Vila Pelicanos / Main Office

Vila Pelicanos / Main Office

Vila Pelicanos / Main Office - Fotografia de Interiores, BanheiroVila Pelicanos / Main Office - Fotografia de Interiores, BanheiroVila Pelicanos / Main Office - Fotografia de Exterior, JardimVila Pelicanos / Main Office - Fotografia de ExteriorVila Pelicanos / Main Office - Mais Imagens+ 35

Sayulita, México
  • Arquitetos: Main Office
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  340
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Rafael Gamo
  • Arquitetos Responsáveis: Sima Agisheva, Dante Borgo, Isabella Eriksson
  • Equipe De Projeto: Angie Guzmán, Paulina Castro, Mave Zurita, Luis Gordian, Brenda Cibrian, Pablo Alemán
  • Empreiteira: Terraza Construcciones
  • Cidade: Sayulita
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Vila Pelicanos / Main Office - Fotografia de Exterior
© Rafael Gamo

Descrição enviada pela equipe de projeto. Imerso na selva, o novo resort, cercado por uma vegetação exuberante e com sua própria praia particular, tem capacidade para 20 hóspedes e emana a atmosfera tranquila de um retiro de ioga. Os arquitetos redesenharam oito casas e uma área comum no topo da colina que inclui uma cozinha compartilhada, sala de jantar e piscina, mantendo referências à estética africana, o que reflete a herança do antigo proprietário do resort, que era originalmente da África do Sul. Como resultado, o projeto combina de forma eclética elementos mexicanos e um ambiente africano. Embora tenham mantido a atmosfera original e os telhados de palha na fachada, os arquitetos se esforçaram para criar interiores contextuais que atentassem às patologias sofridas pela estrutura original devido a sua exposição direta ao sol tropical e às brisas oceânicas, buscando o menor impacto ambiental possível.

Vila Pelicanos / Main Office - Fotografia de Exterior, Jardim
© Rafael Gamo
Vila Pelicanos / Main Office - Imagem 30 de 40
Planta
Vila Pelicanos / Main Office - Fotografia de Interiores, Banheiro
© Rafael Gamo
Vila Pelicanos / Main Office - Fotografia de Interiores, Banheiro
© Rafael Gamo

Todos os materiais utilizados para a reforma são provenientes de recursos locais. Para os elementos internos quentes, como divisórias de ambientes, portas de armários e móveis, inteiramente projetados pela equipe do Main Office, os arquitetos escolheram a madeira indígena de Parota, que é resistente à umidade e à salinidade. As paredes internas anteriormente coloridas foram deliberadamente pintadas de branco, complementando os componentes internos e agindo como um fundo neutro que não desvia a atenção das impressionantes vistas. Os novos elementos fixos, tais como bases de cama, bacias e banheiras, são feitos de concreto fundido in situ, que se mistura com o toque quente da madeira de Parota local, criando uma atmosfera incomum, rústica e aconchegante. As portas e janelas de madeira originais foram restauradas, reutilizadas com um novo terraço e transformadas em simples espaços intersticiais que expandem os interiores, deixando a vegetação entrar. "O projeto consiste em uma série de pequenos espaços privados que diluem os limites habituais entre o interior e o exterior, criando uma experiência única com o ambiente natural, ao mesmo tempo em que mantém uma atmosfera acolhedora e doméstica", dizem os fundadores do escritório Dante Borgo e Isabella Eriksson. Assim, as novas intervenções espaciais nas vilas celebram o ambiente natural do local.

Vila Pelicanos / Main Office - Fotografia de Interiores, Cama
© Rafael Gamo
Vila Pelicanos / Main Office - Imagem 33 de 40
Planta
Vila Pelicanos / Main Office - Fotografia de Exterior, Jardim
© Rafael Gamo
Vila Pelicanos / Main Office - Fotografia de Exterior
© Rafael Gamo

Um chuveiro externo definido por pedras que criam uma parede isolada, se abre para o céu e as copas das árvores, e uma banheira de concreto ao ar livre com vista para o Oceano Pacífico permite que os hóspedes se fundam com a natureza. Os terraços e chuveiros ao ar livre menores interagem com a paisagem da selva e o horizonte oceânico. Uma característica central localizada no fundo da encosta, é a plataforma de ioga que toma a forma de um semicírculo perfeito, localizado entre as áreas arborizadas. O corte na paisagem é reforçado pelo muro de contenção construído em pedra local. O piso é feito de madeira Cumaru durável, naturalmente resistente ao desgaste e às intempéries. Ao lado da plataforma, as paredes de pedra abrigam uma majestosa árvore Papelillo que emoldura vistas idílicas do Oceano Pacífico, ajudando a criar o lugar perfeito para exercitar e desfrutar do poder terapêutico e relaxante da natureza.

Vila Pelicanos / Main Office - Fotografia de Exterior, Vista Aérea
© Rafael Gamo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Vila Pelicanos / Main Office" [Villa Pelícanos / Main Office] 04 Mar 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/952327/vila-pelicanos-main-office> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.