Casa de Veraneio Cana / Carl Gerges Architects

Casa de Veraneio Cana / Carl Gerges Architects - Fotografia de ExteriorCasa de Veraneio Cana / Carl Gerges Architects - Fotografia de ExteriorCasa de Veraneio Cana / Carl Gerges Architects - Imagem 4 de 21Casa de Veraneio Cana / Carl Gerges Architects - Imagem 5 de 21Casa de Veraneio Cana / Carl Gerges Architects - Mais Imagens+ 16

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  250
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Adobe, AutoDesk, CJCJ, Corona, OLIVARI, Sodamco
  • Arquiteto Responsável: Carl Gerges Architects
  • Paisagismo: Carl Gerges Architects
  • Cidade: Bhamdoun
  • País: Líbano
Mais informaçõesMenos informações
Casa de Veraneio Cana / Carl Gerges Architects - Fotografia de Exterior
Courtesy of Carl Gerges Architects

Descrição enviada pela equipe de projeto. Na encosta de formações rochosas milenares, onde se encontram também antigas tumbas fenícias, localiza-se a Casa para Veraneio Cana. Situada em Bhamdoun, uma cidade no Líbano, a casa está implantada em um terreno  que resiste à erosão ao longo de milênios, formando um mosaico de calcário cinza e amarelo que abrange todo o espaço. O sólido muro de contenção, construído com blocos de rocha natural, define uma fachada longínqua e arcaicamente curiosa.

Casa de Veraneio Cana / Carl Gerges Architects - Fotografia de Exterior
Courtesy of Carl Gerges Architects

Ao adentrar por este árido e monolítico muro, o visitante é surpreendido pela vasta iluminação natural que dá as boas vindas a um ambiente cavernoso, porém, aconchegante, abrigando a sala de estar e cozinha. As paredes de terra sustentam painéis de vidro pivotantes que se abrem para as pedras adjacentes, fundindo instantaneamente o interior com o exterior. 

Casa de Veraneio Cana / Carl Gerges Architects - Imagem 4 de 21

Na sala de estar, uma lareira é o elemento central, sob a laje concretada in loco e vigas de madeira recuperadas. O mobiliário conduz um conceito do projeto, apresentando uma variedade de camadas de tecidos com padrões orientais, como estampas de leopardo e tapetes marroquinos. Com características rústicas e uma dimensão adequadamente funcional, a cozinha convida os visitantes a encontros calorosos e íntimos em torno do forte elemento de madeira de eucalipto.

Casa de Veraneio Cana / Carl Gerges Architects - Imagem 16 de 21
Planta

Ao caminhar ao longo da fachada envidraçada até o dormitório suíte, o visitante é recebido por um espaço naturalemnt eiluminado e generosamente verde. Elementos de concreto revestidos com tadelakt verde-louro, um tipo de revestimento com base de gesso e cal comum na região, criam nichos e apoios onde as plantas orquestram, junto da arquitetura e da paisagem, uma experiência de banho ao ar livre.

Casa de Veraneio Cana / Carl Gerges Architects - Imagem 17 de 21

A casa apresenta um caminho subterrâneo que leva a uma adega. Esculpido nas rochas, esse cubo abobadado cor de vinho é iluminado por uma abertura zenital circular e abriga um ambiente sinestésico. Um silêncio primitivo com iluminação solene, combina intuitivamente ao ar fresco e úmido.

Casa de Veraneio Cana / Carl Gerges Architects - Fotografia de Exterior
Courtesy of Carl Gerges Architects

Na encosta da topografia a casa apresenta um refúgio agradavelmente sombrio, que recebe a luz da lua e abre caminhos para eventos e celebrações espiritualmente estimulantes sob um vasto céu estrelado. Um fogareiro de chão compõe a ambiência desse espaço, de  modo que as chamas dançam, dramaticamente, contra as imponentes rochas e distantes montanhas.

Casa de Veraneio Cana / Carl Gerges Architects - Fotografia de Exterior
Courtesy of Carl Gerges Architects

Uma fértil vinícula de 80 acres envolve a casa, quebrando a áurea das secas e áridas pedras. Neste ambiente rochoso e seco, as videiras desenvolvem raízes profundas que reúnem nutrientes e água sob a superfície da terra, permitindo que o vinho resulte em aromas e fragrâncias mais densos. Este pomar cultivado e aromático lembra um refúgio tranquilo no campo, enquanto o monolito de pedra, incrivelmente imponente e calorosamente habitável,  promove um retiro físico e mental, evocando sussurros introspectivos e estelares de uma época e lugar distantes.

Casa de Veraneio Cana / Carl Gerges Architects - Fotografia de Exterior
Courtesy of Carl Gerges Architects

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Bhamdoun, Líbano

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa de Veraneio Cana / Carl Gerges Architects" [Cana Guesthouse / Carl Gerges Architects] 02 Dez 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/952037/casa-de-veraneio-cana-carl-gerges-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.