Casa LB / Estúdio Gola

Casa LB / Estúdio Gola

© Renato Nishimura© Renato Nishimura© Renato Nishimura© Renato Nishimura+ 20

Araraquara, Brasil
  • Arquitetos: Estúdio Gola
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  246
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo Fotografias:  Renato Nishimura
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Portobello, Boxglass, Breton, Coifas Morada do Sol, Crismoe, Deca, Depósito de Pedras São José, Eliane, Escadas e Cia Marcenaria e Serralheria, FRANKE, Fernando Jaeger Atelier, Grupo Investe, Idea Relax, InterLight, JM Pisos industriais e esportivos, Marcenaria Carpintaria Pichoneri, Mies Casa, Moglio Design, Móveis Armil, Nina Martinelli, +5
  • Arquitetos Responsáveis:Ariel Lazzarin, Virgínia Gonzaga
  • Projeto Estrutural:Hirata e Associados (Danilo Simon, Ademar Hirata)
  • Colaboradores:Laís Silveira, Natália Magalhães, Amália Engel, Pedro Viana
  • Cidade:Araraquara
  • País:Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Renato Nishimura
© Renato Nishimura

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em Araraquara/SP, essa residência foi implantada em um terreno com 336 m² e teve em seu projeto a premissa de atender aos desejos dos futuros moradores, entre eles o de receberem a família e os amigos com conforto. A organização dos espaços em dois pavimentos foi consequência do programa de necessidades, o qual tinha como objetivo principal a criação de um amplo ambiente de convívio e lazer para o desempenho das atividades sociais com a devida separação dos espaços íntimos e de trabalho. Como consequência da orientação solar, praticamente toda a casa volta-se para o pátio que possui a versatilidade de configurar-se como um prolongamento dos espaços internos e da varanda. O abrigo para veículos é definido pelo avanço do pavimento superior, o que define a volumetria e a fachada principal da casa.

© Renato Nishimura
© Renato Nishimura
Planta - Térreo
Planta - Térreo
© Renato Nishimura
© Renato Nishimura

Ainda no pavimento térreo, além da cozinha, espaço de refeições e estar, a sala de tv encontra-se integrada ao espaço social na maior parte do tempo. Porém, por meio de painéis laminados em madeira, esse ambiente pode ter sua privacidade garantida ou ter seu uso como suíte acessível, dado seu contato direto com o banheiro social. A varanda está conectada aos espaços internos, mas possui autonomia em relação aos demais ambientes, configurando-se como uma grande área de lazer, recepção e confraternizações. O pavimento superior subdivide-se basicamente em três espaços: a suíte principal, com sua área generosa e closet; a suíte de hóspedes; e uma terceira suíte que, pelo seu fechamento por meio de portas de correr, configura-se como um espaço integrado à circulação ou como ambiente de trabalho.

© Renato Nishimura
© Renato Nishimura
Corte B
Corte B
© Renato Nishimura
© Renato Nishimura

Estruturalmente, o trabalho próximo e fecundo entre arquitetos e engenheiros foi decisivo para a definição do sistema construtivo e compatibilização dos projetos. A adoção do concreto protendido como solução ao balanço sobre a garagem possibilitou, além da solução estética, a racionalidade da estrutura, indo ao encontro do desejo por espaços amplos e grandes aberturas para exploração da iluminação e ventilação naturais. O concreto, a madeira e a pedra são explorados em sua verdadeira materialidade e servem como contrapontos à racionalidade e à pureza da volumetria, das grandes superfícies envidraçadas e ao piso em granilite utilizado em quase todos os espaços.

© Renato Nishimura
© Renato Nishimura
Planta - Pavimento Superior
Planta - Pavimento Superior
© Renato Nishimura
© Renato Nishimura

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa LB / Estúdio Gola" 13 Nov 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/951408/casa-lb-estudio-gola> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.