Casa UFO / Stefan Hitthaler

Casa UFO / Stefan Hitthaler - Imagem 2 de 18Casa UFO / Stefan Hitthaler - Imagem 3 de 18Casa UFO / Stefan Hitthaler - Imagem 4 de 18Casa UFO / Stefan Hitthaler - Imagem 5 de 18Casa UFO / Stefan Hitthaler - Mais Imagens+ 13

  • Arquitetos: Stefan Hitthaler
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  63
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Harald Wisthaler
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Softtech
Casa UFO / Stefan Hitthaler - Imagem 4 de 18
© Harald Wisthaler

Descrição enviada pela equipe de projeto. A principal característica da "cabana na montanha Gasteiger", hoje, é sua forma extremamente moderna, porém, simples. O arquiteto Josef Lackner, baseado em Innsbruck, projetou uma estrutura em uma colina em Brunico em 1972/73. Um lugar rodeado por uma paisagem maravilhosa realçada por uma casa extraordinária. A casa é um prisma de cinco lados sustentado por seis pequenos pilares de concreto. Nas laterais do cômodo principal há duas camas grandes, enquanto na parte posterior, à direita e à esquerda da lareira e da cozinha, estão as duas camas menores.

Casa UFO / Stefan Hitthaler - Imagem 6 de 18
© Harald Wisthaler

Essa casa foi renovada e ampliada em conexão com o projeto anterior. O novo desenho proporciona maior facilidade de uso e conforto graças ao aumento do isolamento térmico e à instalação de piso aquecido com bomba de calor e ventilação. Todas essas soluções geram maior economia de energia. Estas intervenções não comprometeram a ideia e a qualidade estrutural da cobertura exterior ou interior.

Casa UFO / Stefan Hitthaler - Imagem 5 de 18
© Harald Wisthaler
Casa UFO / Stefan Hitthaler - Imagem 17 de 18
Casa UFO / Stefan Hitthaler - Imagem 8 de 18
© Harald Wisthaler

A casa foi aprimorada graças à instalação de uma ducha e um banheiro no subsolo. A cozinha ficou muito mais iluminada porque algumas janelas foram adicionadas nos cantos laterais da fachada norte e os dormitórios ficaram mais amplos e também iluminados. No subsolo, a luz solar entra por um cubo de vidro acima da escada e algumas faixas de LED horizontais e verticais criam uma atmosfera semelhante à que Lackner criou na sala principal através das janelas e iluminação indireta.

Casa UFO / Stefan Hitthaler - Imagem 3 de 18
© Harald Wisthaler
Casa UFO / Stefan Hitthaler - Imagem 18 de 18
Casa UFO / Stefan Hitthaler - Imagem 10 de 18
© Harald Wisthaler

A varanda da cabana foi substituída por uma construção leve feita de pequenas vigas de madeira. Vigas de aço diagonais fixadas aos pilares de concreto sustentam essa estrutura. Esta nova solução oferece o dobro de espaço do que antes. Quando a escada de acesso, feita de aço corten, desaparece na parede do lado esquerdo como uma escada de um OVNI, a casa inteira parece flutuar do solo inclinado para o sul. Em Breitenberg, Stefan Hitthaler conseguiu converter uma casa de férias desatualizada em um novo volume funcional. Um exemplo de renovação criativa e respeitosa da obra-prima arquitetônica original.

Casa UFO / Stefan Hitthaler - Imagem 9 de 18
© Harald Wisthaler

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Via Falzes, 27, 39031 Brunico BZ, Itália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa UFO / Stefan Hitthaler" [UFO / Stefan Hitthaler] 11 Nov 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/950878/casa-ufo-stefan-hitthaler> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.