Casa Groba / Estúdio MRGB

Casa Groba / Estúdio MRGB - Fotografia de Exterior, Fachada, JardimCasa Groba / Estúdio MRGB - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, CorrimãoCasa Groba / Estúdio MRGB - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão, CadeiraCasa Groba / Estúdio MRGB - Fotografia de Exterior, Fachada, JardimCasa Groba / Estúdio MRGB - Mais Imagens+ 19

Brasilia , Brasil
  • Arquitetos: Estúdio MRGB
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  350
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Hermes Romão
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Chance, Deca, Dessine, Marmoraria Alvorada, Portinari, Veggas Design Solution
  • Arquitetos Responsáveis: Igor Campos, Hermes Romão, Rodolfo Marques
  • Equipe De Projeto: Ana Orefice
  • Engenharia: Marcio Humberto e Frederico Caiapó
  • Paisagismo: Paola Liebhardt
  • Cidade: Brasilia
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Groba / Estúdio MRGB - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim
© Hermes Romão

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Groba situa-se em uma área estritamente residencial. Localiza-se no Setor de Mansões Park Way, fora do perímetro urbano de preservação da cidade de Brasília. Tornou-se local de grande interesse diante da paisagem bucólica do cerrado. À luz dessas condicionantes pretéritas, o partido que estrutura arquitetonicamente o projeto é caracterizado por dois volumes distintos, que buscam dialogar com a planíce típica do cerrado brasiliense.

Casa Groba / Estúdio MRGB - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim
© Hermes Romão
Casa Groba / Estúdio MRGB - Imagem 21 de 24
Corte
Casa Groba / Estúdio MRGB - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Jardim
© Hermes Romão

Hierarquicamente articulados, o bloco principal, cuja geometria rompe com os padrões convencionais das tipologias residenciais, convida o expectador a transpor a fronteira entre o domínio público e o privado, sutilmente delimitada pela esquadria frontal que confere transparência absoluta aos espaços. O convite à transposição revela-se, ademais, no acesso social, situado em cota inferior em relação à rua. A articulação entre os níveis é promovida por uma pequena esplanada, levemente inclinada, que conduz gradativamente o visitante a desvendar os espaços privativos da convivência familiar. Já o bloco secundário, de dimensões reduzidas, é mais simples e abriga parte do setor íntimo da residência. Há, portanto, em que pese a voluntária distinção plástica propositadamente estabelecida entre os volumes, um diálogo harmônico que confere singularidade à obra.

Casa Groba / Estúdio MRGB - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Hermes Romão
Casa Groba / Estúdio MRGB - Fotografia de Interiores
© Hermes Romão
Casa Groba / Estúdio MRGB - Fotografia de Interiores, Janela, Cadeira, Viga
© Hermes Romão

A técnica construtiva é simples. Apropria-se do pórtico em concreto armado como dispositivo essencial na obtenção de uma solução estrutural capaz de vencer um vão de aproximadamente seis metros de extensão no sentido transversal. Seis pórticos dispostos longitudinalmente, a cada quatro metros e sessenta, encerram a concepção estrutural do bloco principal. O travamento entre eles é assegurado por vigas longitudinais invertidas pela laje do primeiro pavimento e pelas lajes inclinadas da cobertura. Estas foram posicionadas estrategicamente com vistas a proporcionar um colchão de ar entre a estrutura e as vedações externas em telha metálica que recobrem todo o volume e asseguram um excelente conforto térmico à edificação. Já no bloco secundário, apresenta solução estrutural mais simples. Trata-se de um sistema convencional de pilares e vigas em concreto armado e fechamentos em alvenaria.

Casa Groba / Estúdio MRGB - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão, Cadeira
© Hermes Romão
Casa Groba / Estúdio MRGB - Imagem 19 de 24
Planta
Casa Groba / Estúdio MRGB - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Corrimão
© Hermes Romão

A intenção foi conceber, com abordagens projetuais simples e amparadas pelo rigor técnico, uma residência que se revelasse pela sua linguagem arquitetônica distinta, à altura das expectativas dos proprietários e em consonância com a rica paisagem do cerrado.

Casa Groba / Estúdio MRGB - Fotografia de Exterior, Fachada
© Hermes Romão

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Groba / Estúdio MRGB" 30 Out 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/950469/casa-groba-estudio-mrgb> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.