Apartamento MF / Bruno Kim Arquitetura + Firma Arquitetura

Apartamento MF / Bruno Kim Arquitetura + Firma Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, BancadaApartamento MF / Bruno Kim Arquitetura + Firma Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de EstarApartamento MF / Bruno Kim Arquitetura + Firma Arquitetura - Fotografia de InterioresApartamento MF / Bruno Kim Arquitetura + Firma Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, BancadaApartamento MF / Bruno Kim Arquitetura + Firma Arquitetura - Mais Imagens+ 51

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  150
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Vivi Spaco, Manuel Sá
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Air-Conditioning, Carpet, Civil work, Countertops, Fixtures, Furniture, Kitchen cabinets, Kitchen equipment, Lighting, Metalwork, Shading, Wine Cellar, Woodwork
  • Architects In Charge: Carlos Eduardo Murgel Miller (Firma arquitetura), Bruno Jin Young Kim (Oitentaedois)
  • Cidade: Pinheiros
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento MF / Bruno Kim Arquitetura + Firma Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Manuel Sá

Descrição enviada pela equipe de projeto. A nossa história com este apartamento se inicia em um momento de transformação para os nossos clientes. Após terem vivido quase 20 anos no mesmo imóvel e visto seus filhos começarem a sair de casa (e os netinhos chegando) eles sentiam que era a hora de realizar algumas mudanças. Por isso, fomos chamados com a missão de transformar o apartamento dos anos 60 em um “loft”, com uma suíte remodelada, um quarto para os netos, que também pode ser utilizado como escritório, e uma sala ampla e confortável, muito bem iluminada e totalmente integrada com a cozinha para a realização de confraternizações com os amigos.

Apartamento MF / Bruno Kim Arquitetura + Firma Arquitetura - Fotografia de Interiores
© Manuel Sá
Apartamento MF / Bruno Kim Arquitetura + Firma Arquitetura - Imagem 41 de 56
Isometrica
Apartamento MF / Bruno Kim Arquitetura + Firma Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Vivi Spaco

Do ponto de vista arquitetônico o projeto se norteou pela definição dos diferentes ambientes que compõem a planta de forma fluida, integrada e continua, sem gerar “ruídos” entre os diferentes usos. 

Apartamento MF / Bruno Kim Arquitetura + Firma Arquitetura - Fotografia de Interiores
© Vivi Spaco
Apartamento MF / Bruno Kim Arquitetura + Firma Arquitetura - Imagem 43 de 56
Planta
Apartamento MF / Bruno Kim Arquitetura + Firma Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada
© Vivi Spaco

A estratégia adotada no projeto foi criar um novo “pano-de-fundo” para o apartamento que, como um pano-de-fundo de um palco de teatro, fosse capaz tanto de servir de espaço para a guarda dos objetos do dia-a-dia (rouparia, louçaria, armários, etc) quanto de resguardar as áreas privadas do apartamento dos ambientes de uso comum. Sempre com esta ideia de dupla função, este pano-de-fundo foi todo imaginado em madeira e inicia-se na sala de jantar, contorna o volume do banheiro social, prolonga-se pela lavanderia e termina na cozinha. Na cozinha, inspirada na famosa casa Farnsworth projetada por Mies Van der Rohe em 1951, uma fenda se abre no volume de madeira e a bancada da cozinha de 4,5m de tampo cerâmico e armários metálicos branco surge.

Apartamento MF / Bruno Kim Arquitetura + Firma Arquitetura - Imagem 5 de 56
© Manuel Sá

Em contraponto a este pano-de-fundo em madeira, o volume de concreto aparente que abriga o banheiro social e os equipamentos da cozinha ocupa posição central na planta, servindo como uma rótula que organiza os diferentes fluxos do cotidiano. Por estar posicionado no centro da planta, este núcleo foi imaginado do ponto de vista simbólico como o coração da casa, abrigando tanto os fornos (o equivalente à lareira contemporânea) como um banheiro cor-de-rosa, que remete à memórias de infância dos proprietários.

Apartamento MF / Bruno Kim Arquitetura + Firma Arquitetura - Fotografia de Interiores, Banheiro
© Manuel Sá

O perfil dos clientes permitiu o desenvolvimento de soluções pouco convencionais em reformas de apartamento, o que também exigiu um alto rigor no desenho e execução dos detalhes e que tiveram um resultado estético refinado. Exemplos disso são a bancada da cozinha executada a partir de uma única peça cerâmica de grande dimensão com tomadas e escorredores de pratos embutidos e calhas úmidas para a disposição utensílios de cozinha, possibilitando que a cozinha totalmente aberta esteja sempre organizada.

Apartamento MF / Bruno Kim Arquitetura + Firma Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada
© Vivi Spaco

Outro exemplo é o uso da marcenaria para organizar e conformar os cômodos ao invés da alvenaria ou drywall, possibilitando assim o maior aproveitamento do espaço do imóvel. O maior desafio foi a solução da adega por conta do resultado estético que gostaríamos atingir somado às necessidades técnicas de climatização, estrutura e equipamentos.

Apartamento MF / Bruno Kim Arquitetura + Firma Arquitetura - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama
© Manuel Sá

Os materiais foram escolhidos para harmonizar com o que havia de existente: a vista na altura da copa das árvores, o piso de taco pré-existente e os pilares de concreto de tábuas largas da estrutura do edifício. Mobiliário e decoração também foram definidos da mesma forma e considerando alguns objetos e quadros que o casal já possuía.

Apartamento MF / Bruno Kim Arquitetura + Firma Arquitetura - Fotografia de Interiores
© Vivi Spaco

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Pinheiros, São Paulo - State of São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento MF / Bruno Kim Arquitetura + Firma Arquitetura" 28 Out 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/950389/apartamento-mf-firma> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.