Casa na Árvore / Malan Vorster Architecture Interior Design

Casa na Árvore / Malan Vorster Architecture Interior Design

© Adam Letch© Adam Letch© Adam Letch© Adam Letch+ 33

Cidade do Cabo, África do Sul
  • Arquitetos Encarregados:Pieter Malan, Jan-Heyn Vorster
  • Engenharia Estrutural:Henry Fagan & Partners
  • Agrimensor:DA Quantity Surveyors
  • Paisagismo:Mary Maurel Gardens
  • Empreiteiro:Theunis Naude
  • Especialista De Marcenaria:Versfeld Custom Furniture
  • Especialista De Serralheria:Link Engineering
  • Cidade:Cidade do Cabo
Mais informaçõesMenos informações
© Adam Letch
© Adam Letch

Descrição enviada pela equipe de projeto. Os arquitetos estiveram envolvidos com projetos anteriores nesta propriedade rica em árvores e foram encarregados de projetar uma pequena casa contemporânea para complementar a coleção de edifícios existentes organizados espacialmente em torno de uma interpretação moderna do Cabo Werf.

© Adam Letch
© Adam Letch

Inspirado nas árvores da propriedade, o cliente solicitou uma cabana, uma espécie de  esconderijo de um dormitório que se assemelhava a uma casa na árvore. A estrutura está localizada em uma pequena clareira entre jardins florestais, e responde de forma semelhante à verticalidade das árvores ao redor, a fim de maximizar as vistas da parte mais alta do local.

© Adam Letch
© Adam Letch

A inspiração veio das cabines de madeira de Horace Gifford e das noções de Kengo Kuma de trabalhar com o vazio ou no meio do espaço, enquanto o domínio da forma pura de Louis Kahn e a ética detalhada de Carlo Scarpa informaram um processo de contenção geométrica e fabricação artesanal.

Diagrama Estrutural
Diagrama Estrutural

O diagrama organizacional da estrutura explora a geometria pura de um quadrado, com cada lado dividido em três módulos e onde dois desses módulos determinam o diâmetro de um círculo em cada um dos quatro lados do quadrado, resultando em um projeto de com planta em forma de moinho.

© Adam Letch
© Adam Letch

Um quadrado é direcional e um círculo não é: o quadrado se refere à geometria do eixo Norte / Sul e os quatro círculos ao ambiente orgânico e natural. No centro de cada círculo há um pilar e os anéis circulares que seguram as vigas do piso são conectados aos pilares por braços ramificados. Cada anel circunscreve meio espaço redondo, auxiliar ao espaço de estar principal nesse nível.

© Adam Letch
© Adam Letch

O edifício se torna uma "clareira da floresta" disposta verticalmente, com espaço de estar no primeiro nível, um dormitório no segundo e um telhado no terceiro. Uma sala de vegetação está localizada no nível do solo abaixo do edifício. As baías abrigam um pátio, uma sala de jantar e uma escada no nível da sala, um banheiro no nível do quarto e um banco embutido no nível da cobertura; as geometrias puras possibilitam a articulação dos espaços. O edifício toca ligeiramente o chão, e a entrada se dá por meio de uma estrutura de madeira suspensa e uma rampa de aço Corten.

© Adam Letch
© Adam Letch
Corte
Corte
© Adam Letch
© Adam Letch

Os pilares, braços e anéis são construídos com chapas de aço Corten cortadas a laser e dobradas, e cada pilar é dividido em quatro "troncos" para transparência, esbelteza e para permitir que vigas e janelas passem pelos pontos centrais dos anéis. Essas árvores de aço suportam vigas de madeira, janelas de fachada e um revestimento de cedro vermelho ocidental. As conexões entre o aço e a madeira são evidenciadas por componentes de latão feitos à mão. Todos os materiais são deixados sem tratamento e expressarão a passagem do tempo à medida que se desgastam naturalmente junto com as árvores ao redor.

© Adam Letch
© Adam Letch

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa na Árvore / Malan Vorster Architecture Interior Design" [Tree House / Malan Vorster Architecture Interior Design] 20 Nov 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/951578/casa-na-arvore-malan-vorster-architecture-interior-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.