Balnenum Design Showroom / RH+ Arquitectos

Balnenum Design Showroom / RH+ Arquitectos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Bancada, CadeiraBalnenum Design Showroom / RH+ Arquitectos - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira, Mesa, Cadeira, IluminaçãoBalnenum Design Showroom / RH+ Arquitectos - Fotografia de Interiores, Prateleira, CadeiraBalnenum Design Showroom / RH+ Arquitectos - Fotografia de Interiores, Mesa, CadeiraBalnenum Design Showroom / RH+ Arquitectos - Mais Imagens+ 20

  • Arquitetos: RH+ Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  154
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:João Morgado
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hansgrohe, Agape, Cielo, Florim, Levantina
  • Arquitetos Responsáveis: Roberto Castro, Hugo Gil Jesus
  • Colaboradores: André Figueira, José Gil Gama
  • Cliente: Balneum Design
  • Cidade: Funchal
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Os showrooms são espaços de exposição com características muito particulares. Se os espaços de exposição devem ser o mais neutros possível para que as peças de arte se destaquem, nos showrooms de carácter permanente, como são as áreas comerciais, é importante existir um compromisso entre neutralidade e a criação de um cenário próximo do quotidiano, convidativo e acolhedor para os clientes, em que os produtos sejam mostrados como que aplicados num ambiente real.

Balnenum Design Showroom / RH+ Arquitectos - Fotografia de Interiores, Prateleira, Cadeira
© João Morgado
Balnenum Design Showroom / RH+ Arquitectos - Imagem 20 de 25
Planta
Balnenum Design Showroom / RH+ Arquitectos - Fotografia de Interiores, Mesa, Prateleira, Cadeira
© João Morgado

Estas características espaciais foram conseguidas através da escolha dos materiais e cores. O invólucro da loja, o que limita o espaço bem como os necessários equipamentos técnicos, foram tratados como um espaço vazio, uma caixa pintada de preto, com o intuito de os tornar menos presentes, como se desaparecessem. Os planos e volumes executados em madeira de tons claros, que se desenvolvem a partir do chão e dobram para o teto, destacam-se e definem diferentes espaços de trabalho, áreas de exposição, superfícies para fixar produtos e integração do sistema de iluminação.

Balnenum Design Showroom / RH+ Arquitectos - Fotografia de Interiores, Cozinha
© João Morgado
Balnenum Design Showroom / RH+ Arquitectos - Imagem 21 de 25
Corte
Balnenum Design Showroom / RH+ Arquitectos - Fotografia de Interiores, Banheiro, Bancada, Pia
© João Morgado

O espaço foi organizado segundo três linhas funcionais: na primeira linha localiza-se a montra, que funciona como mostruário tanto para o interior como para o exterior, maximizando-se assim a sua funcionalidade; a linha central é composta por bancadas de trabalho, armazenamento e prateleiras de exposição, integradas em peças de mobiliário desenhadas para este projeto e com esse objetivo. Estas peças são os elementos chave para a organização das diferentes áreas da loja e determinam a forma de se circular na mesma; a última linha é onde estão organizados os espaços mais reservados, como a área de trabalho, instalação sanitária, zona de armazenamento e sala de reuniões.

Balnenum Design Showroom / RH+ Arquitectos - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© João Morgado

A loja desenvolve-se em dois níveis, unificados visualmente pela escolha do revestimento do pavimento, que são peças cerâmicas de tom claro e de grandes dimensões. Num terceiro nível, tirando partido do pé-direito da loja, como que num mezanino, desenvolve-se a zona de escritório.

Balnenum Design Showroom / RH+ Arquitectos - Fotografia de Interiores, Mesa, Viga
© João Morgado

A sala de reuniões foi uma área da loja tratada com especial cuidado, por ser como que o seu rosto, e, portanto, um requisito particular do cliente. Trata-se de um espaço mais privado que, sem se desligar completamente do restante ambiente da loja, foi equipado para permitir a visualização dos projetos a equipar, a realização de apresentações a clientes, receção de fornecedores, e ser o espaço específico para a realização das negociações inerentes a este tipo de mercado. A madeira continua presente, mas foi utilizada de maneira diferente, com a definição de uma estante que ocupa a totalidade de uma das paredes, e um ripado que reveste a parede de maior dimensão, dando profundidade ao espaço. Desenhada especificamente para este projeto a mesa da sala de reuniões é o elemento central desta área, que permite assim mostrar outras potencialidades de utilização dos materiais vendidos na loja.

Balnenum Design Showroom / RH+ Arquitectos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Pilar
© João Morgado

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Funchal, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Balnenum Design Showroom / RH+ Arquitectos" 17 Out 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/949675/balnenum-design-showroom-rh-plus-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.