Casa Khesht-Baf / Imagearchitects

Casa Khesht-Baf  / Imagearchitects - Imagem 2 de 39Casa Khesht-Baf  / Imagearchitects - Imagem 3 de 39Casa Khesht-Baf  / Imagearchitects - Imagem 4 de 39Casa Khesht-Baf  / Imagearchitects - Imagem 5 de 39Casa Khesht-Baf  / Imagearchitects - Mais Imagens+ 34

  • Arquitetos Responsáveis: Navid Tavallaie , Armin Shayanpour , Mohammad Mahdi Sharafatpeima
  • Clientes: Ahmad Damarchali
  • Paisagismo: Imagearchitects
  • Gerente Executivo: Elyas damirchi
  • Equipe: Amir Hossein Khavas Sefat
  • Supervisor: ED.group
  • Engenharia Mecânica: Ali Shahbazi
  • Engenharia Elétrica: Mohammad Barati
  • Cidade: Teerã
  • País: Irã
Mais informaçõesMenos informações
Casa Khesht-Baf  / Imagearchitects - Imagem 2 de 39
© Mohammad Hossein Hamzeloui

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa Khesht-Baf está localizada na parte oeste de Teerã. Sua arquitetura foi entregue a Imagearchitects quando a construção do esqueleto de concreto foi concluída. A Khesht-Baf tem 4 pavimentos, dois dos quais são subterrâneos e destinados a piscina, academia, garagem, depósito de lixo e casa de máquinas. O primeiro e o segundo andares são unidades residenciais.

Casa Khesht-Baf  / Imagearchitects - Imagem 3 de 39
© Mohammad Mahdi Sharafatpeima
Casa Khesht-Baf  / Imagearchitects - Imagem 33 de 39
Planta - Primeiro Pavimento
Casa Khesht-Baf  / Imagearchitects - Imagem 27 de 39
Elevação Norte

O principal desafio neste projeto foi criar um espaço que atendesse às necessidades da vida iraniana para dois irmãos que vivem uma vida moderna em um prédio pré-construído. Na primeira fase - separando o interior e o exterior - foram disponibilizados espaços para as atividades das duas famílias no jardim da cobertura, no quintal, na piscina e na academia.

Casa Khesht-Baf  / Imagearchitects - Imagem 4 de 39
© Mohammad Hossein Hamzeloui

Divisórias espaciais foram inseridas dentro de cada unidade para criar uma hierarquia e privacidade, adicionando partições móveis que separam a sala de estar e a sala de jantar. Esses painéis aumentam a flexibilidade do espaço para que o usuário possa decidir o tamanho do ambiente de acordo com suas necessidades e capacidade. Manter a privacidade em relação aos edifícios circundantes, por um lado, e a vista do parque local, por outro, dificultou a decisão sobre a extensão e o tipo de aberturas nas fachadas.

Casa Khesht-Baf  / Imagearchitects - Imagem 15 de 39
© Mohammad Hossein Hamzeloui

Assim, os painéis curvos foram concebidos para a fachada da edificação com padrões paramétricos apresentando aberturas que limitam a visibilidade da rua para os quartos, ao mesmo tempo em que melhoram a visibilidade dos interiores para os espaços verdes laterais do volume. Este controle visual induz uma sensação de segurança e relaxamento. Além das crenças e costumes iranianos, essa privacidade também se baseia nos princípios climáticos.

Casa Khesht-Baf  / Imagearchitects - Imagem 5 de 39
© Mohammad Hossein Hamzeloui

A criação de camadas de rede paramétrica pode fornecer o calor necessário no inverno, impedindo a luz do sol no verão. Além disso, o filtro de poluição visual da cidade também foi controlado pelo painel de tijolos. O enquadramento da vista de dentro para fora, assim como a fluidez do enquadramento e os padrões expandidos do parâmetro, fazem com que o espectador experimente uma visão dinâmica. Além de questões de projeto populares, a necessidade de um início rápido da construção e questões econômicas tornaram os elementos arquitetônicos e os painéis da fachada modulares, aumentando a velocidade de operação.

Casa Khesht-Baf  / Imagearchitects - Imagem 18 de 39
© Mohammad Hossein Hamzeloui

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Shahrak-e Gharb, District 2, Teerã, Teerã, Irã

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa Khesht-Baf / Imagearchitects" [Khesht-Baf House / Imagearchitects] 21 Nov 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/951433/casa-khesht-baf-imagearchitects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.