Jardim na Residência Estudantil REGA / Ontwerpbureau Pauwels

Jardim na Residência Estudantil REGA / Ontwerpbureau Pauwels - Imagem 2 de 28Jardim na Residência Estudantil REGA / Ontwerpbureau Pauwels - Imagem 3 de 28Jardim na Residência Estudantil REGA / Ontwerpbureau Pauwels - Imagem 4 de 28Jardim na Residência Estudantil REGA / Ontwerpbureau Pauwels - Imagem 5 de 28Jardim na Residência Estudantil REGA / Ontwerpbureau Pauwels - Mais Imagens+ 23

  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Studio Chloki
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Bovin, Dockx & Co., Etalutil, Jules Frans, Koppen, Piscaer/Bega, Stradus-Infra
  • Arquitetos Responsáveis: Michel Pauwels
  • Clientes: KULeuven, VMM
  • Engenharia : Marcel Lavreysen, Leuven
  • Cidade: Leuven
  • País: Bélgica
Mais informaçõesMenos informações
Jardim na Residência Estudantil REGA / Ontwerpbureau Pauwels - Imagem 5 de 28
© Studio Chloki

Descrição enviada pela equipe de projeto. Durante a conversão de vários edifícios pertencentes à Universidade de Louvain (KULeuven), parte da cobertura do rio Vunt ruiu. Até então, o Vunt era um rio escondido fluindo sob o jardim e os edifícios. Ontwerpbureau Pauwels foi chamado para examinar a possível restauração dos danos e criar uma solução para as árvores que estavam logo acima do rio.

Jardim na Residência Estudantil REGA / Ontwerpbureau Pauwels - Imagem 3 de 28
© Studio Chloki

Na verdade, eram suas raízes que estavam na origem do problema: em busca de água, faziam com que o concreto da cobertura rachasse e, eventualmente, após anos desabasse completamente. Em vez de restaurar a cobertura desmoronada, os arquitetos paisagistas propuseram uma transformação profunda: “desvendar” a água oculta e buscar um conceito com forte experiência relacionada à água. KULeuven, os proprietários do terreno e VMM, o administrador do rio, ficaram entusiasmados e apoiaram totalmente esta abordagem.

Jardim na Residência Estudantil REGA / Ontwerpbureau Pauwels - Imagem 25 de 28
© Studio Chloki

O leito do rio foi aberto em toda a extensão do terreno e finalizado com paredes de alvenaria. Na zona ajardinada, as paredes do cais “dobram-se” e o leito do rio é formado por planaltos descendentes posicionados em lajes de concreto pré-fabricado. Como resultado, os alunos podem desfrutar de uma atraente área de relaxamento voltada para o sol ao longo da borda d'água.

Jardim na Residência Estudantil REGA / Ontwerpbureau Pauwels - Imagem 23 de 28
© Studio Chloki
Jardim na Residência Estudantil REGA / Ontwerpbureau Pauwels - Imagem 26 de 28
Jardim na Residência Estudantil REGA / Ontwerpbureau Pauwels - Imagem 27 de 28
Jardim na Residência Estudantil REGA / Ontwerpbureau Pauwels - Imagem 18 de 28
© Studio Chloki

Os degraus oferecem a oportunidade de atravessar o rio “através” da água. A cor das lajes de concreto escurece gradualmente na descida. A área de estar é delimitada em três lados por paredes de contenção.

Jardim na Residência Estudantil REGA / Ontwerpbureau Pauwels - Imagem 13 de 28
© Studio Chloki

Uma ponte de concreto com corrimão, situada contra o edifício, atravessa o Vunt e conduz os ciclistas a três bicicletários cobertos com telhado verde, espalhados pelo jardim e ligados entre si por caminhos pedonais e ciclofaixas em placas de concreto.

Jardim na Residência Estudantil REGA / Ontwerpbureau Pauwels - Imagem 15 de 28
© Studio Chloki

O jardim é concebido como um pátio aberto com uma variedade de árvores, com diferentes cores de folhas e épocas de floração. Plantas suspensas adornam os muros na borda d'água. Os leitos rasos nos planaltos gramados servem como infiltração e armazenamento da água da chuva.

Jardim na Residência Estudantil REGA / Ontwerpbureau Pauwels - Imagem 24 de 28

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Sint-Maartenstraat 55, 3000 Leuven, Bélgica

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Jardim na Residência Estudantil REGA / Ontwerpbureau Pauwels" [Student Residence REGA Exterior Landscape / Ontwerpbureau Pauwels] 20 Nov 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/951514/jardim-na-residencia-estudantil-rega-ontwerpbureau-pauwels> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.