Casa de Fão / D`AP Arquitetos

Casa de Fão / D`AP Arquitetos

© Daniel Sousa© Daniel Sousa© Daniel Sousa© Daniel Sousa+ 27

  • Arquitetos: D`AP Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  236
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo Fotografias:  Daniel Sousa
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: ARTEBEL, BRUMA, Balay, Blum, CIN, Cata, Compac, Cortizo, Dahua, Efapel, FRANKE, Gyptec, Insuatherm, Ivar, JNF, Leuk, Margres, Porcelanosa, Riello, Roca, +4
  • Arquitetos Responsáveis:Emílio Fradique, Rui Godinho, Franclim Lima
  • Equipe De Projeto:João Faria
  • Engenharia:Pedro Lopes
  • Cidade:Esposende
  • País:Portugal
Mais informaçõesMenos informações
© Daniel Sousa
© Daniel Sousa

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada no núcleo antigo da vila de Fão, a moradia integra-se numa malha urbana característica da zona, pontuada pelos seus estreitos arruamentos e definida pelos planos marginais das edificações – que se pareiam lado a lado e que já acusam o desgaste do tempo. É neste contexto que o plano de rua assume especial relevância no desenvolvimento do projeto, uma vez que se trata da única frente livre de um lote flanqueado pelo edificado existente.

© Daniel Sousa
© Daniel Sousa
Alçado
Alçado
© Daniel Sousa
© Daniel Sousa

A necessidade de equilibrar a privacidade dos espaços interiores com a sua ligação para o exterior resultou em dois planos de fachada. Um plano recuado que distingue e resguarda a entrada e zona baixa da casa, encimado pelo plano de fachada principal – composto por um pano de vidro a toda a sua extensão e resguardado por um plano de perfis metálicos que funciona como filtro visual.

© Daniel Sousa
© Daniel Sousa
Planta - 1° pavimento
Planta - 1° pavimento
© Daniel Sousa
© Daniel Sousa

Distribuiu-se o programa residencial pelos três pisos do edificado: os serviços no piso inferior, a área social no piso intermédio e os espaços privados no piso superior.

© Daniel Sousa
© Daniel Sousa

Os materiais e texturas utilizados no exterior do edifício revelam o contraste assumido com as opções tomadas no interior. O uso do ‘aço corten’ no revestimento da entrada ou do betão aparente nas paredes exteriores da habitação invocam uma neutralidade que harmoniza com a heterogeneidade do conjunto edificado em que esta habitação se insere.

© Daniel Sousa
© Daniel Sousa
Corte 02
Corte 02
© Daniel Sousa
© Daniel Sousa

Por outro, os tons claros das paredes, dos lacados e da madeira, utilizados no interior da habitação exponenciam a qualidade da iluminação natural que nos é permitida pelos grandes vãos envidraçados da fachada principal, assim como pelo saguão incluído na parte posterior do edifício.

© Daniel Sousa
© Daniel Sousa

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa de Fão / D`AP Arquitetos" 12 Nov 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/951215/casa-de-fao-dap-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.