Instalação Banco Infinito / Azócar Catrón Arquitectos

Instalação Banco Infinito / Azócar Catrón Arquitectos

© Patricio Zeiss© Patricio Zeiss© Patricio Zeiss© Patricio Zeiss+ 21

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  20
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo Fotografias:  Patricio Zeiss, Nicolás Becerra
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Arauco, AutoDesk, Trimble Navigation
  • Arquitetos Responsáveis:Ricardo Azócar, Carolina Catrón
  • Colaboradores:Jorge Lazo, María Florencia Ormeño, Fernando Pedreros, Eduardo Aburto, Guillermo Medina.
  • País:Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Patricio Zeiss
© Patricio Zeiss

“Banco Infinito” é uma instalação desenvolvida para o Jardim Botânico Alejandro Merino do Liceo Enrique Molina Garmedia de Concepción, no Sul do Chile, cujo objetivo é a revalorização e a reabilitação do espaço, até o momento relegado, para tornar-se um generoso jardim em frente a um emblemático edifício da cidade.

© Patricio Zeiss
© Patricio Zeiss
Planta
Planta
© Patricio Zeiss
© Patricio Zeiss

Por ser visível da rua, é amplamente conhecido por sua escala e pelo porte das árvores que abriga em uma densa zona da cidade, surgindo como um pequeno bosque dentro da cidade.

© Patricio Zeiss
© Patricio Zeiss

O Jadim Botânico é limitado pela rua Aníbal Pinto, em pleno centro de Concepción, encontrando-se a poucos metros do Parque Ecuador, uma das áreas verdes mais importantes da cidade. No local, existe apenas um caminho sinuoso, que divide o jardim em dois na diagonal, a partir do qual é possível apreciar as espécies de arbustos e árvores de várias época, plantadas no local sem ordem aparente, tornando o jardim para os alunos e professores apenas um local de passagem limitado ao caminho existente, ou para aqueles que andam pela rua, uma cortina verde, que invade o caminho.

© Patricio Zeiss
© Patricio Zeiss
Detalhe 03
Detalhe 03

O jardim se insere em um retângulo de 22x47 metros, e nele se pode encontrar uma quantidade aproximada de 60 árvores distribuídas aleatoriamente. Para a reabilitação, após o registro de anseios e possíveis usos entre a comunidade do Liceu, para o jardim foi proposta uma bancada circular contínua de 14 metros de diâmetro, consistindo na repetição sistemática de 67 módulos de madeira, que só são interrompidos pelo caminho existente, pousando cuidadosamente entre as árvores para criar uma nova sala de aula que se funde com a paisagem, sem modificar o valioso patrimônio natural do lugar.

© Patricio Zeiss
© Patricio Zeiss
Diagrama 01
Diagrama 01
© Patricio Zeiss
© Patricio Zeiss

Nela, se espera a realização de aulas, oficinas, encontros entre alunos, reincorporando este lugar ao cotidiano do Liceo e como um objeto icônico que visibilize o jardim dentro da comunidade de Concepción.

© Patricio Zeiss
© Patricio Zeiss
Colagem
Colagem

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:-

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Instalação Banco Infinito / Azócar Catrón Arquitectos" [Banca Infinita / Azócar Catrón Arquitectos] 30 Jan 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/951600/instalacao-banco-infinito-azocar-catron-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.