A combinação e o ritmo de painéis abertos de vidro de alto desempenho e painéis de vidro fundido fechados permitem um alto grau de eficiência energética.

Cortesia de Mecanoo
Cortesia de Mecanoo

Contextualmente compacto
Ao longo do processo de projeto, o volume do edifício foi reduzido e reformado para criar uma forma compacta e altamente eficiente. As linhas rebaixadas nos cantos da cobertura fornecem uma transição gradual em direção ao desenvolvimento em pequena escala existente do centro da cidade de Delft e do bairro adjacente Wester. O edifício conecta o centro histórico da cidade no lado leste do túnel ferroviário com os bairros residenciais localizados a oeste, realinhando o centro de Delft. Incisões no volume de vidro do prédio da prefeitura formam um padrão de vielas e pátios, que são inspirados na intrincada estrutura de Delft.

Cortesia de Mecanoo
Cortesia de Mecanoo
Corte
Corte
Cortesia de Mecanoo
Cortesia de Mecanoo
Planta - Segundo Pavimento
Planta - Segundo Pavimento
Cortesia de Mecanoo
Cortesia de Mecanoo

Sustentabilidade
A fachada responde às diferentes orientações do sol, que determinaram a quantidade de vidro incorporado, mitigando as necessidades de luz do dia e reduzindo o ganho de calor nos meses de verão. O vidro tem um alto fator de absorção de luz, mas baixa absorção solar, e todas as janelas podem ser abertas manualmente para conforto do usuário e ventilação natural. Os painéis solares na cobertura fornecem 20% da energia para a mecânica do edifício e iluminação de presença. A pontuação GreenCalc + é avaliada em 270.

Cortesia de Mecanoo
Cortesia de Mecanoo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Delft, Países Baixos

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Prefeitura e Estação de Trem de Delft / Mecanoo" [Delft City Hall and Train Station / Mecanoo] 06 Dez 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/952659/prefeitura-e-estacao-de-trem-de-delft-mecanoo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.