Reabilitação Infante / Meireles Arquitectos

Reabilitação Infante / Meireles Arquitectos - Fotografia de InterioresReabilitação Infante / Meireles Arquitectos - Fotografia de Interiores, JanelaReabilitação Infante / Meireles Arquitectos - Fotografia de Interiores, Janela, Viga, CorrimãoReabilitação Infante / Meireles Arquitectos - Fotografia de Interiores, Cozinha, VigaReabilitação Infante / Meireles Arquitectos - Mais Imagens+ 21

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1406
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:João Morgado
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Atlas Schindler, Azulima, BRUMA, Kerion, Porcelanosa Grupo, Velux
  • Arquiteto Responsável: Mário Meireles
  • Equipe De Projeto: Filipa Lima, Sofia de Eça
  • Construção: BGM - Engenharia e Construção
  • Cidade: Porto
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Reabilitação Infante / Meireles Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© João Morgado

Descrição enviada pela equipe de projeto. Os dois edifícios contíguos sujeitos ao projeto de reabilitação pelo atelier Meireles Arquitectos inserem-se numa área classificada como Património Mundial pela Unesco, o que fez com a intervenção fosse cuidada, pouco invasiva e cumpridora com os requisitos do programa arquitetónico da área. O exercício arquitetónico foi complexo, mas muito interessante e desafiante.

Reabilitação Infante / Meireles Arquitectos - Fotografia de Interiores, Escada, Porta, Corrimão
© João Morgado

Foram estudadas as origens dos edifícios contíguos e, através de uma investigação histórica, constatou-se que os mesmos sofreram várias intervenções distintas ao longo do tempo. Apesar do interior da estrutura edificativa do empreendimento Infante apresentar um conjunto de provas que remetem a sua edificação primordial para a época medieval (paredes de alicerce nas caves e alguns elementos referentes a intervenções do séc. XV), as características arquitetónicas predominantes foram levadas a cabo no séc. XVIII.  

Reabilitação Infante / Meireles Arquitectos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Pia, Bancada, Janela
© João Morgado
Reabilitação Infante / Meireles Arquitectos - Imagem 22 de 26
First Floor Plan
Reabilitação Infante / Meireles Arquitectos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Viga
© João Morgado

Foram as últimas intervenções do séc. XVIII que serviram de base para a renovação que foi levada a cabo pelo atelier. Em termos programáticos pretendeu-se transformar os dois edifícios num só, constituído por vários apartamentos e uma loja.

Reabilitação Infante / Meireles Arquitectos - Fotografia de Interiores, Janela, Corrimão
© João Morgado
Reabilitação Infante / Meireles Arquitectos - Imagem 24 de 26
Section
Reabilitação Infante / Meireles Arquitectos - Fotografia de Interiores, Janela
© João Morgado

O exterior do edifício sofreu poucas alterações: as fachadas foram reabilitadas, mantendo-se a sua traça original, com exceção de novos vãos introduzidos ao nível do rés do chão, com o intuito de conferir alguma transparência à loja, foi introduzida uma nova varanda no 5º piso e incluíram-se mansardas no vão do telhado, de forma a torná-lo habitável. 

Reabilitação Infante / Meireles Arquitectos - Fotografia de Interiores, Janela, Viga, Corrimão
© João Morgado

O interior do edifício foi totalmente reabilitado para se fazer cumprir o programa e garantir toda a qualidade de habitabilidade atualmente exigida. Porém, foi utilizada toda a influência das épocas passadas, refletidas em ambos os edifícios, quer no tipo de materiais usados, (predominantemente madeira), quer nos desenhos dos vãos, nos desenhos das escadas e nos desenhos das molduras que sobressaem nos tetos e paredes, estes últimos influência direta do estilo Barroco do séc. XVIII no Porto, ainda que tenham sido simplificados ao máximo o seu desenho e a sua forma. Com uma localização de excelência, no centro histórico e próximo da Ribeira do Porto, o empreendimento Infante encontra-se no centro da atividade turística, rodeado dos principais monumentos e pontos de interesse da cidade.

Reabilitação Infante / Meireles Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© João Morgado

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rua do Infante D. Henrique 39, 4050-553 Porto, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Reabilitação Infante / Meireles Arquitectos" 28 Nov 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/952292/reabilitacao-infante-meireles-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.