Edifício Residencial Sênior de Guangxi / Atelier Alter Architects

Edifício Residencial Sênior de Guangxi / Atelier Alter Architects - Imagem 2 de 47Edifício Residencial Sênior de Guangxi / Atelier Alter Architects - Imagem 3 de 47Edifício Residencial Sênior de Guangxi / Atelier Alter Architects - Imagem 4 de 47Edifício Residencial Sênior de Guangxi / Atelier Alter Architects - Imagem 5 de 47Edifício Residencial Sênior de Guangxi / Atelier Alter Architects - Mais Imagens+ 42

  • Arquitetos Responsáveis: Xiaojun Bu, Yingfan Zhang
  • Arquitetos Projeto: Wenming Pan, Ping Jiang, Guanghong Qiu
  • Equipe De Projeto: Maoxian Huang, Qiang Zeng, Zhenwei Li, Kai Qin
  • Arquiteto Local: Guangxi Institute of Building Research & Design
  • Engenharia Civil / Estrutural / Mecânica, Elétrica E Hidrossanitária: Guangxi Institute of Building Research & Design
  • Paisagismo: Guangxi Institute of Building Research & Design
  • Construtora Geral: Guangxi Metallurgical Construction Company, Guangxi Construction Group Fifth Construction Engineering LLC.
  • Orçamento: $12,967,440
  • Cidade: Nanning
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Residencial Sênior de Guangxi / Atelier Alter Architects - Imagem 25 de 47
© Atelier Alter

Descrição enviada pela equipe de projeto. A arquitetura do Residencial Sênior de Guangxi parte do aspecto humanístico por trás do projeto. O projeto procura criar um espaço para os aposentados, que passaram a maior parte da juventude na revolução cultural. Apesar dos impactos históricos, a “vida comunitária” criada na revolução cultural sempre foi a lembrança da época. O sentimento de pertencimento na era da incerteza oferece uma crítica ao isolamento e à apatia da modernidade.

Edifício Residencial Sênior de Guangxi / Atelier Alter Architects - Imagem 38 de 47
Corte AA

Nosso projeto tenta evocar esse sentimento de pertencimento para a geração de nossos pais e as gerações futuras. Sendo a agricultura o tema da “vida comunitária”, o terreno natural é onde se baseia a sua memória coletiva. Nosso espaço de semelhança é construído por meio da manipulação do solo.

Edifício Residencial Sênior de Guangxi / Atelier Alter Architects - Imagem 10 de 47
© Atelier Alter

Na escala urbana, o terreno situa-se na margem de expansão da urbanização. Ele confronta um lote superior de natureza preservada e um inferior com novos empreendimentos. Nosso projeto reconcilia os extremos da topografia criando uma transição entre os dois por meio de uma série de placas horizontais móveis.

Edifício Residencial Sênior de Guangxi / Atelier Alter Architects - Imagem 5 de 47
© Atelier Alter

Na escala da arquitetura, reinterpretamos a topografia como um plano de vários níveis, com o espaço subterrâneo dobrando-se no nível da rua e se estendendo verticalmente até o segundo andar. À medida que o solo continua dobrando, ele forma os andares superiores.

Edifício Residencial Sênior de Guangxi / Atelier Alter Architects - Imagem 27 de 47
© Atelier Alter

Usamos um sistema de veneziana de alumínio com madeira para trazer a paisagem para o interior, como uma forma de responder à tipologia da moldura de bambu indígena.

Edifício Residencial Sênior de Guangxi / Atelier Alter Architects - Imagem 24 de 47
© Atelier Alter

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Nanning, Guangxi, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Residencial Sênior de Guangxi / Atelier Alter Architects" [Senior Center of Guangxi / Atelier Alter Architects] 23 Nov 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/951615/edificio-residencial-senior-de-guangxi-atelier-alter-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.