Casa Light / Studio Guilherme Torres

Casa Light / Studio Guilherme Torres - Fotografia de Interiores, Mesa, SofáCasa Light / Studio Guilherme Torres - Fotografia de Interiores, BanheiroCasa Light / Studio Guilherme Torres - Fotografia de InterioresCasa Light / Studio Guilherme Torres - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela, IluminaçãoCasa Light / Studio Guilherme Torres - Mais Imagens+ 25

  • Arquiteto Responsável: Guilherme Torres
  • Paisagismo: Alex Hanazaki
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Light / Studio Guilherme Torres - Fotografia de Exterior
© Denilson Machado – MCA Estúdio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em 2016 os clientes contrataram o Studio para desenvolver um projeto de interiores de um apartamento adquirido ainda na planta. Alguns meses se passaram e na sequencia, a família aumentou. Com o desenvolvimento do projeto o área se mostrou muito aquém das expectativas de espaço, e a oportunidade de comprar uma casa surgiu.

Casa Light / Studio Guilherme Torres - Fotografia de Interiores
© Denilson Machado – MCA Estúdio

A construção, possivelmente do final dos anos 50, erguida num bairro arborizado, porem central apresentava uma miscelânea de estilos, oriundas de sucessivas ampliações e reformas, mas possuía a área ideal. Deu-se então inicio a um ambicioso projeto de reforma, que reconfigurou todos os espaços e trouxe a construção para os nossos dias.

Casa Light / Studio Guilherme Torres - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Sofá
© Denilson Machado – MCA Estúdio
Casa Light / Studio Guilherme Torres - Imagem 26 de 30
Planta - Térreo
Casa Light / Studio Guilherme Torres - Fotografia de Interiores
© Denilson Machado – MCA Estúdio

Alguns pontos de distribuição da casa foram mantidos como garagem e serviços na frente, assim como a posição de escada. Outros foram completamente reconfigurados como o living , que agora se descortina completamente para os fundos do terreno, onde foram reposicionados piscina e area de lazer. Durante a fase inicial de demolição, constatou-se que muitas estruturas estavam precárias, o que acabou gerando um projeto estrutural completamente novo, assim como todas as outras instalações, que foram refeitas do zero.

Casa Light / Studio Guilherme Torres - Fotografia de Interiores, Escada
© Denilson Machado – MCA Estúdio
Casa Light / Studio Guilherme Torres - Imagem 27 de 30
Planta - Primeiro pavimento
Casa Light / Studio Guilherme Torres - Fotografia de Interiores, Banheiro
© Denilson Machado – MCA Estúdio

Um pedido da proprietária era que a casa fosse extremamente luminosa, com o maior numero de aberturas possíveis e com materiais que refletissem a luz natural. Para isso, explorou-se o uso de caixilhos de alumínio e vidro minimalistas, mármore branco Paraná em todo o piso térreo, e algumas paredes em travertino bruto, material eleito para toda a área externa. Portas pivotantes e paredes que ocultam aberturas e armários foram revestidos em accoya, uma espécie de pinus escandinavo extremamente resistente e que possui uma tonalidade naturalmente acizentada.

Casa Light / Studio Guilherme Torres - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela, Iluminação
© Denilson Machado – MCA Estúdio
Casa Light / Studio Guilherme Torres - Imagem 28 de 30
Planta - Segundo pavimento

Mais importante de tudo, a casa acabou ganhando um rooftop que foi completamente destinado como um espaço para os três filhos. O mobiliário infantil que inclui além de armários, escorredor com piscina de bolinas, palco, paredes de escalada, pista de corrida, “lojinha” e “cozinha” foi todo desenvolvido pelos arquitetos, em parceria com a cliente. O resultado? As brincadeiras nunca tem fim!

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Light / Studio Guilherme Torres" 04 Out 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/951675/casa-light-studio-guilherme-torres> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.