Estúdio de Yoga no Jardim / Madeiguincho

Estúdio de Yoga no Jardim / Madeiguincho - Fotografia de Interiores, Viga, Tijolo, Fachada, PilarEstúdio de Yoga no Jardim / Madeiguincho - Fotografia de Interiores, Janela, Porta, VigaEstúdio de Yoga no Jardim / Madeiguincho - Fotografia de Exterior, Porta, Jardim, TerraçoEstúdio de Yoga no Jardim / Madeiguincho - Fotografia de Interiores, Viga, TijoloEstúdio de Yoga no Jardim / Madeiguincho - Mais Imagens+ 8

  • Arquitetos: Madeiguincho
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  25
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Gonçalo Marrote
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Rothoblaas, Binderholz, Diagonal Proporcional Madeiras, Garnica Plywood, Robert McNeel & Associates
  • Arquiteto Responsável: Gonçalo Marrote
  • Equipe De Projeto: Rui Peixoto, João Morais
  • Cidade: Cascais
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Estúdio de Yoga no Jardim / Madeiguincho - Fotografia de Exterior, Porta
© Gonçalo Marrote

Descrição enviada pela equipe de projeto. Desde à várias décadas, um conjunto de práticas e técnicas orientais infiltrou-se fortemente no mundo ocidental. Estas disciplinas têm como foco o ser humano, uma vez que procuram trabalhar e satisfazer as suas necessidades físicas, psicológicas e espirituais. 

Estúdio de Yoga no Jardim / Madeiguincho - Fotografia de Interiores, Porta, Viga, Janela, Terraço
© Gonçalo Marrote

Com este projecto fomos desafiados a projetar e construir um Yoga Garden Studio, tendo sido importante desde o início uma reflexão efectuada em conjunto com a cliente em torno de como criar um espaço com uma organização especial simples, integrado harmoniosamente no jardim onde se insere e que proporciona-se uma experiência sensorial serena, de relaxamento e bem-estar tornando mais palpável a distância do modo de vida urbano da envolvente.

Estúdio de Yoga no Jardim / Madeiguincho - Fotografia de Interiores, Janela, Porta, Viga
© Gonçalo Marrote
Estúdio de Yoga no Jardim / Madeiguincho - Imagem 11 de 13
Planta
Estúdio de Yoga no Jardim / Madeiguincho - Fotografia de Interiores, Viga, Tijolo
© Gonçalo Marrote

Como as aulas de ioga decorrem tanto de dia como de noite, a orientação e organização do espaço, os materiais utilizados e as aberturas para o exterior foram pensadas de forma a proporcionar diferentes ambientes ao longo do dia, que variam com o percurso do sol. Assim sendo, os sistemas escolhidos favorecem a entrada de luz natural, regulando a sua intensidade e evitando o ofuscamento, uma vez que a luz não incide diretamente sobre as pessoas que utilizam o espaço.

Estúdio de Yoga no Jardim / Madeiguincho - Fotografia de Interiores, Viga
© Gonçalo Marrote

A cobertura é feita com painéis de policarbonato alveolar que ajudam a filtrar a entrada da luz zenital, favorecendo um longo e natural despertar e permitindo ao mesmo tempo a ligação direta ao sol que é essencial em muitos dos exercícios de ioga. As paredes verticais foram feitas em painéis tricapa: a fachada do estúdio virada para a rua (este) não tem aberturas, por forma a garantir a sensação de privacidade durante as aulas de ioga; a fachada oposta, virada a poente, liga-se ao jardim através de janelas parcialmente forradas com ripas de pinho, que permitem em simultâneo a ventilação e a entrada de uma luz difusa no interior; a fachada virada a norte e pela qual se faz entrada no estúdio, tem duas portas e duas janelas de vidro permitindo a entrada de luz indireta e a fluidez de circulação. Desta forma e com diferentes abordagens no controlo da entrada de luz natural, o estúdio de ioga consegue ter um equilíbrio entre privacidade e abertura controlada para o exterior, permitindo em simultâneo a ventilação adequada do espaço, algo fundamental para a prática de ioga, onde o controlo da respiração é uma das bases dos mais variados exercícios. Assim sendo, o estúdio foi projetado de forma a permitir a ventilação cruzada que garante que haja uma renovação de oxigênio no interior, durante a sessão ou nos momentos em que a sala não está a ser ocupada. Para isso, projetamos uma primeira abertura na fachada que recebe os ventos dominantes (norte) e uma segunda abertura na parede oposta (sul).

Estúdio de Yoga no Jardim / Madeiguincho - Fotografia de Interiores, Viga
© Gonçalo Marrote

As mais variadas decisões relacionadas com a organização do espaço, sistemas construtivos e materialidades forma tomadas em conjunto com a cliente por forma a criar um espaço que possibilita-se um ambiente de reflexão, meditação, introspecção e cura, dando assim uma resposta adeuqada ao desafio que foi lançado à nossa equipa de projecto do ponto de vista funcional, ambiental e estético

Estúdio de Yoga no Jardim / Madeiguincho - Fotografia de Interiores, Banheiro, Bacia Sanitária, Pia
© Gonçalo Marrote

Pensámos na arquitetura deste Yoga Garden Studios, como pensaríamos na arquitetura de um templo: espaços introvertidos e tranquilos, com luz difusa, intimista e mutável. Acreditamos nas formas simples, na ordem e na estrutura, na repetição, no ar e no vento, no sol, na respiração e nas formas do corpo no espaço.

Estúdio de Yoga no Jardim / Madeiguincho - Fotografia de Interiores, Viga, Tijolo, Fachada, Pilar
© Gonçalo Marrote

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:2750 Cascais, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Estúdio de Yoga no Jardim / Madeiguincho" 23 Nov 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/951815/estudio-de-yoga-no-jardim-madeiguincho> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.