Casa Sobreira Pires / Daniel Pires Arquitecto

Casa Sobreira Pires / Daniel Pires Arquitecto - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasa Sobreira Pires / Daniel Pires Arquitecto - Fotografia de Interiores, Escada, CorrimãoCasa Sobreira Pires / Daniel Pires Arquitecto - Fotografia de Exterior, Janela, AidoCasa Sobreira Pires / Daniel Pires Arquitecto - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Janela, Bancada, CadeiraCasa Sobreira Pires / Daniel Pires Arquitecto - Mais Imagens+ 16

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  165
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Filipa Bernardo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, Efapel, FARO Barcelona, POLYREY, Pana Windows, RHEINZINK
Mais informaçõesMenos informações
Casa Sobreira Pires / Daniel Pires Arquitecto - Fotografia de Exterior, Fachada, Pilar
© Filipa Bernardo

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projecto tem como ponto de partida uma pequena construção existente, de dois pisos, localizada no extremo de um lote estreito e profundo, integrado numa zona urbana descaracterizada e com escala indefinida. Foi a partir deste contexto que se desenvolveu a organização espacial da casa ao nível do piso térreo, sendo definida por 3 volumes em betão que se posicionam estrategicamente a partir da volumetria existente, configurando um pátio e tirando partido da interioridade resultante dessa disposição. Estes volumes, que concentram no seu interior todas as áreas de apoio da casa, definem entre si as principais zonas de estar da habitação.

Casa Sobreira Pires / Daniel Pires Arquitecto - Fotografia de Exterior, Janela, Aido
© Filipa Bernardo
Casa Sobreira Pires / Daniel Pires Arquitecto - Imagem 18 de 21
Plantas
Casa Sobreira Pires / Daniel Pires Arquitecto - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Janela, Bancada, Cadeira
© Filipa Bernardo

A sequência de espaços organizada em redor do pátio, segue uma crescente gradação de relação com o espaço exterior do pátio e jardim, consoante a transição entre os espaços privados e sociais da casa. Esse “filtro” é criado a partir do desenho modular da caixilharia de madeira que une os volumes de betão, determinando a imagem da casa.

Casa Sobreira Pires / Daniel Pires Arquitecto - Fotografia de Interiores
© Filipa Bernardo
Casa Sobreira Pires / Daniel Pires Arquitecto - Imagem 19 de 21
Cortes
Casa Sobreira Pires / Daniel Pires Arquitecto - Fotografia de Interiores, Cadeira, Janela
© Filipa Bernardo

Um quarto volume posiciona-se no extremo oposto do lote, relacionando-se directamente com a rua e configurando para o lado interior uma horta biológica, que faz a transição entre o volume de entrada/garagem/oficina e a zona de habitar permanente.

Casa Sobreira Pires / Daniel Pires Arquitecto - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Viga
© Filipa Bernardo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Sobreira Pires / Daniel Pires Arquitecto" 24 Nov 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/951975/casa-sobreira-pires-daniel-pires-arquitecto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.