Restaurante Barril / Paulo Merlini arquitetos

Restaurante Barril / Paulo Merlini arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Arco, ArcadaRestaurante Barril / Paulo Merlini arquitetos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Prateleira, Mesa, Madeira, Cadeira, Viga, ArcoRestaurante Barril / Paulo Merlini arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, VigaRestaurante Barril / Paulo Merlini arquitetos - Fotografia de Interiores, Mesa, CadeiraRestaurante Barril / Paulo Merlini arquitetos - Mais Imagens+ 28

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  150
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ivo Tavares Studio
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cinca, Neuce
  • Arquitetos Responsáveis: Paulo Merlini, André Silva
  • Colaboradores: Inês Silva, Rita Pinho, Rita Gandra, Maria Tavares
  • Cidade: Valongo
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Restaurante Barril / Paulo Merlini arquitetos - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Viga, Arco
© Ivo Tavares Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Dono de uma casa com mais de nove anos de existência e munido de um espírito empreendedor que lhe é natural, o cliente abordou-nos com as problemáticas bem delineadas. Pretendia crescer a casa de forma a conseguir reduzir o tempo de espera dos clientes, um espaço de caracter forte que se coadunasse com a restante imagem corporativa da empresa e resolver a problemática do ruído que surgia sempre que tinha a casa cheia.

Restaurante Barril / Paulo Merlini arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Iluminação, Janela, Arco, Arcada
© Ivo Tavares Studio
Restaurante Barril / Paulo Merlini arquitetos - Imagem 31 de 33
Planta
Restaurante Barril / Paulo Merlini arquitetos - Fotografia de Interiores, Escada
© Ivo Tavares Studio

Assim, com as problemáticas bem definidas, começamos por analisar a identidade corporativa da empresa, e rapidamente concluímos que este deveria ser desenhado de forma a ser capaz de transportar o cliente para o ambiente soturno de uma adega de vinhos.

Restaurante Barril / Paulo Merlini arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Iluminação
© Ivo Tavares Studio

Tendo em conta as pré-existências do local e tirando partido de uma série de condicionantes estruturais, tais como pilares e tubos de saneamento, criamos uma lógica de pórticos em arco que reforçam a ideia de adega.
Revestimos uma das paredes a espelho, tirando partido da repetição dos arcos, criando assim a ilusão de um espaço de grande amplitude.

Restaurante Barril / Paulo Merlini arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Porta, Janela, Arco
© Ivo Tavares Studio

No intuito de reforçar a sensação de adega, optamos pelo uso de materiais texturados e de cores escuras. Estas características permitem uma maior expressão espacial, pelo jogo expressivo entre luz e sombra, mas acima de tudo ajudam a resolver um dos problemas mais comuns em restaurantes bem-sucedidos, o excesso de barulho causado pelo som de reverberação.

Restaurante Barril / Paulo Merlini arquitetos - Fotografia de Interiores, Prateleira, Cadeira, Mesa, Arco, Viga
© Ivo Tavares Studio

Para resolver esse problema, sabendo nós que o som funciona como uma bola de ping-pong, desenhamos um teto composto de ripas de madeira de pinho, com acabamento a velatura de cor, afastadas 20mm umas das outras, e na parte superior destes painéis ripados aplicamos material de absorção acústica. Com este pequeno truque transformamos todo o teto num painel de absorção acústica, conseguindo reduzir o barulho de reverberação em mais de 80%.

Restaurante Barril / Paulo Merlini arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Iluminação
© Ivo Tavares Studio
Restaurante Barril / Paulo Merlini arquitetos - Imagem 32 de 33
Corte 01
Restaurante Barril / Paulo Merlini arquitetos - Fotografia de Interiores
© Ivo Tavares Studio

Relativamente à iluminação, optamos pela aplicação de uma série de projetores de luz rasante aos arcos, tirando partido da sua expressão formal e reforçando a sua presença no espaço.

Restaurante Barril / Paulo Merlini arquitetos - Fotografia de Interiores, Arco, Viga
© Ivo Tavares Studio

Como complemento à iluminação indireta, desenhamos uma série de candeeiros de forte carácter visual, que controlados através de um reóstato permitem a regulação da quantidade de luz necessária no espaço, multiplicando as possibilidades de utilização do mesmo.

Restaurante Barril / Paulo Merlini arquitetos - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Ivo Tavares Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Valongo, Gondomar, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Restaurante Barril / Paulo Merlini arquitetos" 04 Nov 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/950739/restaurante-barril-paulo-merlini-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.