Casa Daita2019 / Suzuko Yamada Architects

Casa Daita2019 / Suzuko Yamada Architects - Imagem 2 de 39Casa Daita2019 / Suzuko Yamada Architects - Imagem 3 de 39Casa Daita2019 / Suzuko Yamada Architects - Imagem 4 de 39Casa Daita2019 / Suzuko Yamada Architects - Imagem 5 de 39Casa Daita2019 / Suzuko Yamada Architects - Mais Imagens+ 34

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  138
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Yurika Kono
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Louis Poulsen
  • Arquitetos Responsáveis: Suzuko Yamada
  • Equipe De Projeto: Suzuko Yamada Architects
  • Engenharia Estrutural: TECTONICA INCORPORATED, Yoshinori Suzuki, Hinako Igarashi, Tokyo University of the Arts, Mitsuhiro Kanada
  • Construtora : Build Lab, Mitsuhiko Niihori
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
Casa Daita2019 / Suzuko Yamada Architects - Imagem 9 de 39
© Yurika Kono

Descrição enviada pela equipe de projeto. Ao projetar esta casa, lembrei-me da floresta de Ruanda que visitei há alguns anos. É uma vasta floresta dos vulcões Virunga, onde está a fronteira entre os três países de Ruanda, Congo e Uganda, e onde gorilas selvagens das montanhas vivem suas vidas. Quando analisamos um bando de gorilas, sob a orientação da população local, percebemos que eles apenas se sentaram e descansaram entre arbustos macios em um espaço aberto da floresta. Os bebês gorilas brincavam nas árvores e corriam entre os gorilas adultos, enquanto cada adulto se acomodava confortavelmente na grama para se limpar ou comer grama e casca de árvore. Foi como uma cena em uma casa. Eles encontraram seus lugares entre árvores densas e improvisaram suas casas. Embora não existam paredes ou telhados, árvores, relva alta e trepadeiras a eles entrelaçados, as sobreposições e contornos criados pelos desníveis do terreno, foram encerrando a presença dos habitantes, para formar uma densidade confortável que pode ser chamada de lar. Esta é a arquitetura vernácula da floresta de gorilas.

Casa Daita2019 / Suzuko Yamada Architects - Imagem 24 de 39
© Yurika Kono
Casa Daita2019 / Suzuko Yamada Architects - Imagem 38 de 39
Cortes e Elevações
Casa Daita2019 / Suzuko Yamada Architects - Imagem 2 de 39
© Yurika Kono

E se houver uma casa assim em uma pequena área residencial em Tóquio? É possível criar uma casa onde a vida é suavemente envolvida por camadas de materiais e objetos lineares para moldar várias profundidades e níveis, estando um pouco longe do sol e dos olhos dos transeuntes do espaço público? Para conquistar isso, decidi enfatizar os elementos lineares, tanto dentro como fora da casa.

Casa Daita2019 / Suzuko Yamada Architects - Imagem 3 de 39
© Yurika Kono

Os materiais estruturais são expostos de forma que as juntas e peças possam ser vistas de vários ângulos. Não há parede entre a casa e seu jardim, mas um composto de janelas e marcenaria. Além de elementos estruturais, como vigas de madeira quadradas, peças de aço, pilares e vigas tubulares, existem escadas, balaustradas, caixilhos de janelas, móveis, cortinas, livros, roupas e outros artigos diversos como árvores, vasos de plantas, bicicletas, um regador, pás e, além disso, uma imensa quantidade de livros, fitas de vídeo, DVDs etc, espalhados para dar forma a cenas variadas da vida desta família. Camadas se entrelaçam de fora para dentro do volume, para que cada habitante possa viver livremente e encontrar seu próprio ambiente relaxante.

Casa Daita2019 / Suzuko Yamada Architects - Imagem 32 de 39
© Yurika Kono
Casa Daita2019 / Suzuko Yamada Architects - Imagem 39 de 39
Plantas
Casa Daita2019 / Suzuko Yamada Architects - Imagem 6 de 39
© Yurika Kono

Para o jardim, selecionei plantas comestíveis, como árvores frutíferas, ervas, vegetais e plantas. Aumentei a área de estar e os terraços que servem de plataforma, coloquei uma escada em volta das árvores que requerem podas regulares, além de uma passarela na beira da via, ao longo da vedação onde crescem as vinhas, dentro das armações dos tubos de aço. Assim como as estruturas e objetos coexistem dentro da casa sem negar uns aos outros, planejamos as estruturas e plantas para criar uma densidade no exterior.

Casa Daita2019 / Suzuko Yamada Architects - Imagem 21 de 39
© Yurika Kono

Devido ao custo, facilidade de manutenção, possibilidade futura de expansão e reconstrução, optei pela estrutura de madeira para o interior enquanto a estrutura exterior é de aço. Tubos simples podem ser facilmente montados e desmontados por braçadeiras, sendo possível customizar de acordo com a demanda do dia a dia, como troca de portas, adição de uma nova balaustrada, fixação de escora de planta ou mastro de varal para pendurar coisas. A fronteira entre a edificação e o jardim é composta por caixilhos de alumínio, madeira e aço de acordo com as necessidades de cada divisão. Existem grandes e pequenas janelas de correr e venezianas. Ao abrir e fechar essas estruturas, a casa flui para o jardim e ele entra sorrateiramente nela, assim, duas cenas sobrepostas criam um espaço confortável como uma floresta de gorilas.

Casa Daita2019 / Suzuko Yamada Architects - Imagem 27 de 39
© Yurika Kono

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Daita2019 / Suzuko Yamada Architects" [Daita2019 House / Suzuko Yamada Architects] 24 Nov 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/951799/casa-daita2019-suzuko-yamada-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.