Casa Breeze Blocks / Tamara Wibowo Architects

Casa Breeze Blocks / Tamara Wibowo Architects - Fotografia de Exterior
© Arti Pictures

Casa Breeze Blocks / Tamara Wibowo Architects - Fotografia de Interiores, CozinhaCasa Breeze Blocks / Tamara Wibowo Architects - Fotografia de Interiores, Dormitório, CamaCasa Breeze Blocks / Tamara Wibowo Architects - Fotografia de Interiores, Fachada, AidoCasa Breeze Blocks / Tamara Wibowo Architects - Fotografia de ExteriorCasa Breeze Blocks / Tamara Wibowo Architects - Mais Imagens+ 34

Semarang, Indonésia
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  180
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Arti Pictures
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aluplus, BATA GAPIT, Conwood, Ecofloor, Re-holz, Roman Ceramics, Toto
  • Arquiteto Responsável: Tamara Wibowo
  • Equipe De Projeto: Tamara Wibowo Architects
  • Cidade: Semarang
  • País: Indonésia
Mais informaçõesMenos informações
Casa Breeze Blocks / Tamara Wibowo Architects - Fotografia de Exterior
© Arti Pictures

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência está localizada na extremidade mais distante de um bairro residencial, em uma área montanhosa de Semarang, na Indonésia. O lote foi delimitado por altos muros de contenção que atuam como o limite do bairro em ambas laterais, juntamente com a vegetação selvagem posterior. A delimitação se tornou o ponto chave do processo inicial do projeto. Ao invés da parede configurar a empena da casa, o volume foi construído longe da parede, criando um pequeno pátio entre a divisa e a casa.

Casa Breeze Blocks / Tamara Wibowo Architects - Fotografia de Interiores
© Arti Pictures
Casa Breeze Blocks / Tamara Wibowo Architects - Imagem 39 de 39
Axonométrica
Casa Breeze Blocks / Tamara Wibowo Architects - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama
© Arti Pictures

A parede foi então reapresentada de uma nova maneira, pois se tornou um elemento importante, que estabeleceu o pátio interno. O pátio foi ainda definido pela massa flutuante do segundo pavimento, que cria abrigo à área traseira, criando um espaço externo confortável com o apelo de um ambiente interno.

Casa Breeze Blocks / Tamara Wibowo Architects - Fotografia de Interiores
© Arti Pictures

Em meio ao simples programa da casa, uma escada helicoidal é disposta no meio do volume, unificando os espaços da residência, ao invés de separá-los. A escada se tornou um elemento escultural, configurando uma sensação de movimento e dinâmica para o interior.

Casa Breeze Blocks / Tamara Wibowo Architects - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada
© Arti Pictures

A casa assume o formato da cobertura inclinada, criando uma estrutura A-frame, com uma pele secundária feita de blocos de cimento sob medida. Além disso, a fachada do volume é contemplada com molduras em aço corten salientes, em torno de uma série de aberturas da casa. Os elementos da fachada atuam como uma estratégia de resfriamento passivo, os blocos vazados também proporcionam a redução da conexão visual do exterior para o interior, mantendo a privacidade.

Casa Breeze Blocks / Tamara Wibowo Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Arti Pictures
Casa Breeze Blocks / Tamara Wibowo Architects - Imagem 36 de 39
Diagrama - Ventilação Cruzada
Casa Breeze Blocks / Tamara Wibowo Architects - Fotografia de Interiores, Escada, Aido
© Arti Pictures

Elementos naturais também ocupam uma parte significativa da fachada, já que algumas árvores foram inseridas no espaço intermediário, de modo que seus galhos e folhas cresçam através das pequenas aberturas dos blocos vazados, fazendo com que a fachada mude constantemente com o crescimento das árvores. A relação das árvores com a arquitetura, conferiu um caráter dinâmico e uma energia viva à casa.

Casa Breeze Blocks / Tamara Wibowo Architects - Fotografia de Exterior
© Arti Pictures

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Breeze Blocks / Tamara Wibowo Architects" [Breeze Blocks House / Tamara Wibowo Architects] 30 Nov 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/951811/casa-breeze-blocks-tamara-wibowo-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.