Casa Valle Abierto / RAVSTUDIO

Casa Valle Abierto / RAVSTUDIO

© César Bejar© César Bejar© César Bejar© César Bejar+ 28

  • Arquitetos: RAVSTUDIO
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  256
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo Fotografías:  César Bejar
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Grupo Tenerife, Laminapanel, Nordika, Tecnlite
  • Arquitetos Responsaveis:Rodrigo Alonso Barriga Vidales
  • Equipe De Design:Víctor Solís, Tonantzin Rentería, Gustavo Martínez
  • Engenharia:María de los Ángeles Zambrano / AZ Ingeniería
  • Cidade:Tapalpa
  • País:México
Mais informaçõesMenos informações
© César Bejar
© César Bejar

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado próximo ao povoado de Tapalpa, dentro da floresta. Era importante integrar um programa de descanso que pudesse reunir atividades familiares e dar espaço àquelas individuais. Uma casa que se integra à paisagem e se mantém reservada em seus espaços interiores. 

© César Bejar
© César Bejar
Planta
Planta
© César Bejar
© César Bejar

É uma casa de campo composta de um único grande volume; um elemento linear que rege e se adapta à topografia de forma paralela às curvas de nível. A casa está distribuída em duas áreas principais: áreas sociais e de quartos, cujas disposições sempre consideram o sol e as árvores existentes. 

© César Bejar
© César Bejar
© César Bejar
© César Bejar

Espaços diretos foram gerados para responder ao seu uso. Na área social de cozinha, sala de jantar e sala de estar foi formada a maior abertura visual e trabalhou-se com a combinação de atividades no mesmo espaço, onde a marcenaria foi utilizada como elemento integral. A área do quarto privado é desenvolvida em um nível mais alto, respondendo à topografia com a premissa de estabelecer maior privacidade, assistida com sistemas de janelas que abrem e fecham as vistas de cada quarto. 

© César Bejar
© César Bejar
© César Bejar
© César Bejar

Da mesma forma linear que a volumetria da casa, um móvel é integrado para acomodar cozinha, lareira e livros, funcionando como mediador do programa. Em conjunto com outros tratamentos nos móveis, buscou-se destacar ou disfarçar áreas, como área de serviço e banheiro onde os fechamentos de madeira mimetizam os acessos.

© César Bejar
© César Bejar

A materialidade da casa é protagonizada por pedras locais que contrastam no projeto como elemento integrativo da paisagem, moldando a volumetria mais sólida e gerando, junto com o vidro, um maior contraste entre aberto e fechado. Trabalhamos com diferentes tipos de madeiras para gerar uma variação de tons que buscam criar uma leitura natural do espaço. No interior, a pedra é transformada em uma textura quase escultural, emoldurada por aço, madeira e a própria espacialidade da casa, que ao mesmo tempo compartilha a ambiguidade entre o interior e o exterior que as fachadas abertas permitem.

© César Bejar
© César Bejar

A estrutura da casa é um híbrido de sistemas de construção onde o tradicional é mediado com materiais pré-fabricados para fazer uma construção combinada entre o eficiente e o acolhedor. Existem colunas de aço e vigas que acentuam a linearidade do projeto e se integram como parte do projeto. Essa variação na construção exige maior integração nos encontros de cada material, que são emoldurados ou divididos com tratamentos intermediários, como em vigas de aço onde a madeira é usada para aliviar o peso visual nas junções.

© César Bejar
© César Bejar

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Tapalpa, Jal., México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa Valle Abierto / RAVSTUDIO" [Casa Valle Abierto / RAVSTUDIO] 02 Out 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/949763/casa-valle-abierto-ravstudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.