Residência Ibirapuera / PAX.ARQ

Residência Ibirapuera / PAX.ARQ
© Ricardo Bassetti
© Ricardo Bassetti

© Ricardo Bassetti© Ricardo Bassetti© Ricardo Bassetti© Ricardo Bassetti+ 25

  • Arquitetos: PAX.ARQ
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  215
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo Fotografias:  Ricardo Bassetti
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Portobello, Adobe Systems Incorporated, Curva 21, Femab, Florense, Indusparquet, La Lampe, Marcenaria Araucaria, Maria Amelia, Pedras Carrara, Polividro, Robert McNeel & Associates, Waltek Piscina & Lazer
  • Arquiteto Responsável:Sebastian Perez Sarralde
  • Equipe De Projeto:Lucas Lemos
  • Engenharia:Edatec Engenharia - Eng. Enio C. Barbosa;
  • Paisagismo:Cristina Araujo
  • Cidade:São Paulo
  • País:Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Ricardo Bassetti
© Ricardo Bassetti

Descrição enviada pela equipe de projeto. Projeto desenvolvido a partir da solicitação de ampliar uma residência com características bastante específicas, onde o maior desafio foi propor uma arquitetura que deixasse clara a nova edificação, estabelecendo ao mesmo tempo um diálogo respeitoso com o existente. Determinamos, portanto que a nova edificação seria discreta, com dimensões suficientes para atender o programa solicitado respeitando a legislação, e trazendo elementos que se relacionassem com a residência existente.

© Ricardo Bassetti
© Ricardo Bassetti

Adotamos duas principais características para estabelecer esta relação: a cobertura com telhado de duas águas e o revestimento desta cobertura e de todo o bloco superior desta nova edificação com o mesmo material do telhado da residência existente - telha Pizarra. O programa deveria prever uma casa com infraestrutura para receber hóspedes e garantir a privacidade dos mesmos e, portanto estes ambientes ocuparam o primeiro pavimento da edificação: suíte, sala de estar e cozinha.

© Ricardo Bassetti
© Ricardo Bassetti
Planta - Térreo
Planta - Térreo
© Ricardo Bassetti
© Ricardo Bassetti

No térreo uma sala multiuso permite a utilização por adultos e crianças onde um sofá modular se volta para todo o ambiente garantindo a flexibilidade e a fluidez para todos os usuários. Neste mesmo pavimento uma copa e um lavabo com chuveiro funcionam como suporte às diversas atividades pretendidas e à utilização da piscina, elemento que também fez parte deste novo programa.

© Ricardo Bassetti
© Ricardo Bassetti

Um grande jardim conecta esta nova edificação à residência existente, e ao bloco de extensão desta residência, onde foram propostos e projetados sala de estar com lareira, sala de jantar que serve ao novo espaço previsto para a churrasqueira, antes inexistente na casa, e um lavabo. Árvores frutíferas e uma horta proporcionam a funcionalidade da laje de cobertura deste bloco de extensão, e uma grande garagem no subsolo destas edificações traz comodidade e facilita o acesso aos moradores e hóspedes.

© Ricardo Bassetti
© Ricardo Bassetti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Residência Ibirapuera / PAX.ARQ" 14 Nov 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/951193/residencia-ibirapuera-parq> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.