Maison826 / Nuno Ferreira Capa | arquitectura e design

Maison826 / Nuno Ferreira Capa | arquitectura e design

© João Morgado© João Morgado© João Morgado© João Morgado+ 31

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  250
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo Fotografias:  João Morgado
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Alfilux, Ana Paula Cerqueira, AutoDesk, Cimenteira do Louro, Delta Light, Flos, GMbH, Isorenel Isolamentos, Semente Carpintaria, Vimajofil Serralharia Civil
  • Arquiteto Responsável:Nuno Capa
  • Equipe De Projeto:Catarina Rego, Hélder Gonçalves, Ana Rocha, Nuno Bessa, Silvy Dias, Anabela Rodrigues
  • Cliente:Pedro Remy
  • Cidade:Braga
  • País:Portugal
Mais informaçõesMenos informações
© João Morgado
© João Morgado

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projecto Maison826, para o hairstylist Pedro Remy, está inserido ao nível térreo de um prédio dos anos 70 no centro urbano da cidade de Braga, em Portugal, numa loja com 250m² de área total.

© João Morgado
© João Morgado

Este espaço encontrava-se fechado há alguns anos apresentando sobreposições de intervenções, de memórias e de histórias. Cada parede uma história, cada janela uma passagem. Um lugar com muitos espaços. Cada espaço embrulhado em materiais e texturas sucessivamente interrompidas por outras, encontrando-se pontualmente elementos estruturais em betão despidos de revestimento. Uma complexa composição de excesso de materiais e de vazios de materiais.

© João Morgado
© João Morgado
Planta - Subsolo / Planta - Térreo
Planta - Subsolo / Planta - Térreo
© João Morgado
© João Morgado

Com a remoção destas camadas foi possível perceber que a composição dos seus quatro grandes espaços semi-encerrados estavam ligados visualmente, mas em níveis diferentes. O conceito arquitectónico para o espaço Maison826 surge com a interrupção da demolição no ponto onde os fragmentos desse passado poderiam coabitar com o novo programa que se pretendia implantar. O programa de cabeleireiro, de espaço cultural e musical e de concept-store, com uma entrada comum, poderiam agora ocupar cada um dos espaços e criar relações espaciais e visuais entre eles, onde intervenções pontuais em cada espaço permitiria perceber o ponto de demolição.

© João Morgado
© João Morgado
Cortes
Cortes
© João Morgado
© João Morgado

O projeto Maison826  divide-se em quatro níveis abertos entre si. No primeiro nível, a uma cota intermédia, um bloco suspenso em madeira apresenta-se como entrada e como balcão de atendimento, orientando visualmente o utilizador para outros dois níveis. Um nível em cave, um espaço de dinâmica cultural e de concertos, e um outro nível intermédio, um pouco mais acima, para a área de trabalho e tratamento de cabelo, ocupado centralmente por uma mesa de trabalho em madeira com 5 metros de comprimento. Este espaço apresenta ainda uma zona de lavagem e pintura, mais recolhida para maior privacidade. Este nível intermédio leva-nos a um quarto nível, uma área destinada à concept store OGQMOCA com uma pequena área de provador.

© João Morgado
© João Morgado

Um Elogio ao Inacabado pareceu-nos ser um conceito que poderia ser um novo ciclo de vida deste espaço. Um espaço onde não há lugar à preocupação com pormenores… perdidos pelos inacabados onde se julga faltar por regra.

© João Morgado
© João Morgado

São materiais económicos, pilares ou vigas de betão aparente, e soluções de paredes por terminar, que definem agora a intervenção. Em cada um dos espaços acrescentou-se uma cortina opaca, definindo limites e permitindo o encerramento entre si. Este elemento cénico comum, de grande flexibilidade, ajuda a definir outras espacialidades e outras luminosidades conforme a utilização pretendida.

© João Morgado
© João Morgado

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Praceta João XXI, n.º 826 4700 Braga, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Maison826 / Nuno Ferreira Capa | arquitectura e design" 21 Out 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/949977/maison826-nuno-ferreira-capa-arquitectura-e-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.